Questões de Concurso Público Prefeitura de Jundiaí - SP 2025 para Professor II - Matemática
Foram encontradas 21 questões
Na perspectiva dos autores, um bom currículo
Em sua discussão sobre o conceito de qualidade no contexto da Educação Infantil, Dahlberg, Moss e Pence (2019) problematizam diferentes ideias e práticas presentes nessa etapa do ensino escolar.
Uma dessas práticas é a documentação pedagógica, entendida pelos autores como
“[...] propor, no começo, certas sílabas ou palavras e introduzir outras nas semanas ou meses consecutivos, graduando as dificuldades; no primeiro ciclo, apresentar exclusivamente textos de determinados gêneros e reservar outros para o segundo... O ensino se estrutura, assim, conforme um eixo temporal único, segundo uma progressão linear, acumulativa e irreversível.”
Segundo a autora, essa forma de ensinar
Leia o excerto a seguir:
“[...] desejamos chamar a atenção para alguns aspectos que tratam da transformação do olhar do educador para os espaços escolares [...]. Acreditamos que há muito a ser feito no sentido de reconhecer esses espaços como lugares que favorecem diversos aprendizados e compreender o papel dos educadores no processo de desemparedamento de crianças, adolescentes e jovens.”
(Barros, org., 2018)
Em coerência com a perspectiva que subsidia o excerto, é correto afirmar que, na relação com os espaços escolares e os eventuais riscos que esses podem oferecer, os educadores devem
Ao discutirem diferentes propostas de aplicação do ensino híbrido, Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) descrevem uma delas nos seguintes termos:
“[...] a teoria é estudada em casa, no formato online, e o espaço da sala de aula é utilizado para discussões, resolução de atividades, entre outras propostas. O que era feito em classe (explicação do conteúdo) agora é feito em casa, e o que era feito em casa (aplicação, atividades sobre o conteúdo) agora é feito em sala de aula.
Esse modelo é valorizado como a porta de entrada para o ensino híbrido [...]”. Essa descrição corresponde especificamente à proposta que os autores denominam
Segundo Moran (In: Bacich; Moran, 2018), o contexto contemporâneo é marcado por uma vasta oferta de oportunidades de aprendizagem fora das instituições formais.
De acordo com os argumentos do autor, algo que a educação formal precisa fazer se quiser continuar sendo relevante é
Conforme a autora, é correto afirmar que
“[...] a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender _______ desse desenvolvimento”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, considerando as concepções de educação integral e de desenvolvimento humano que embasam o documento.
O Complemento à BNCC referente à área de Computação (Brasil, 2022) apresenta orientações para a inserção dessa temática na Educação Básica. Em relação à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, o documento se organiza em três Eixos a partir dos quais são distribuídos os objetivos de aprendizagem e as habilidades previstas.
Com centralidade estruturante nas diretrizes do documento, os três Eixos são, especificamente:
O Currículo Jundiaiense voltado ao Ensino Fundamental (Jundiaí, 2022) apresenta a perspectiva do município sobre avaliação da aprendizagem.
A esse respeito, é correto afirmar que o documento recomenda evitar instrumentos avaliativos
É missão do avaliador, portanto, a promoção permanente de espaços interativos de comunicação por múltiplas linguagens, observando e promovendo a evolução individual por meio de ações mediadoras.
Para que o processo avaliativo tenha esse sentido, as propostas educativas precisam estar articuladas em termos de gradação e complexidade. O objetivo é fazer desafios superáveis aos alunos, de modo que as respostas de cada um provoquem o professor a fazer novas perguntas a partir dessas, em outras direções, sobre outros assuntos, sob diferentes formas e provocativas em termos de estratégias de pensamento.
(Jussara Hoffmann. O jogo do contrário em avaliação. 2017)
Quanto à criação de espaços interativos de comunicação, está de acordo com a missão do avaliador descrita no trecho o professor que