O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões Militares de Medicina - Oncologia

Foram encontradas 519 questões

Q1711222 Medicina
O carcinoma hepatocelular (CHC), cuja incidência tem aumentado nos últimos 20 anos em muitos países, incluindo o Brasil, destaca-se pelo prognóstico sombrio. Atualmente é a quarta maior causa de morte por câncer no mundo.
Sobre essa neoplasia, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1711221 Medicina
Nos últimos anos, a “imunoterapia” tem se consolidado como uma forma efetiva e viável de se tratar o câncer. Entretanto, a ativação imune, particularmente de linfócitos T, leva ao risco de desenvolvimento de respostas direcionadas a tecidos sadios, que se manifestam clinicamente como eventos adversos imunomediados. O manejo eficaz desses eventos adversos é fundamental e ganhará ainda mais importância nos próximos anos, frente ao crescimento de indicações dessa modalidade de tratamento.
Diante disso, é correto afirmar que a imunoterapia deve ser permanentemente descontinuada, mesmo após manejo da toxicidade aguda imunomediada, em caso de
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1711220 Medicina
Desde 1995, com o objetivo de prover-se de informações atualizadas e mais abrangentes, os profissionais comprometidos com a saúde da população e com a sociedade, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) oferece as estimativas de casos novos de câncer para todos os anos. Comparado ao biênio 2018-2019, a publicação mais recente, para o triênio 2020-2022, mostra uma importante mudança no perfil epidemiológico do câncer na nossa população, excetuando os cânceres de pele não melanoma.
Nesse sentido, é correto afirmar que essa mudança refere-se ao fato de que o câncer
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1711219 Medicina
No câncer de pulmão não pequenas células, diversas mutações ativadoras constituem alvos de tratamentos específicos associados à melhora significativa da eficácia terapêutica e à redução da toxicidade. O rearranjo do oncogene ROS-1, mecanismo ativador de carcinogênese em cerca de 2% dos portadores desta neoplasia, pode ser alvo de drogas como o crizotinibe, também utilizado em caso de rearranjo de outro oncogene, o ALK.
Nesse caso, se o paciente apresenta progressão a esse agente, a droga que apresenta possível papel em reverter a resistência ao crizotinibe em portadores de rearranjo ROS-1 é o
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1711218 Medicina
O uso de terapia adjuvante sistêmica é um dos principais responsáveis pela redução na mortalidade câncerespecífica das neoplasias malignas da mama, grave problema de saúde globalmente. Entre os regimes mais utilizados na doença HER2 negativa, estão o AC (doxorrubina e ciclofosfamida), TC (docetaxel e ciclofosfamida), CMF (ciclofosfamida, metotrexate e fluoruacil) e o AC-T (4 ciclos de doxorrubicina e ciclofosfamida seguidos de 12 semanas de paclitaxel).
Sobre os desfechos clínicos dos diferentes regimes de quimioterapia adjuvante disponíveis para o câncer de mama, é correto afimar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: D