O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Faltam 10 dias

⚠️ Atenção: Reserve sua vaga na Black November e não perca o maior desconto!

GARANTIR DESCONTO

Questões de Concurso Para ufu-mg

Foram encontradas 1.496 questões

Q1382946 Saúde Pública

O Brasil vem apresentando importante redução na taxa de mortalidade materno-infantil, embora um número expressivo de mortes por causas evitáveis ainda ocorra. Neste contexto, o Ministério da Saúde criou a Rede Cegonha, uma série de medidas que envolvem mudanças no que diz respeito às ações dos serviços de saúde, que englobam a atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.


Sobre a estratégia para a criação da Rede Cegonha, analise as afirmativas abaixo.


I. Os cuidados assistenciais no primeiro trimestre de gestação são utilizados como indicador maior da qualidade dos cuidados maternos.

II. As ações de saúde materno-infantil são organizadas a partir da distribuição e da proporção de maternidade nos municípios, contando com o princípio de coordenação de cuidado em saúde.

III. O acompanhamento do pré-natal de baixo risco, realizado por obstetras, tem menor risco de complicações e melhor desfecho relacionado à morbimortalidade materno-infantil quando comparado ao pré-natal, realizado por médicos generalistas.


Em relação aos princípios para a criação da Rede Cegonha, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

Q1382942 Medicina

Douglas, 7 anos, chega bem cedo à UBS para atendimento na demanda espontânea, acompanhado de sua mãe. Faz tratamento na unidade para asma persistente, utilizando corticoide inalatório e, há 6 meses, não apresenta nenhuma crise. Nunca foi internado e a maioria das crises foram controladas em casa ou na UBS, tendo de ir somente uma vez ao pronto-socorro do bairro. Há 3 dias, começou a apresentar coriza e febre baixa, mas estava bem. Ao amanhecer, apresentou “chiado” e sua mãe resolveu levá-lo à UBS.

Exame Físico

T: 36,3° C; peso: 15 Kg; saturação: 98%; bom estado geral, brincando na sala de espera.

Exame pulmonar: sem tiragem, frequência respiratória: 25 incursões por minuto; ausculta pulmonar: sibilos esparsos em ápice pulmonar sem nenhuma outra alteração.


De acordo com os dados apresentados, assinale a alternativa que indica a melhor conduta para Douglas no momento do atendimento.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1382941 Enfermagem

Uma Unidade de Saúde começou a discutir sobre a Política Nacional de Humanização e percebeu que seu processo de acolhimento aos usuários não estava adequado.


Identifique, nas alternativas abaixo, uma possibilidade de adequação do processo de acolhimento, de acordo com sua definição ampliada.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1382938 Medicina

João Vitor, 63 anos, foi à consulta de seguimento, marcada com seu médico de família. Não tem queixas novas e levou os exames pedidos na consulta com a enfermeira. O médico de família olha os exames e diz a João que ele terá de iniciar o uso de insulina. Ele relata que tem muito medo de tomar insulina e que gostaria de tentar fazer uma dieta e de tomar os medicamentos orais com maior regularidade. O médico de família orienta sobre os riscos dessa conduta, mas refaz a receita e agenda uma avaliação com a nutricionista do NASF.


Assinale a alternativa que apresenta o componente do Método Clínico Centrado na Pessoa aplicado pelo médico de família ao paciente.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1382937 Medicina

Medicina de família e comunidade é uma especialidade médica com foco privilegiado na APS.


Assinale a alternativa que descreve algumas características essenciais dessa especialidade que possibilitam papel estratégico na conformação dos sistemas de saúde.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: C