Questões de Concurso Público SEPLAG-DF 2009 para Todos os Cargos, Nível Superior
Foram encontradas 15 questões
A nomeação e a exoneração dos servidores da administração pública direta competem privativamente ao governador do DF.
Considera-se atribuição do poder público a instituição de mecanismos que estimulem o trabalho de plantio individual, coletivo ou cooperativo de produtos básicos, especialmente hortigranjeiros.
Incumbe ao governo do DF manter estoques reguladores e estratégicos de alimentos.
No caso de servidor aposentado por invalidez, se for caracterizada a reversão, esta se dará ainda que ele tenha completado setenta anos de idade.
A inassiduidade habitual do servidor público gera a penalidade disciplinar de advertência.
O servidor empossado já ocupa cargo público, ainda que não tenha entrado em exercício.
O princípio da eficiência administrativa não foi expressamente previsto no texto da promulgação da CF. Ademais, segundo a doutrina jurídica majoritária, tal princípio não pode ser inteiramente confundido com a noção estrita de eficiência econômica.
A ação popular pode ser acionada por cidadãos que pretendam questionar violações ao princípio da moralidade administrativa perante o Poder Judiciário.
O nepotismo corresponde a prática que pode violar o princípio da moralidade administrativa. A esse respeito, de acordo com a jurisprudência do STF, seria inconstitucional ato discricionário do governador do DF que nomeasse parente de segundo grau para o exercício do cargo de secretário de Estado da SEAPA/DF.
A convalidação, aperfeiçoamento ou saneamento é espécie de ato administrativo que permite a superação de vício relativo a outro ato administrativo eivado de alguma ilegalidade. Como regra geral, a convalidação permite a confirmação, total ou parcial, do ato viciado e produz efeitos retroativos à data da prática desse ato.
Atos vinculados jamais podem ser declarados nulos pelo Poder Judiciário.
Em matéria de competência legislativa para editar normas gerais a respeito de licitações e contratos administrativos, o DF e a União possuem competência concorrente.
Para casos de guerra ou grave perturbação da ordem, tem-se típica hipótese de dispensa de licitação.
Os contratos administrativos de que trata a Lei de Licitações regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
As modalidades licitatórias de convite e de concurso podem ser combinadas para a criação de modalidades mistas de licitação.