Questões de Nutrição - Elaboração de Cardápios para Concurso

Foram encontradas 6 questões

Q2289198 Nutrição
A escolha das preparações culinárias e elaboração do cardápio no âmbito escolar é uma atividade técnica e política, interferindo diretamente nos hábitos alimentares e na saúde da população atendida.
Sobre tal contexto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determina que no mínimo 75% dos recursos federais devem ser utilizados para a aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados.

( ) É permitida a utilização de 5% dos recursos no âmbito do PNAE para aquisição de bebidas ultra processadas, como bebidas ou concentrados à base de xarope de guaraná ou groselha.

( ) Para a avaliação da qualidade do cardápio foi construída a ferramenta Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQCosan), na qual são utilizados indicadores quantitativos e qualitativos que possibilitam uma análise global das refeições planejadas, com um escore que varia entre 0 e 100 pontos.

As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Q1909993 Nutrição

Com relação às fichas técnicas e a suas especificações, julgue o item.


O índice de cocção (IC), apesar de ser calculado com frequência, não tem muita importância. Seu cálculo é feito pela relação PB/PL, sendo PB o peso do alimento antes do pré-preparo e PL o peso do alimento antes do processo de cocção.

Alternativas
Q1849068 Nutrição
Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), a elaboração do cardápio deve observar numerosos aspectos. Assinale a opção que indica corretamente um desses aspectos.  
Alternativas
Q1279293 Nutrição
Em uma escola de rede pública do município, estava programada salada de rúcula para 50 crianças do ensino infantil. Considerando-se que foi comprado 1 quilo de rúcula e foram servidos para cada criança 10 gramas, assinale a alternativa que aponta corretamente o valor do fator de correção, indicador utilizado no planejamento de dietas e cardápios relacionado às perdas por retirada, entre outros, de sujidades.
Alternativas
Q788054 Nutrição
  Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) escolar com serviço de autogestão, que conta, em seu quadro de pessoal, com um nutricionista em regime de quarenta e quatro horas semanais e com cozinheiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, copeiros e auxiliares de almoxarifado em escala de plantão 12/72 horas, a equipe de trabalho foi distribuída de acordo com a função e com o número de funcionários, de forma igualitária, entre plantão A, plantão B e atividades relacionadas à elaboração de cardápios quinzenais. No plantão A há, frequentemente, restos e sobras em proporção muito superior à do plantão B, além de diversas reclamações dos comensais em relação à apresentação e ao sabor das preparações. No plantão B, os restos e as sobras conformam-se às previsões, mas verificam-se frequentes atrasos no momento de servir. Por falta de matéria-prima, em geral, observam-se as modificações do cardápio dos dois plantões.

Com relação à situação hipotética apresentada e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o próximo item.

Para a definição do cardápio, é importante o planejamento sistemático, que inclui o respeito às peculiaridades dos hábitos alimentares, a oferta e a produção de gêneros alimentícios da região e a estrutura da cozinha para a preparação dos alimentos, mas não inclui as preparações especiais para alunos com restrições alimentares.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: E
5: E