Questões de Concurso Público TJ-SC 2026 para Médico
Foram encontradas 24 questões
Homem de 59 anos, natural do Rio de Janeiro, compareceu para check-up.
É hipertenso (10 anos) e diabético (6 anos), em uso de losartana100 mg/dia, anlodipino 5 mg/dia e metformina 2 g/dia. Refererotina estressante, sedentarismo e tabagismo ocasional (5cigarros/dia e charutos no final de semana). Nega eventoscardiovasculares prévios.
Ao exame físico: IMC = 31 kg/m²; PA = 146/92 mmHg; fundo deolho com estreitamento arteriolar e cruzamentos patológicos.
Exames laboratoriais: LDL-c = 118 mg/dL; HDL-c = 34 mg/dL;Triglicerídeos = 240 mg/dL; HbA1c = 7,6%; Creatinina = 1,1 mg/dL;albuminúria em amostra isolada = 45 mg/g de creatinina.
Nesse cenário, para a prevenção de desfechos ateroscleróticos, deacordo com as diretrizes vigentes, assinale a opção que indica aestratégia terapêutica e as metas recomendadas.
Mulher, 52 anos, juíza, sem comorbidades conhecidas, comparece ao ambulatório para consulta de rotina.
Relatou que sua mãe faleceu aos 55 anos por infarto agudo domiocárdio.
Ao exame físico: PA = 138/88 mmHg (média de três medidas emconsultas distintas); IMC = 27 kg/m²; restante do exame normal.
Traz exames laboratoriais: Glicemia de jejum = 92 mg/dL; LDL-c =158 mg/dL; HDL-c = 48 mg/dL; Triglicerídeos = 140 mg/dL;Creatinina = 0,8 mg/dL. O Escore de Risco Global (ERG) calculadopara 10 anos é de 6%.
De acordo com o Posicionamento Brasileiro sobre HipertensãoArterial (2024) e a Atualização da Diretriz de PrevençãoCardiovascular (2021/2024), assinale a opção que indica aclassificação de risco e a conduta inicial.
Homem de 68 anos, técnico judiciário, com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 há 12 anos, hipertensão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (FE 32%),em seguimento ambulatorial regular.
Encontra-se em uso de metformina 1 g a cada 12 horas, sacubitril/valsartana 97/103 mg a cada 12 horas, carvedilol 25 mga cada 12 horas e espironolactona 25 mg/dia. Refere adesão adequada às medicações e ausência de hipoglicemias.
Exames laboratoriais recentes mostram: hemoglobina glicada =7,9%, potássio = 4,9 mEq/L, creatinina = 1,9 mg/dL e taxa de filtração glomerular estimada (eRFG) = 28 mL/min/1,73 m².
Considerando o manejo do diabetes e a otimização do prognóstico cardiovascular e renal, conforme diretrizes mais recentes, assinale a opção que apresenta a conduta mais adequada.
Em consulta de retorno, apresentou HbA1c = 7,6% e refere persistência de esteatose hepática moderada em exame de imagem, associada a elevação de transaminases (ALT = 62 U/L e AST = 48 U/L). O escore FIB-4 calculado é de 1,2 (baixo risco de fibrose avançada).
Diante da necessidade de intensificação do tratamento para atingir a meta de HbA1c < 7,0%, e promover redução ponderal com impacto favorável na doença hepática metabólica, segundo as diretrizes da SBD (2024/2025) e da Sociedade Brasileira de Hepatologia (2024), assinale a opção que indica a conduta mais adequada.
Nega episódios em repouso ou durante a noite. É tabagista (20 maços-ano) e hipertenso em uso de clortalidona 25 mg/dia. Ao exame físico: bom estado geral, PA = 144/90 mmHg, ritmo cardíaco regular em dois tempos, sem sopros. Eletrocardiograma de repouso sem alterações isquêmicas.
Considerando o quadro clínico e as diretrizes atuais para avaliação de dor torácica estável, assinale a conduta mais adequada para a investigação diagnóstica inicial.
Atualmente encontra-se assintomático, em uso de ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, ticagrelor 90 mg a cada 12 horas, rosuvastatina 40 mg/dia, carvedilol 12,5 mg a cada 12 horas e ramipril 10 mg/dia.
Exame físico: PA = 124/76 mmHg; FC = 62 bpm. Perfil lipídico atual: Colesterol Total = 138 mg/dL; HDL-c = 42 mg/dL; LDL-c = 68 mg/dL; Triglicerídeos = 140 mg/dL.
Segundo as atualizações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2021/2024) e as evidências de grandes ensaios clínicos, assinale a opção que indica a conduta mais adequada para o manejo lipídico desse paciente.
Ao exame físico: tireoide de tamanho normal, indolor e sem nódulos palpáveis; PA = 132/82 mmHg; FC = 64 bpm.
Traz exames laboratoriais de rastreio: TSH = 8,2 mIU/L (valor de referência: 0,4 a 4,5 mIU/L) e T4 livre = 1,1 ng/dL (valor de referência: 0,8 a 1,8 ng/dL). O exame foi repetido após 12 semanas, confirmando TSH = 7,9 mIU/L e T4 livre normal. A pesquisa de anticorpos anti-peroxidase (Anti-TPO) foi positiva.
Para esse caso, de acordo com o Consenso Brasileiro de Hipotireoidismo e evidências recentes, assinale a opção que indica a conduta mais adequada.
Ao exame físico: IMC = 34,2 kg/m²; circunferência abdominal = 112 cm; circunferência cervical = 44 cm; PA = 142/92 mmHg (média de três medidas).
Exames laboratoriais: glicemia de jejum = 114 mg/dL; HbA1c = 6,2%; triglicerídeos = 210 mg/dL; HDL-c = 34 mg/dL; ALT = 58 U/L; AST = 42 U/L. Ultrassonografia de abdome evidencia esteatose hepática grau II.
Diante desse quadro clínico, segundo as diretrizes atuais, assinale a opção que apresenta a abordagem inicial mais adequada.
Homem, 66 anos, técnico judiciário aposentado, tabagista ativo (50 maços-ano), compareceu ao ambulatório com queixa de dispneia aos esforços habituais com escala mMRC = 2 e tosse produtiva crônica.
Relatou que, no último ano, apresentou três episódios de piora da falta de ar e do volume da secreção, tendo sido hospitalizado em um deles para antibioticoterapia e corticoterapia sistêmica.
Ao exame físico: tempo expiratório prolongado e sibilos esparsos à ausculta; saturação de oxigênio = 93% em ar ambiente. A espirometria pós-broncodilatador revela relação VEF1/CVF = 0,62 e VEF1 = 54% do previsto.
De acordo com a atualização GOLD 2024/2025, assinale a opção que indica a classificação do paciente e a conduta terapêutica inicial mais adequada.
Siglas – Definição:
mMRC = 2 - Modified Medical Research Council: anda mais devagar que pessoas da mesma idade ou precisa parar ao caminhar no plano.
GOLD = Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease.
LAMA - Long-Acting Muscarinic Antagonist / Antagonista muscarínico de longa ação (anticolinérgico).
LABA - Long-Acting Beta-2 Agonist / Beta-agonista de longa ação.
CI – Corticoide inalatório.
SABA - Short-Acting Beta-2 Agonist / Beta-2 agonista de curta duração.
Homem, 52 anos, analista judiciário, apresenta pirose retroesternal e regurgitação ácida três vezes por semana, há cerca de 6 meses. Fez uso de Omeprazol 20 mg/dia por conta própria com melhora parcial. É obeso (IMC = 32 kg/m²) e tabagista.
Devido à persistência dos sintomas e à presença de sinais de alerta (perda ponderal de 4 kg no último mês), foi submetido a uma Endoscopia Digestiva Alta (EDA). O laudo descreve: “Esôfago com epitélio de coloração róseo-salmão estendendo-se por 4 cm acima da transição esofagogástrica; biópsias confirmam metaplasia intestinal com ausência de displasia.”
Segundo os consensos atuais (2024/2026) sobre DRGE e Esôfago de Barrett, assinale a opção que indica a conduta mais adequada.
Homem, 58 anos, oficial de justiça, portador de nefropatia diabética e hipertensiva, em estágio de Doença Renal Crônica (DRC) 4 (eRFG = 22 mL/min/1,73 m²), compareceu à consulta pericial queixando-se de astenia progressiva, palidez cutânea e redução da tolerância aos esforços físicos habituais (dispneia aos grandes esforços). Negou sangramentos recentes. Faz uso regular de IECA, estatina e insulina.
Avaliação laboratorial revela: Hemoglobina (Hb) = 9,2 g/dL; Volume Corpuscular Médio (VCM) = 88 fL; Reticulócitos = 0,6%; Ferritina = 180 ng/mL; Saturação de Transferrina (SAT) = 18%.
Diante do quadro de anemia da doença renal crônica, considerando as diretrizes do KDIGO (2024) e as recomendações atuais da Hematologia, assinale a opção que apresenta a conduta terapêutica imediata mais adequada.
KDIGO = Kidney Disease: Improving Global Outcomes - Organização internacional que produz diretrizes clínicas baseadas em evidência para doenças renais.
Homem, 72 anos, técnico judiciário aposentado, em uso crônico de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) para osteoartrite e enalapril para hipertensão arterial, é admitido no Pronto Atendimento com quadro de desidratação moderada, após episódios de diarreia aguda há 3 dias.
Ao exame, encontra-se sonolento, com mucosas secas, hipotenso e com redução do débito urinário (oligúria). Foi iniciada reposição volêmica, porém evoluiu com piora progressiva da função renal, nas primeiras 24 horas.
Exames laboratoriais: creatinina = 3,4 mg/dL (valor basal de 1,1 mg/dL há 1 mês); ureia = 110 mg/dL; potássio = 5,6 mEq/L. O exame de urina (EAS) revelou presença de cilindros granulosos pigmentados (“marrom-terra”).
Considerando os critérios KDIGO (2024) para lesão renal aguda e os achados clínico-laboratoriais, assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável e a fração de excreção de sódio (FENa) esperada.
KDIGO = Kidney Disease: Improving Global Outcomes - Organização internacional que produz diretrizes clínicas baseadas em evidência para doenças renais.
Uma técnica judiciária de 28 anos, assintomática, durante exame admissional, apresentou o seguinte painel sorológico para hepatite B:
Negou história prévia conhecida de hepatite, vacinação incompleta na infância e não faz uso atual de imunossupressores.
Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B do Ministério da Saúde e as recomendações internacionais, assinale a opção que indica a interpretação mais adequada desse perfil sorológico e a implicação clínica mais relevante.
Uma trabalhadora de 55 anos, que desempenhava atividades predominantemente informatizadas há mais de 15 anos, procurou o serviço de saúde ocupacional relatando dor progressiva na face lateral do cotovelo direito, com piora durante o uso prolongado do mouse e ao segurar objetos com o braço estendido. Negou dormência, formigamento ou despertares noturnos.
Ao exame físico, apresentou dor à extensão resistida do punho e teste de Cozen positivo.
O quadro apresentado é característico de
Sobre o contexto apresentado, assinale a afirmativa correta.
Verificou-se, também, que ele mantinha capacidade laborativa para executar outras atividades compatíveis com suas limitações funcionais, sem perspectiva de recuperação que permitisse o retorno integral às atribuições anteriores.
Nesse caso, assinale a opção que indica, corretamente, o procedimento mais recomendado.
Durante a revisão dos protocolos de promoção da saúde de uma instituição, o Médico do Trabalho discutiu os critérios para rastreamento de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) em trabalhadores assintomáticos.
Com base nas recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes, assinale a opção que indica fatores de risco que justificam o rastreamento de DM2 em indivíduos com sobrepeso ou obesidade.
O delineamento epidemiológico descrito corresponde a um estudo
Técnico-científico e Verdade: não pode ser inverídico ou sensacionalista.
Respeito: não pode expor o paciente, ainda que haja consentimento.
Caráter Educacional: deve ter o objetivo esclarecer e educar a sociedade, e não apenas atrair clientes ou promover o lucro.
Quanto à propaganda médica, assinale a afirmativa correta.
Um neurocirurgião pediátrico opera uma criança de 12 meses de idade, com hemorragia intracraniana e múltiplas equimoses pelo corpo, em fases diferentes de evolução. Os exames de imagem mostram fraturas em fases diferentes de consolidação.
Com base no Código de Ética Médica, acerca da conduta a ser adotada pelo médico no caso, assinale a afirmativa correta.