Questões de Concurso Público UFPA 2025 para Residência Médica - Acesso Direto

Foram encontradas 100 questões

Q3883409 Medicina
Leia o caso abaixo e, em seguida, responda corretamente à questão.
Benedito, 68 anos, homem cis, pescador, é atendido em ambulatório de Clínica Médica com queixa de dispneia progressiva, limitando atualmente atividades menos intensas do que as habituais. Tem histórico de HAS, DM2 há 5 anos. Refere diagnóstico de asma na infância, com internações e sem seguimento. Nega tabagismo e etilismo. Nega internações recentes ou uso de antibiótico no último ano. Nega casos semelhantes na família. Exame físico apresenta ritmo cardíaco regular em 2 tempos com bulhas cardíacas hipofonéticas sem sopros, murmúrio vesicular globalmente reduzido, com roncosesparsos, sem outras alterações. Abdome plano, sem achados patológicos, e membros inferiores sem edema, mas com telangiectasias. Traz consigo o resultado de exame de espirometria que realizou nos últimos 6 meses (abaixo).
Espirometria:
Marque a alternativa que indica o valor alterado no exame de Benedito que confirma o diagnóstico de Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Alternativas
Q3883410 Medicina
Leia o caso abaixo e, em seguida, responda corretamente à questão.
Benedito, 68 anos, homem cis, pescador, é atendido em ambulatório de Clínica Médica com queixa de dispneia progressiva, limitando atualmente atividades menos intensas do que as habituais. Tem histórico de HAS, DM2 há 5 anos. Refere diagnóstico de asma na infância, com internações e sem seguimento. Nega tabagismo e etilismo. Nega internações recentes ou uso de antibiótico no último ano. Nega casos semelhantes na família. Exame físico apresenta ritmo cardíaco regular em 2 tempos com bulhas cardíacas hipofonéticas sem sopros, murmúrio vesicular globalmente reduzido, com roncosesparsos, sem outras alterações. Abdome plano, sem achados patológicos, e membros inferiores sem edema, mas com telangiectasias. Traz consigo o resultado de exame de espirometria que realizou nos últimos 6 meses (abaixo).
Espirometria:
Com base no Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD, 2024), marque a alternativa que contenha a taxonomia mais provável para o caso de Benedito.
Alternativas
Q3883411 Medicina
Disponibilizado no Brasil em 2024, o LOKELMA® (ciclossilicato de zircônio sódico hidratado) atua promovendo a troca de íons ao longo do trato gastrointestinal, ligando-se ao potássio em troca de sódio e hidrogênio. Esse mecanismo reduz a quantidade de potássio livre na luz intestinal, aumenta sua excreção fecal e, consequentemente, promove a queda dos níveis séricos de potássio, sendo indicado no manejo da hipercalemia. Considerando o mecanismo de ação descrito e os fármacos utilizados para o tratamento da hipercalemia, o medicamento com efeito mais semelhante ao citado acima é a(o)
Alternativas
Q3883412 Medicina

Homem de 30 anos, previamente hígido, farmacêutico, é atendido em ambulatório devido à queixa de tosse seca de mais de 6 meses de evolução. Buscou atendimento, pois vem tendo episódios de febre durante a noite, acompanhados de sudorese profusa, que cessam ao uso de dipirona. Durante anamnese, nega escarro produtivo, hemoptise, dor torácica ou dispneia, mas refere perda de peso discreta no período. No exame físico, evidencia-se adenomegalia de cerva de 2 centímetros em cadeia cervical anterior esquerda, pouco endurecida, aderida a planos profundos, sem sinais flogísticos, além de abaulamento discreto em fossa supraclavicular ipsilateral. Ausculta pulmonar com murmúrio vesicular reduzido, percussão com submacicez e frêmito toracovocal aumentado em ápice esquerdo, além de sibilos discretos em hemitórax esquerdo. Realizou a radiografia abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Com base no caso acima, a hipótese diagnóstica mais provável para o paciente é

Alternativas
Q3883413 Medicina
Paciente de 58 anos, é trazido ao pronto-socorro devido a aumento progressivo do abdome associado à falta de ar que piorou nas últimas 48 horas, dificultando até mesmo a permanência em decúbito dorsal. Ele possui histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2,dislipidemia e esteatose hepática. Ao exame físico, observa-se: dispneia em repouso mesmo quando sentado, bulhas cardíacas rítmicas em dois tempos e hipofonéticas, murmúrio vesicular diminuído nas bases pulmonares, sem crepitações. O abdome apresenta ascite volumosa, tensa, com piparote positivo e indolor à palpação. Há edema de membros inferiores cacifo positivo 3+/4+bilateralmente. Foi realizada sondagem vesical de demora com débito urinário abundante. Sinais vitais: PA 140/90 mmHg, FC 98 bpm, FR 22 irpm, SpO₂ 96%, temperatura 36,5 °C.
Considerando o quadro clínico, a alternativa que indica a conduta medicamentosa mais adequada para o manejo imediato da ascite neste paciente é a
Alternativas
Q3883414 Medicina

Helena, mulher cis, 56 anos, é levada ao pronto atendimento devido a episódio de fraqueza súbita em membro inferior direito, que dificultou a marcha, há cerca de 6 horas, evoluindo com crises convulsivas. O acompanhante informa que a paciente é acompanhada em UBS por hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus, com antecedente de AVE isquêmico há 8 anos, do qual se recuperou sem déficits. Ao exame neurológico, apresenta Glasgow 14, déficit neurológico focal restrito a membro inferior direito, preservando força nos demais membros, sem alteração de fala, com reflexos pupilares normais, sem desvio de rima labial e ausência de sinais de irritação meníngea. Sinais vitais estáveis, exceto temperatura axilar de 37,7°C. Teste rápido para HIV na admissão foi reagente. Realizada RM de crânio abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


O diagnóstico mais provável para este caso é 

Alternativas
Q3883415 Medicina
Homem de 68 anos vai à consulta em UBS por queixa de “tontura” há cerca de 1 ano de caráter intermitente, descrita como sensação de instabilidade e turvação visual ao levantar-se da cama, com melhora após deitar-se novamente, que se intensificou no último mês. Nega náuseas, vômitos, tinnitus ou hipoacusia. Faz uso de losartana e nifedipino, cuja dose foi otimizada recentemente. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 135/80 mmHg em decúbito e de 100/65 mmHg após 3minutos em ortostatismo, acompanhada de frequência cardíaca de 102 bpm, sem outras alterações em sinais vitais. Na propedêutica neurológica, a manobra de Dix-Hallpike não desencadeia nistagmo ou sintomas, o teste de Romberg é negativo e o teste de Fukuda não mostra lateropulsão significativa.
Considerando o quadro clínico descrito, o exame complementar indicado para confirmar a hipótese diagnóstica etiológica mais provável é o(a)
Alternativas
Q3883416 Medicina
À admissão hospitalar do paciente de 42 anos, homem trans, para correção cirúrgica de fratura de tíbia, após acidente automobilístico, é identificada glicemia capilar de 184 mg/dl. O paciente nega antecedente pessoal de hiperglicemia fora do hospital, assim como diabetes mellitus. Tem diagnóstico de asma controlada com uso diário de budesonida e formoterol inalatórios. Paciente nega outras doenças, está assintomático e demais sinais vitais encontram-se normais. Com base no Manejo da hiperglicemia hospitalar em pacientes não críticos da Diretriz Brasileira de Diabetes (2025), a conduta mais adequada seria, além do monitoramento da glicemia capilar (MGC), propor
Alternativas
Q3883417 Medicina
Homem de 68 anos, hipertenso e coronariopata, é internado por quadro de pneumonia comunitária grave. Evolui com hipotensão (PA 80/50 mmHg), taquicardia e débito urinário de 0,3 mL/kg/h nas últimas 8 horas. Ureia: 78 mg/dL; creatinina: 2,2 mg/dL (prévia 0,9 mg/dL). Sódio urinário: 10 mEq/L; FEUrea < 35%. Ultrassonografia de rins e vias urinárias sem dilatações ou alterações estruturais.
Diante do quadro descrito, a conduta imediata mais adequada para manejo da função renal do paciente é a seguinte:
Alternativas
Q3883418 Medicina
Gumercindo, portador de cirrose hepática alcoólica há 4 anos, comparece à consulta em UBS do seu bairro. Relata abstinência alcoólica nos últimos dois anos e nunca apresentou episódios de hematêmese ou melena. Encontra-se assintomático no momento, mas traz consigo resultado de endoscopia digestiva alta realizada há 6 meses na qual foram identificadas varizes esofágicas de médio calibre, sem sinais de sangramento recente. Encontra-se em acompanhamento por hipertensão arterial sistêmica, em uso de losartana 100 mg/dia, mas mantém valores pressórico sem torno de 150/95 mmHg, confirmados em diferentes aferições ambulatoriais. No exame físico atual, apresenta pressão arterial de 152/96 mmHg, frequência cardíaca de 82 bpm, ausência de ascite, fígado não palpável, telangiectasias no tronco e circulação colateral discreta, sem edemas periféricos. Exames laboratoriais recentes mostram creatinina de 0,9 mg/dL, bilirrubina total de 1,5mg/dL, INR de 1,3 e albumina sérica de 3,6 g/dL.
Diante do quadro descrito e considerando as comorbidades apresentadas pelo paciente, a conduta mais apropriada para o manejo da hipertensão neste caso é
Alternativas
Q3883419 Medicina
Sobre o calendário vacinal do idoso, considere as afirmativas seguintes.
I. A vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) – VPP23 deve ser ofertada no esquema de 3 doses para idosos acamados, institucionalizados ou de população indígena.
II. A vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dupla bacteriana adulto) deve ser realizada 1 dose de reforço com dT a cada 10 anos após a última dose do esquema básico, porém deve ser antecipada para 5 anos em caso de exposição ao risco de difteria ou tétano.
III. A vacinação para covid, tal qual a vacinação para influenza, deve ser realizada anualmente para pessoas acima de 60 anos.
Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q3883420 Medicina
Homem, 75 anos, hipertenso e diabético, com diagnóstico prévio de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (FEVE = 32%) em uso de nifedipino 20mg/dia, furosemida 40mg/dia e metformina 850mg 3 vezes ao dia. Procura o pronto atendimento por palpitações e dispneia aos esforços moderados. Ao exame físico: pressão arterial 128/78 mmHg, frequência cardíaca irregular em torno de 112 bpm, estertores bibasais discretos, sem edema periférico. ECG confirma fibrilação atrial.
Com base nos critérios de anticoagulação e no manejo da insuficiência cardíaca associado à fibrilação atrial, a conduta mais adequada para este paciente segundo diretrizes da SBC é a seguinte:
Alternativas
Q3883421 Medicina
Paciente jovem, 33 anos, obeso, sem demais comorbidades e sem medicações de uso contínuo, evolui há 01 mês com quadro de dor torácica ventilatório-dependente, nega tosse, refere que nos últimos 3 dias teve piora importante do quadro álgico associado a dispneia aos esforços. Buscou atendimento na UPA da Sacramenta, onde foi realizada radiografia de tórax e identificado derrame pleural unilateral. Considerando a tuberculose pleural como principal hipótese diagnóstica, analise as afirmativas abaixo.
I. Na análise do líquido pleural, deve-se esperar presença de exsudato com predomínio de linfócitos, e níveis elevados de adenosina desaminase (> 40 U/L).
II. A pesquisa de BAAR no líquido pleural é negativa na grande maioria dos casos.
III. Na tuberculose pleural, a cultura de micobactérias é frequentemente positiva.
Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q3883422 Medicina
Paciente de 72 anos, comparece à Unidade de Pronto Atendimento com quadro de tosse produtiva há 01 semana. Familiares referem que hoje o paciente encontra-se mais sonolento e não reconheceu pessoas de seu convívio diário. Possui como comorbidades hipertensão e diabetes tipo 2.
Ao exame: Paciente em regular estado geral, consciente e algo desorientado, hipocorado 1+/4,anictérico, acianótico, febril ao toque, taquipneico ao repouso em ar ambiente. Ausculta cardíaca: bulhas cardíacas normofonéticas, ritmo regular em 2 tempos sem sopros. Ausculta pulmonar: murmúrio presente bilateralmente com estertores crepitantes em terço médio de hemitórax direito. Abdome: plano, flácido, sem visceromegalias, indolor à palpação superficial e profunda. Sinais vitais: FC 87 bpm; FR 31 ipm; PA 120x90 mmHg e Sat: 94% em ar ambiente. Exames laboratoriais: HB 12, HT 40%, leucócitos 11.050 seg 80%, ureia 20, cr 0,5.
Sobre o caso, é correto afirmar:
Alternativas
Q3883423 Medicina
Sra. A.B.C., 84 anos, portadora de insuficiência cardíaca avançada (FEVE 20%), DPOC grave e insuficiência renal crônica, estágio V, encontra-se internada em UTI há 15 dias após nova descompensação. Permanece em ventilação mecânica invasiva, uso de drogas vasoativas e sem perspectiva de recuperação clínica, segundo a equipe multiprofissional. A família relata que a paciente vinha apresentando sofrimento intenso, com internações frequentes e perda progressiva de autonomia.
Sobre os conceitos de distanásia e ortotanásia dentro dos cuidados paliativos, é correto afirmar:
Alternativas
Q3883424 Medicina
Mulher, 59 anos, com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 há 14 anos. Apresenta obesidade(IMC 34 kg/m²), taxa de filtração glomerular de 42 mL/min/1,73 m², albuminúria de 180 mg/g e história de infarto agudo do miocárdio prévio. Encontra-se em uso de metformina 500mg 3 vezes ao dia e enalapril 10mg ao dia, mantendo HbA1c em 8,4%.
De acordo com as recomendações atuais da Sociedade Brasileira de Diabetes, para pacientes comDM2, obesidade, nefropatia e alto risco cardiovascular, a conduta mais adequada é
Alternativas
Q3883425 Medicina
Homem de 47 anos procura atendimento por apresentar episódios de sangramento retal intermitente e alteração recente do hábito intestinal. Refere tabagismo de longa data e consumo frequente de álcool. Possui como comorbidades hipertensão, dislipidemia e aumento da circunferência abdominal. Colonoscopia evidenciou lesão vegetante em sigmoide, confirmada por biópsia como adenocarcinoma colorretal.
Considerando os fatores de risco associados ao câncer colorretal e as modalidades terapêuticas atuais, é correto afirmar que
Alternativas
Q3883426 Medicina

Homem, 49 anos, em tratamento quimioterápico por carcinoma pulmonar, procura o pronto-socorro por febre iniciada há 6 horas. Relata calafrios, mal-estar e queda do estado geral.


Exame físico: paciente febril, abatido, PA 90 x 60 mmHg, FC 110 bpm, FR 24 irpm, SpO₂ 92% em ar ambiente.


Exames laboratoriais: hemoglobina 9,3 g/dL, leucócitos 700/mm³ (neutrófilos 50%), plaquetas 97.000/mm³.


Diante desse quadro, a conduta mais adequada é a seguinte:

Alternativas
Q3883427 Medicina
Mulher, 45 anos, previamente hígida, procura atendimento para avaliação de nódulo na região cervical anterior percebido em exame de rotina. Relata ausência de sintomas compressivos(dispneia, disfagia) e nega antecedentes familiares de câncer de tireoide ou exposição prévia à radiação cervical.
Foi realizada ultrassonografia de tireoide, que demonstrou um nódulo sólido, hipoecoico, de 2,0 cm no lobo direito, com margens irregulares, microcalcificações e ausência de halo periférico.
Considerando os achados descritos, a conduta mais adequada é a seguinte:
Alternativas
Q3883428 Medicina
Um juiz aposentado, 72 anos, procura o geriatra relatando esquecimento progressivo há cerca de 6meses. Refere dificuldade em lembrar nomes de pessoas e de compromissos recentes, mas ainda realiza suas atividades cotidianas de forma independente.
Exame neurológico: sem alterações significativas.
MiniExame do Estado Mental: 27 pontos.
Teste de fluência verbal: normal.
Ressonância magnética de crânio: sem alterações relevantes.
Exames laboratoriais (VDRL, HIV, vitamina B12, ácido fólico, TSH e T4 livre): dentro da normalidade.
Diante do caso descrito, o diagnóstico mais provável é
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: B
6: B
7: A
8: C
9: C
10: C
11: B
12: A
13: D
14: D
15: E
16: A
17: A
18: D
19: C
20: C