Questões de Concurso Público SES-PE 2026 para Obstetrícia e Ginecologia
Foram encontradas 50 questões
Gestante 30 anos, primigesta e nulípara, 40ª semana de gestação, deu entrada na emergência obstétrica com dor em baixo ventre. Ao toque vaginal o colo uterino apresentava-se com 10 cm de dilatação, bolsa rota, líquido claro com grumos, plano II de De Lee, cefálico e OET. Dinâmica uterina: 3 contrações/ 10 minutos/ 45 segundos. Batimentos cardio-fetais (BCF) de 140 bpm. Após 6 horas, o toque vaginal era inalterado, porém com a presença de bossa serossanguínea. Dinâmica uterina: 4 contrações/ 10 minutos/ 50 segundos. BCF: 136 bpm. Neste momento foi indicado uma cesariana. Ao exame físico do recém nascido (RN) em sala de parto, encontrava-se bem com escore de Apgar 9/10, apresentando uma tumoração em região occipito parietal, predominante no parietal direito de consistência endurecida e forma cacifo.
Analise o exame físico do recém-nascido realizado em sala de parto, os dados do parto e assinale a alternativa CORRETA, que representa uma possibilidade que ocorreu durante a descida e insinuação fetal no período expulsivo.
● Primeiro dia da última menstruação: 18 de agosto de 2025.
● Último dia da última menstruação: 20 de agosto de 2025.
● Data da última ovulação: 30 de agosto de 2025.
● Data da 1ª ultrassonografia: 01 de setembro de 2025 (calculada pelo diâmetro médio do saco gestacional – 4 semanas).
● Data da 2ª ultrassonografia: 31 de outubro de 2025 (IG: calculada pela média do diâmetro biparietal, circunferência abdominal e comprimento do fêmur – 11 semanas).
● Data da 3ª ultrassonografia: 20 de novembro de 2025 (IG: calculada pelo comprimento céfalo-nadegas – 14 semanas).
● Data da 4ª ultrassonografia: 11 de dezembro de 2025 (IG: 17 semanas).
Diante desses dados, qual a idade gestacional CORRETA para acompanhamento da gravidez, no dia da consulta de pré-natal.
Nesta paciente, o que MELHOR pode representar a causa fisiológica do valor do MB do líquido amniótico?
Após o nascimento, para prevenção do recém-nascido com anemia fetal em uma próxima gestação, qual a melhor conduta CORRETA?
Paciente 21 anos, primigesta, na 20ª semana de gravidez e assintomática. Veio a emergência trazendo uma ultrassonografia com o exame abaixo.
A mesma foi encaminhada pelo ultrassonografista, pois deveria procurar uma emergência.

Baseado nas recomendações atuais, assinale a alternativa CORRETA.
Qual a hipótese diagnóstica e conduta provavelmente CORRETA, baseado nas recomendações da International Society of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology (ISUOG)?
Realizada ultrassonografia a qual foi normal (líquido amniótico e vitalidade fetal). Assinale a alternativa CORRETA baseada nas evidências?
Assinale a alternativa que representa a conduta CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao diagnóstico e quantos valores encontram-se alterados nessa curva glicêmica.
Assinale a alternativa CORRETA quanto à conduta.
Assinale a alternativa CORRETA quanto a melhor conduta baseada nas recomendações atuais.
Analise o PBF e assinale a alternativa CORRETA que representa o valor final do exame baseado nos parâmetros clássicos de Manning.
Com base nisso, assinale a alternativa que não apresenta incidência estável na população geral.