Questões de Concurso

Foram encontradas 1.685.747 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2447654 Português

Julgue o item a seguir.


Considerando as regras da Língua Portuguesa, os pronomes relativos promovem a chamada “coesão referencial catafórica” porque retomam termos anteriormente mencionados. 

Alternativas
Q2447653 Português

Julgue o item a seguir.


As aspas são usadas, geralmente, para indicar o início e o fim do discurso alheio, mas também podem ser usadas para: enfatizar um termo, uma palavra ou uma expressão dentro da estrutura oracional; salientar palavras de outras línguas (estrangeirismos) usadas dentro de um período; isolar o discurso de um personagem em textos narrativos; salientar gírias, arcaísmos e formas populares que fogem do nível da fala usada pelo autor do texto; indicar – algumas vezes de forma irônica – o emprego de palavras em sentido diverso do que lhe é habitual. 

Alternativas
Q2447652 Português

Julgue o item a seguir.


Com relação às funções da linguagem, a metalinguística tem como fator essencial o código, como verbetes dos dicionários, um poema que fala sobre o poeta e a poesia ou definições. O poema a seguir, de João Cabral de melo Neto, é um exemplo dessa função: “Catar feijão / Catar feijão se limita com escrever: / Jogam-se os grãos na água do alguidar / E as palavras na folha de papel: / E depois, joga-se fora o que boiar. / Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: / Pois para catar esse feijão, soprar nele, / E jogar fora o leve e oco, palha e eco [...]”.

Alternativas
Q2447651 Noções de Informática

Julgue o item a seguir.


Uma limitação do Google Documentos é a incapacidade de trabalhar offline, o que pode dificultar a colaboração e a edição de documentos quando não há conexão à internet disponível na sala de aula.



Alternativas
Q2447650 Ética na Administração Pública

Julgue o item a seguir.


A ética no serviço público é um princípio inflexível e universalmente aceito, que permeia todas as práticas e decisões, garantindo a integridade e a transparência em todas as esferas da administração pública, independentemente de contextos políticos, pressões externas ou interesses individuais. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: E