Questões Militares de Fisioterapia - Reumatologia

Foram encontradas 22 questões

Q2194776 Fisioterapia
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória crônica caracterizada por sinovite periférica que, sem tratamento, evolui para erosões ósseas com deformidades irreversíveis. Os primeiros 12 meses do início da doença (AR inicial), especialmente as 12 primeiras semanas (AR muito inicial), são consideradas uma janela de oportunidade terapêutica. Assim, a identificação inicial do quadro e o início do tratamento precocemente podem resultar em melhor prognóstico para o paciente.
Sobre AR, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Não apresenta sintoma sistêmico. ( ) Surgimento somente após os 50 anos. ( ) Costuma afetar muitas articulações e geralmente é bilateral. ( ) Rigidez matinal prolongada, com duração maior do que 30 minutos. ( ) Pode desenvolver-se de maneira rápida, dentro de semanas ou meses.
Alternativas
Q2194757 Fisioterapia
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, de etiologia desconhecida, que leva à deformidade e ao comprometimento das articulações, principalmente do punho e da mão. Nos dedos, a deformidade característica é a deformidade em pescoço de cisne, que consiste na hiperextensão da articulação interfalângica proximal (IFP) e flexão da articulação interfalângica distal (IFD), dificultando a função manual normal.
Sobre as diretrizes pós-operatórias e precauções após a correção de uma deformidade em pescoço de cisne, analise as assertivas abaixo.

I. Deve-se evitar flexão extrema da articulação IFD e enfatizar a flexão IFP e extensão IFD.
II. Devem ser realizados exercícios de extensão IFD, com a articulação IFP estabilizada em leve flexão.
III. Deve-se estabilizar a articulação IFD na posição neutra durante os exercícios de amplitude de movimento na articulação IFP.
IV.Como precaução, deve-se limitar a extensão IFP a 25 graus de flexão durante os exercícios para ganhar o alongamento máximo da face palmar da cápsula articular.
V. Durante os exercícios de amplitude de movimento, deve-se evitar sobrecargas laterais nas articulações submetidas à cirurgia, para não comprometer a estabilidade da articulação.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173834 Fisioterapia
São sinais e sintomas de possível lesão do nervo supra-escapular, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173818 Fisioterapia

Sobre as síndromes compressivas do nervo radial, analise as assertivas abaixo:


I. As síndromes compressivas do nervo radial são menos frequentes que as do nervo mediano.

II. As áreas propensas à compressão são o terço médio do braço, região proximal do cotovelo, no túnel radial e proximal ao punho entre os músculos braquiorradial e extensor radial longo do carpo.

III. O nervo interósseo posterior pode ser comprimido por 03 (três) estruturas: o músculo extensor radial curto do carpo, o leque de vasos da artéria recorrente radial e a arcada de Frohse.


Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo: 

Alternativas
Q1818089 Fisioterapia
O envolvimento renal no Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) ocorre clinicamente em cerca de 60% dos pacientes e pode determinar alterações tubulares, intersticiais, vasculares e glomerulares. No entanto, é o envolvimento dos glomérulos que determina a maior parte dos sinais e sintomas da nefrite lúpica. Nesse cenário, a glomerulonefrite (GN) é a causa mais frequente do uso de doses elevadas de corticosteroides e imunossupressores, a condição com maior número de internação hospitalar e o principal fator relacionado ao aumento da mortalidade de pacientes com LES.
O tipo de GN que é definida histologicamente pelo acometimento de menos de 50% dos glomérulos pela microscopia óptica, com envolvimento geralmente segmentar (acometendo menos de 50% do tofo glomerular) e quadro clínico caracterizado por hematúria recorrente e por proteinúria leve a moderada, é denominada corretamente de classe
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: C