Questões Militares

Foram encontradas 4.107 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3163000 Enfermagem
Durante o atendimento de um paciente com suspeita de choque séptico, a equipe de enfermagem deve estar atenta aos sinais e intervenções precoces para melhorar o prognóstico. De acordo com as diretrizes atuais, os parâmetros considerados como critério diagnóstico importante para o reconhecimento antecipado do choque séptico são:
Alternativas
Q3162999 Noções de Primeiros Socorros
Durante uma aula de primeiros socorros, um instrutor explica como proceder em casos de hemorragia externa severa. A medida que deve ser adotada pela equipe de enfermagem para controlar esse tipo de sangramento é:
Alternativas
Q3162998 Noções de Primeiros Socorros
Durante um atendimento de primeiros socorros, um paciente apresenta sinais de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, como incapacidade de falar e cianose. A ação recomendada para essa situação é:
Alternativas
Q3162997 Enfermagem
A enfermagem desempenha um papel crucial na identificação precoce e no manejo de pacientes em situações de urgência clínica. No caso de um paciente que apresenta sinais de infarto agudo do miocárdio (IAM), a mais adequada e prioritária conduta a ser realizada pela equipe de enfermagem é:
Alternativas
Q3162996 Enfermagem
Um paciente chega à emergência com sinais evidentes de choque hipovolêmico. Entre os sinais observados pela equipe de enfermagem, os que melhor indicam a condição clínica é:
Alternativas
Q3162995 Enfermagem
Durante uma crise convulsiva em um paciente, a equipe de enfermagem deve adotar medidas específicas para garantir a segurança e prevenir complicações. Das condutas abaixo, a correta para o atendimento nessa situação de urgência é:
Alternativas
Q3162994 Enfermagem
Considerando a legislação e os princípios éticos da enfermagem, o transporte de pacientes deve observar requisitos fundamentais para garantir assistência qualificada e segurança durante o trajeto. Das situações abaixo representadas, a que denota uma conduta inadequada por parte da equipe de enfermagem é:
Alternativas
Q3162993 Enfermagem
O transporte intra-hospitalar de pacientes críticos demanda atenção e planejamento detalhado por parte da equipe de enfermagem. Com esse tipo de ação planejada, dá-se prioridade a: 
Alternativas
Q3162992 Enfermagem
Em um atendimento de trauma em ambiente pré-hospitalar, o enfermeiro identifica uma vítima com suspeita de lesão de coluna cervical. A conduta acertada que o profissional deveria priorizariar nesse caso é:
Alternativas
Q3162991 Enfermagem
Em situações emergenciais no atendimento pré-hospitalar (APH), o enfermeiro deve priorizar critérios na avaliação inicial do paciente, que são:
Alternativas
Q3074733 Enfermagem
Para que ocorra a cicatrização de feridas, é necessária uma cascata de eventos perfeita e coordenada levando a completa reconstituição tecidual. Independente do agente causador, o processo de cicatrização é comum a todas as feridas, sendo ele dividido em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. Acerca dos seus conhecimentos sobre a cicatrização, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2551786 Enfermagem
A leishmaniose visceral é uma doença causada por parasitos do complexo Leishmania donovani, o qual reúne duas espécies: Leishmania donovani e Leishmania infantum. É uma doença crônica, grave, de alta letalidade se não tratada, e apresenta aspectos clínicos e epidemiológicos diversos e característicos para cada região onde ocorre. Sobre o tema, marque a opção incorreta.
Alternativas
Q2551785 Enfermagem
A AIDS é uma doença causada por meio de infecção pelo HIV e caracteriza-se por uma profunda imunossupressão acompanhada por infecções oportunistas e tumores malignos, emaciação e degeneração do Sistema Nervoso Central (SNC). Sobre essa doença e a infecção pelo vírus HIV, marque a opção correta.
Alternativas
Q2551774 Enfermagem
Por muitos anos, o diagnóstico de diabetes foi dependente, unicamente, da demonstração de hiperglicemia. Para tal, recursos laboratoriais como a glicemia de jejum e o teste oral de tolerância à glicose eram utilizados. Atualmente, dentre as possibilidades de exames para o diagnóstico de diabetes, tem-se também a hemoglobina glicada. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo.
I. Concentrações de glicose plasmática em jejum de 126 mg/dL ou superior, em mais de uma ocasião, são diagnósticos de diabetes melito.
II. O aparecimento de diabetes tipo 2, laboratorialmente, ocorre, pelo menos, de quatro a sete anos antes dos achados clínicos e, por essa razão, recomenda-se o rastreio dessa doença em pessoas assintomáticas, acima dos 45 anos, ou mais jovens em caso de aumento de risco por glicemia de jejum ou hemoglobina glicada a cada 3 anos.
III. Embora mais sensível do que determinação da glicemia de jejum, o teste de tolerância à glicose é pouco reprodutível e deve ser interpretado com cuidado. Além disso, ele não deve ser utilizado em pacientes hospitalizados, com doença aguda ou inativos.
IV. A hemoglobina glicada além de ser utilizada no diagnóstico de diabetes, também é utilizada no rastreio. Valores de 5,7 a 6,4% de hemoglobina glicada indicam indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes. Valores iguais ou maiores que 6,5% são utilizados para o diagnóstico.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2551770 Enfermagem
As causas mais importantes do aumento de aminotransferases no soro são as doenças hepáticas. Na maior parte dos tipos de doenças hepáticas, a atividade de ALT (alanina aminotransferase) é maior do que a atividade de AST (aspartato aminotransferase). Em doenças do fígado associadas à necrose hepática aguda, as atividades séricas de AST e ALT estão elevadas, mesmo antes que os sinais clínicos e sintomas apareçam. A persistência de ALT aumentada por mais de 6 meses depois de um episódio de hepatite aguda é usada para o diagnóstico de hepatite crônica. Sobre essas enzimas, analise as afirmativas abaixo.
I. Na hepatite alcoólica, na cirrose e na neoplasia hepática, a atividade sérica de ALT se mostra maior que a atividade de AST.
II. O limiar mais eficiente da ALT para diagnosticar doença hepática aguda está em 7 vezes o valor de referência superior (sensibilidade clínica e especificidade de > 95%). A maioria dos pacientes com hepatite crônica possui o máximo de ALT menor que 7 vezes o valor de referência superior.
III. A ALT é a enzima aminotransferase mais específica do fígado.
IV. A AST sérica pode ser encontrada aumentada após infarto agudo do miocárdio e na distrofia muscular. Alterações leves a moderadas são notadas na doença hemolítica.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2551769 Enfermagem
Diversas doenças parasitárias apresentam formas ou estágios que podem ser diagnosticados em amostras de sangue, como a malária, a filariose brancroftiana, a babesiose e a doença de Chagas em sua fase aguda. Outros parasitas como o Ascaris lumbricoides e o Strongyloides stercoralis colonizam o intestino, sendo, por esta razão, diagnosticados em amostras de fezes. Sobre os métodos parasitológicos realizados em amostras de sangue e em fezes, marque a opção correta.
Alternativas
Q2551763 Enfermagem
A Trombose é a formação de massas sólidas de plaquetas e fibrina na circulação. Sobre esse tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A trombose arterial relaciona-se, principalmente, à aterosclerose da parede vascular com fatores de risco, como a hipertensão.
( ) A trombose venosa relaciona-se a anormalidades genéticas de fatores da coagulação, como o fator V Leidein; estase da circulação, ou a um aumento adquirido dos fatores de coagulação, como ocorre no tratamento com estrogênios, no pós-operatório e na gestação, podendo também ter causas não esclarecidas.
( ) Para a prevenção e tratamento de trombose venosa são utilizados fármacos anticoagulantes como a heparina cuja ação é monitorada pelo exame Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA) e a varfarina, um antagonista da vitamina K, que tem sua atividade monitorada pelo Tempo de Protrombina (TP) e Relação Normatizada Internacional (RNI).
( ) Fármacos antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel e dipiridamol são utilizados no tratamento e prevenção de trombose arterial.
Alternativas
Q2547504 Enfermagem
Sobre os resíduos de serviços de saúde, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Todos os resíduos do Grupo A que forem encaminhados para tratamento devem ser acondicionados em saco vermelho.
II - É permitido o reaproveitamento dos sacos, exceto os de cor vermelha.
III - Os sacos para acondicionamento de resíduos do grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 (dois terços) de sua capacidade ou então a cada 48 (quarenta e oito) horas, independentemente do volume.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2543357 Enfermagem
Dentre as etapas do processamento dos produtos para a saúde realizadas no Centro de Material e Esterilização tem-se a recepção, a limpeza, o preparo, a esterilização ou desinfecção e o armazenamento. De acordo com GRAZIANO et al. (2011), em relação à etapa de limpeza de materiais contaminados, analise as alternativas abaixo e assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2543356 Enfermagem
A tricotomia pré-operatória, ou seja, a remoção de pelos do sítio cirúrgico antes da cirurgia, pode evitar interferências com a incisão e com a aderência do campo cirúrgico, bem como de placas/almofadas de aterramento do paciente. Considerando os princípios e a técnica da tricotomia préoperatória, de acordo o manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: B
6: A
7: C
8: B
9: C
10: B
11: B
12: D
13: C
14: D
15: C
16: B
17: C
18: D
19: A
20: D