Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Cedro - SC 2026 para Segundo Professor - Edital nº 16
Foram encontradas 20 questões
Nesse contexto, as pranchas de comunicação são utilizadas pelo usuário da CAA para:
De acordo com o disposto no art. 53-A do ECA, assinale a alternativa correta
Sobre a classificação dessas barreiras, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F):
(__)São barreiras arquitetônicas aquelas existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
(__)Existem barreiras nos sistemas e meios de transportes.
(__)As atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas são denominadas barreiras nas comunicações e na informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1.Soltando a primeira mão, a pessoa rastreia as costas do guia até encontrar o braço do outro lado.
2.O guia ou a pessoa com deficiência visual fornece uma pista verbal para a mudança de lado.
3.Faz a troca de lado, retomando a posição básica. 4.Com a mão livre, a pessoa segura o braço do guia, posicionando-se a um passo atrás dele.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das etapas.
No trabalho com estudantes com deficiência intelectual, atividades envolvendo números, uso do dinheiro e situações de mercado podem ser desenvolvidas por meio de estratégias participativas e diferentes recursos didáticos. O uso de materiais concretos e a oferta de níveis de ajuda possibilitam tornar a aprendizagem mais acessível e favorecer a aquisição progressiva de habilidades.
Considerando as estratégias apresentadas, assinale a alternativa correta.
De acordo com o texto, é possível afirmar que a BNCC favorece:
Fonte: SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 2020.
No que se refere ao DUA, julgue os excertos a seguir:
I.Os princípios do DUA focalizam especialmente o acesso físico à sala de aula, atribuindo menor atenção ao acesso aos diferentes aspectos da aprendizagem.
PORQUE
II.As rampas presentes em calçadas constituem um exemplo clássico de aplicação do DUA, por representarem diretamente seus princípios no campo da aprendizagem.
A respeito dos excertos, assinale a alternativa correta.
Fonte: BARBOSA, Vânia Benvenuti; CARVALHO, Marcos Pavani de. Conhecimentos necessários para elaborar o Plano Educacional Individualizado - PEI. Rio Pomba, MG: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais − Campus Rio Pomba, 2019.
Sobre a elaboração do PEI, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)As decisões relacionadas ao PEI são tomadas de forma colaborativa, envolvendo também os pais do estudante, que podem fornecer informações relevantes para o planejamento de ações individualizadas.
(__)Na elaboração do PEI, o conhecimento prévio do estudante e de seu contexto escolar e territorial pode ser dispensado quando suas necessidades educacionais específicas já estão identificadas.
(__)O planejamento das ações requer conhecer a organização da escola, os recursos humanos e materiais disponíveis e a rede de apoio destinada ao público-alvo da Educação Especial (PAEE).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Ao elaborar o relatório de evolução de um estudante, a professora registrou que, inicialmente, ele apresentava dificuldades para permanecer nas atividades propostas e manifestava comportamentos repetitivos com frequência. Ao longo do período de acompanhamento, observou maior participação nas atividades, avanços na comunicação e na interação social e progressos em habilidades motoras finas. Também demonstrou interesse crescente por desenho e jogos matemáticos.
Considerando os registros apresentados no relatório de evolução, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Assinale a alternativa que indica o pensador ao qual está vinculada a concepção de desenvolvimento e aprendizagem apresentada no texto.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I.Escutar qualitativamente significa ir além de apenas ouvir uma informação, envolvendo também a abertura de espaço para a escuta do outro.
II.Enfocar os pequenos ganhos contribui para criar condições favoráveis à concretização de mudanças.
III.Realizar um julgamento inicial da situação contribui para direcionar a compreensão do que está acontecendo e orientar posteriormente a mediação.
É correto o que se afirma em:
Com base na atuação das lideranças e no desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente de trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I.A prevenção de comportamentos tóxicos depende do estabelecimento de relações mais rígidas entre gestores e integrantes da equipe.
II.A inteligência emocional contribui para que os gestores estejam mais preparados para inspirar, motivar e desenvolver suas equipes de forma consistente.
III.Ao estabelecer limites saudáveis e acolher vulnerabilidades, os gestores contribuem para a construção de relações mais humanas e produtivas.
É correto o que se afirma em:
Coluna I
1.Sala de Recursos Multifuncionais. 2.Redes de apoio. 3.Condições de acessibilidade da escola.
Coluna II
(__)Envolvem a atuação profissional, a formação dos professores e o acesso a recursos, serviços e equipamentos.
(__)Compreendem aspectos arquitetônicos, pedagógicos, comunicacionais e informacionais necessários à participação dos estudantes.
(__)Correspondem à organização de espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e equipamentos específicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Considerando os mecanismos de coesão e coerência, assinale a alternativa correta.
Considerando a regência dos verbos empregados no trecho acima, assinale a alternativa correta.
Considerando as regras de acentuação do vocábulo 'Piauí', analise as asserções a seguir:
I.A palavra 'Piauí' manteve o acento gráfico mesmo após o Novo Acordo Ortográfico, ainda que o 'i' tônico da última sílaba seja antecedido de ditongo ('au').
PORQUE
II.As alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico quanto à supressão do acento em 'i' e 'u' tônicos antecedidos de ditongo restringiram-se exclusivamente às palavras paroxítonas, e 'Piauí' classifica-se como oxítona.
Assinale a alternativa correta.
I.O Município deverá manter regime jurídico único e planos de carreira voltados à profissionalização.
II.A isonomia de vencimentos alcança cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre os Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e aquelas relativas à natureza ou ao local de trabalho.
III.A equiparação remuneratória depende exclusivamente de ato administrativo do Prefeito Municipal.
IV.Compete à lei complementar estabelecer os cargos de atribuições iguais ou assemelhadas para aplicação da isonomia prevista no § 1º.
Está correto o que se afirma em: