Questões de Concurso Público FCEE-SC 2025 para Professor - Educação Especial - Deficiência Intelectual
Foram encontradas 20 questões
A concessão desta certificação aplica-se:
Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do TEA requer a presença de padrões ________________ e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Santa Catarina, 2018, p. 38.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e __________, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Santa Catarina, 2018, p. 38.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Santa Catarina, 2018, p. 41.
1. estudar o conteúdo a ser trabalhado pelo(s) professor(es) regente(s), facilitando a tradução para a LIBRAS no momento das aulas e das atividades extraclasse.
2. suplementar e enriquecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, buscando acesso a recursos necessários para tal.
3. realizar avaliação processual dos estudantes atendidos, com intenção de confirmação dos indicadores de altas habilidades/superdotação.
4. assessorar o(s) professor(es) regente(s) e as famílias dos estudantes atendidos neste serviço.
5. apoiar os estudantes que demandem auxílio para a realização das atividades de alimentação, higiene, cuidados clínicos e locomoção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São etapas que compõem o estudo de caso:
1. identificação inicial das demandas individuais e barreiras.
2. definição dos estudantes público-alvo da educação especial que terão direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).
3. análise das barreiras e do contexto escolar.
4. identificação das potencialidades e das demandas de apoio ao estudante.
5. definição de estratégias e recursos de acessibilidade para eliminação de barreiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A restrição de participação.
2. A limitação no desempenho de atividades.
3. A capacidade de eliminação da deficiência por meio de intervenções específicas.
4. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
5. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Schirmer e Bersch, 2007, p. 58.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
( ) O objetivo da CAA é tornar o sujeito com distúrbio de comunicação o mais independente e competente possível em suas situações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades de interação com os outros, na escola e na comunidade em geral.
( ) A comunicação é aumentativa quando o sujeito utiliza um outro meio de comunicação para complementar ou compensar deficiências que a fala apresenta, mas sem substituí-la totalmente.
( ) A comunicação é alternativa quando utiliza outro meio para se comunicar ao invés da fala, devido à impossibilidade de articulawr ou produzir sons adequadamente.
( ) Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de ideias), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar seus questionamentos, desejos, sentimentos e entendimentos.
( ) Uma aplicação efetiva de CAA envolve geralmente uma abordagem multimodal. Ela pode empregar a combinação de diferentes modos de ação, expressões faciais e auxílios de comunicação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a principal diretriz para o trabalho docente na área da deficiência intelectual.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) nesse contexto.
( ) A eliminação de barreiras depende da ação do professor do AEE, sem interferência da equipe gestora.
( ) As barreiras podem ser de natureza física, comunicacional, atitudinal, pedagógica ou institucional, e sua superação exige a reorganização das práticas escolares.
( ) As barreiras restringem-se às condições arquitetônicas e de mobilidade física, devendo ser resolvidas por obras estruturais.
( ) As barreiras pedagógicas são inerentes ao aluno com deficiência e em um trabalho articulado com a família devem ser minimizadas.
( ) O conceito de barreira refere-se à falta de recursos de tecnologia assistiva no ambiente escolar.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. em sistema educacional inclusivo.
2. em todos os níveis e modalidades.
3. prioritariamente em instituições especializadas, com o apoio de profissionais de saúde.
4. mediante atendimento domiciliar, garantindo a individualização da aprendizagem.
5. com suporte individualizado e efetivo para maximizar o desenvolvimento acadêmico e social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente os principais componentes de classificação que a CIF utiliza para descrever a funcionalidade e a incapacidade.
De acordo com os achados da autora, assinale a alternativa que apresenta corretamente a principal conclusão acerca dessa interação.
De acordo com os estudos de Lopes (2006) e Padilha (2001) sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual, a superação de práticas centradas na limitação exige que o educador: