Questões de Concurso Público FCEE-SC 2025 para Professor - Artes
Foram encontradas 20 questões
A concessão desta certificação aplica-se:
Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do TEA requer a presença de padrões ________________ e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Santa Catarina, 2018, p. 38.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e __________, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Santa Catarina, 2018, p. 38.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Santa Catarina, 2018, p. 41.
1. estudar o conteúdo a ser trabalhado pelo(s) professor(es) regente(s), facilitando a tradução para a LIBRAS no momento das aulas e das atividades extraclasse.
2. suplementar e enriquecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, buscando acesso a recursos necessários para tal.
3. realizar avaliação processual dos estudantes atendidos, com intenção de confirmação dos indicadores de altas habilidades/superdotação.
4. assessorar o(s) professor(es) regente(s) e as famílias dos estudantes atendidos neste serviço.
5. apoiar os estudantes que demandem auxílio para a realização das atividades de alimentação, higiene, cuidados clínicos e locomoção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São etapas que compõem o estudo de caso:
1. identificação inicial das demandas individuais e barreiras.
2. definição dos estudantes público-alvo da educação especial que terão direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).
3. análise das barreiras e do contexto escolar.
4. identificação das potencialidades e das demandas de apoio ao estudante.
5. definição de estratégias e recursos de acessibilidade para eliminação de barreiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A restrição de participação.
2. A limitação no desempenho de atividades.
3. A capacidade de eliminação da deficiência por meio de intervenções específicas.
4. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
5. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Schirmer e Bersch, 2007, p. 58.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
( ) O objetivo da CAA é tornar o sujeito com distúrbio de comunicação o mais independente e competente possível em suas situações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades de interação com os outros, na escola e na comunidade em geral.
( ) A comunicação é aumentativa quando o sujeito utiliza um outro meio de comunicação para complementar ou compensar deficiências que a fala apresenta, mas sem substituí-la totalmente.
( ) A comunicação é alternativa quando utiliza outro meio para se comunicar ao invés da fala, devido à impossibilidade de articulawr ou produzir sons adequadamente.
( ) Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de ideias), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar seus questionamentos, desejos, sentimentos e entendimentos.
( ) Uma aplicação efetiva de CAA envolve geralmente uma abordagem multimodal. Ela pode empregar a combinação de diferentes modos de ação, expressões faciais e auxílios de comunicação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No senso comum, é preciso ver para poder escolher o objeto, o enquadramento, a distância etc. de uma fotografia. No entanto, o autor da imagem abaixo mostra que cegos podem ser fotógrafos.
Um Close Up, fotografia, 1997, em O cego e a luz. Disponível em:
https://www.deficienciavisual.pt Acesso em 13 nov. 2025.
O fotógrafo, autor dessa imagem, ficou cego no início da adolescência e utiliza técnicas que envolvem o tato (como o toque das mãos e o vento) e a audição para realizar seu trabalho, além de imaginar toda a cena que deseja captar e de pedir que outras pessoas descrevam o que está ao redor.
Assinale a alternativa que indica corretamente esse fotógrafo.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao ritmo.
1. Pode ser formado por diferentes intervalos entre as notas, sendo classificado como maior, menor, diminuto e aumentado.
2. O ritmo corresponde ao modo como notas e silêncio se estruturam e se distribuem ao longo do tempo.
3. A velocidade de uma música pode ser medida em batidas por minuto (BPM) ou ser expressa por termos como Allegro (rápido) e Adágio (lento).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta sobre a arte do Antigo Egito.
Relacione os artistas (Coluna 1) com suas respectivas obras (Coluna 2) e, em seguida, assinale a sequência correta.
Coluna 1 - Artistas
1. Rivane Neuenschwander
2.Lygia Clark
3. Cildo Meireles
4. Lygia Pape
Coluna 2 - Obras
( ) Bichos
( ) Através
( ) Eu desejo o seu desejo
( ) Divisor
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) sobre Aleijadinho e o Barroco.
( ) O Barroco Mineiro destacou-se pela articulação entre arquitetura, escultura e pintura, resultando em interiores de igrejas com forte unidade visual e ornamental.
( ) A produção de Aleijadinho evidencia domínio técnico na talha em madeira e na escultura em pedra-sabão, materiais amplamente utilizados no contexto artístico mineiro do século XVIII.
( ) O conjunto escultórico dos Profetas, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, é considerado uma das obras mais emblemáticas do barroco luso-brasileiro e um marco na trajetória de Aleijadinho.
( ) O Barroco Mineiro valorizou a harmonia, a proporção e o equilíbrio, buscando na Antiguidade greco-romana modelos estéticos e intelectuais para orientar a criação artística e literária.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta sobre os movimentos artísticos que fizeram parte desse momento, seus artistas e ideias principais.
( ) A arte contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, estimulando a imaginação, a memória e a percepção sensorial.
( ) As práticas artísticas inclusivas valorizam a diversidade, permitindo que cada estudante manifeste sua forma de ver e representar o mundo.
( ) O ensino de arte deve seguir modelos fixos, assegurando uniformidade estética entre as produções dos alunos.
( ) A mediação artística promove a comunicação não verbal e a ampliação das interações sociais entre estudantes com e sem deficiência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Coluna 1 - Dimensão da Arte
1. Arte Terapêutica
2. Arte Inclusiva
3. Arte Educacional
4. Arte Mediadora
Coluna 2 - Finalidade Pedagógica
( ) Integra a linguagem artística ao currículo, estimulando percepção, coordenação e criatividade no processo de aprendizagem.
( ) Promove a interação social e cognitiva, articulando emoção, pensamento e sensibilidade na construção do conhecimento.
( ) Favorece a expressão emocional, o autoconhecimento e o equilíbrio psíquico por meio da criação simbólica.
( ) Garante o acesso de todos às experiências estéticas, respeitando ritmos e formas de expressão individuais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A arte, quando integrada ao processo de inclusão escolar, atua como linguagem capaz de promover _________________, possibilitando que os estudantes com e sem deficiência expressem seus modos de ver, sentir e compreender o mundo.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.