Foram encontradas 19.889 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
1. 0 a 6 meses. 2. 6 meses a 2 anos. 3. 2 a 6 anos.
( ) Os acidentes que acontecem com mais frequência são os traumatismos dentários, intoxicações, afogamentos, acidentes esportivos e automobilísticos e queimaduras.
( ) Os acidentes mais comuns nessa idade são as queimaduras, sufocações, intoxicações medicamentosas, enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos.
( ) Os acidentes mais comuns são as intoxicações, quedas, traumatismo dentário, choque, cortes e perfurações, ingestão de corpos estranhos, afogamentos, queimaduras com fósforo, panelas e líquidos quentes sobre o fogão.
A sequência está correta em
Acerca de introduzir um programa de ciências na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. Tem como objetivo transmitir conceitos básicos durante as aulas ministradas.
II. Pretende-se despertar um pensamento independente, o atributo de desejar e de se atrever a perguntar ao mundo e a investigá-lo.
III. Deve-se priorizar as habilidades naturais da faixa etária, com trabalhos que estimulem o desenvolvimento das habilidades de observação, descrição oral ou através do desenho, da exploração do ambiente em que vive.
IV. Proporciona o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva frente às descobertas e aos fatos do mundo real, contribuindo para a formação da consciência crítica da criança diante das descobertas e dos fatos científicos e tecnológicos presentes.
Estão corretas as afirmativas
Analise a cadeia alimentar a seguir.

De acordo com a cadeia alimentar analisada, assinale a afirmativa INCORRETA.
( ) Elaborar plantas da sala de aula, caminhos de casa até a escola ou até mapas imaginários são importantes, pois são nessas atividades que as noções referenciais, de proporcionalidade, topológicas, de redução e as escalas são trabalhadas, assim como a interpretação das legendas empregadas.
I. A geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem.
II. A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem proporcionado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. Essa divisão é necessária como um recurso didático, mas é artificial na medida em que o objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza.
III. A análise da paisagem deve focar na descrição e no estudo de um mundo estático em que a dinâmica entre o homem e o meio ambiente não deve ser levada em consideração.
IV. O espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza economicamente e socialmente sua sociedade. A percepção espacial de cada indivíduo ou sociedade é também marcada por laços afetivos e referências socioculturais.
Estão corretas as inferências
I. Brincadeiras, canções, contos, lendas e mitos.
II. Festas do calendário nacional: o dia do soldado, o dia das mães, o dia do índio etc.
III.Atividades voltadas para o desenvolvimento da noção de tempo e espaço.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Observe a imagem.

Trecho I
“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um determinado contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as relações de trabalho possíveis e de suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim, os modos de produção não devem ser analisados evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque um modo de produção predominante coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo contexto.” (Hobsbawm, 1998, p. 178-179.)
Trecho II
“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada
sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de acordo com o nível de
desenvolvimento de suas forças produtivas.” (Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)
A condição das mulheres no Islã
“Desde o seu início, o Islã estabeleceu uma série de preceitos relacionados à vida das mulheres, como direito à separação, direito à herança e a regulamentação da poligamia masculina. Além disso, o estilo de vida do beduíno, fundamental no primeiro período da expansão islâmica, valorizava os laços de sangue e a honra familiar, ideia fortemente assentada no controle das mulheres.”
(Napolitano, Marcos – História para o ensino médio; volume único/ Marcos Napolitano, mariana Villaça – São Paulo: Atual, 2013. p. 144.)


