Foram encontradas 359 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
1. As operações policiais militares, destinadas a suprir exigências não atendidas pelo policiamento existente em determinados locais, poderão ser executadas _____________________, em caráter supletivo, por meio de _____________ - concentração maciça de pessoal e material para fazer frente à inquietante situação temporária, sem prejuízo para o plano de policiamento.
2. As atividades de policiamento ostensivo desenvolvem-se dentro dos limites que a lei estabelece. O exercício do poder de polícia é _______________, mas não arbitrário. Seus parâmetros são a própria Lei, em especial os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
3. Ação de presença real consiste na presença física do policial militar, agindo por dissuasão nos locais onde a probabilidade de ocorrência seja grande. Ação de presença _____________ é a capacidade de o policiamento ostensivo, num espaço de tempo mínimo (tempo de resposta), acorrer a local onde uma ocorrência policial militar é iminente ou já se tenha verificado.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
I. A atividade policial militar deve ser planejada com base nas estatísticas do tipo de delito a ser combatido, observando o local, dias da semana, dias do mês, horário de maior incidência criminal, valendo-se, dentre outros elementos, do princípio de Pareto.
II. O princípio de Pareto preconiza que o administrador deve combater as causas mais evidentes de problemas, utilizando-se da maior parte de seus recursos disponíveis, visando à diminuição real dessas falhas.
III. Na atividade policial militar, o princípio de Pareto deve ser empregado com foco em novos recursos, em especial nas operações, buscando os locais e horários de maior incidência criminal, com o objetivo de alcançar maior eficácia e consequente otimização dos meios humanos e materiais.
IV. Os objetivos do bloqueio devem constar do planejamento, com a programação do dia, horário e duração da operação, atentando-se para evitar a formação de congestionamentos e longa permanência no mesmo lugar, podendo ser de fiscalização (administrativa) ou ainda de repressão a ações criminosas (abordagem em fundada suspeita ou infrator da lei).
Estão corretas as afirmativas
Neste contexto, analise as ações descritas a seguir:
1. Em havendo policiais feridos no X, estabelecer um contato e iniciar o auxílio remoto.
2. Equipe Policial Militar deverá identificar e neutralizar ameaças imediatas de forma seletiva e proporcional.
3. Equipe Policial Militar deverá se abrigar imediatamente, saindo e/ou se afastando do local do confronto.
4. Estabelecer comunicação da equipe policial com o CIOSP e/ou demais viaturas na rede rádio, informando “policial ferido / confronto / solicito apoio”.
5. Em caso de Policial Militar inconsciente ou impossibilitado de realizar seu autoatendimento, este deverá ser extraído para um local seguro, de maneira rápida e deliberada para receber o atendimento.
6. Fazer cobertura da “área quente”, estabelecendo um perímetro de segurança, evitando ameaças secundárias eventuais.
7. Extrair o policial ferido para local de atendimento secundário.
8. Caso o Policial ferido esteja longe de um local seguro (mais de 20 segundos de arrasto), poderá ser realizada uma triagem rápida no X para contenção do sangramento massivo de extremidades através do uso do torniquete.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das ações em conformidade com os procedimentos previstos no referido Protocolo.
Sobre o referido entendimento, é correto afirmar:
A ação controlada trata de uma medida incidental ao inquérito policial, se revelando tanto como técnica especial de investigação criminal, como meio de prova no inquérito policial e no processo penal. Por meio dela se busca a prova da materialidade e autoria de infrações penais graves, de difícil comprovação. Consiste a medida no retardamento da devida intervenção policial sobre uma conduta criminosa, com a finalidade de se obter a maior quantidade e qualidade de prova a fim de possibilitar a plena responsabilização criminal de todos os agentes envolvidos com o fato.
(MILTON FORNAZARI JUNIOR, Ação controlada. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/415/edicao1/acao-controlada. Acesso em: 14 jul. 2025.)
Sobre a medida versada no texto, com base nas disposições da Lei de Drogas (Lei n.º 11.343/2006), assinale a afirmativa INCORRETA.
( ) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas nas searas administrativa e civil, mas a responsabilização penal somente é imputada às pessoas físicas que cometem atos lesivos ao meio ambiente.
( ) São penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas: multa; pena restritiva de direitos e prestação de serviços à comunidade.
( ) É pena restritiva de direitos imputável à pessoa jurídica a proibição de contratar com o Poder Público e dele obter subsídios, subvenções ou doações, por um prazo de até dez anos.
( ) É cabível a pena de suspensão total de atividades de pessoa jurídica que não obedecer às disposições legais ou regulamentares, relativas à proteção do meio ambiente, mas é vedada a decretação de sua liquidação forçada.
Assinale a sequência correta.
Neste sentido, no caso hipotético de fuga do condutor à ação policial para não submeter veículo à pesagem obrigatória nos pontos de pesagem, fixos ou móveis, quais as sanções e medidas administrativas cabíveis de imediato?
I. A realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular é uma das medidas administrativas estabelecidas em lei.
II. As medidas de recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação, da Permissão de Dirigir, do Certificado de Registro e do Certificado de Licenciamento Anual, no caso de documentos em meio digital, serão realizadas por meio de registro no Renach ou Renavam, conforme o caso.
III. Nos casos expressos de retenção de veículo que ofereça condições de circulação, quando não for possível sanar a falha no local da infração, é obrigatória a sua remoção até que o condutor comprove a regularização da situação.
IV. O condutor de veículo automotor envolvido em sinistro de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito poderá ser submetido à realização de teste de dosagem de alcoolemia, mas a perícia de substância entorpecente não é prevista como medida administrativa, pois depende de prévia ordem judicial.
Estão corretas as afirmativas
Art. 69-A. Elaborar ou apresentar, no licenciamento, concessão florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omissão: (Incluído pela Lei nº 11.284, de 2006)
Sobre o referido tipo penal, é correto afirmar:
I. Compete ao Comandante-Geral aprovar o Regulamento Geral da Instituição, após a apreciação do Conselho Superior de Polícia.
II. Compete ao Comandante-Geral decidir, em grau de recurso, questões administrativas.
III. Compete ao Conselho Superior de Polícia sugerir propostas que alterem a estrutura organizacional da Instituição.
IV. Compete ao Conselho Superior de Polícia traçar as diretrizes gerais do Comando-Geral e as políticas setoriais da Polícia Militar.
V. Compete ao Comandante-Geral examinar a política estadual de segurança pública e apresentar soluções para o seu aperfeiçoamento.
Estão corretas as assertivas