Questões de Concurso Para ipremm - sp

Foram encontradas 266 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: IPREMM - SP
Q1214513 Português
Benefícios de um cafezinho para a saúde 
Depois de muitos estudos sobre benefícios ou não do seu consumo, pesquisas revelam que o café deixou o banco dos réus para se tornar um aliado do bem-estar. Xícara pode- rosa, além de delicioso, o café nosso de cada dia faz muito bem para a saúde, quando consumido com equilíbrio. 
O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas, ou seja, de 4 a 5 xícaras de 50 mL por dia, não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Entre esses benefícios está sua riqueza nutricional. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar. Confira algumas dessas qualidades a seguir. 
Beber café deixa você mais inteligente – Uma das principais substâncias contidas no café, a cafeína, é um potente estimulante para o cérebro. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e faz com que ele trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, sua energia, memória e seu funcionamento cognitivo em geral. 
Melhora o funcionamento do seu fígado e o deixa mais saudável – Pesquisas mostram que pessoas que bebem pelo menos quatro xícaras de café por dia diminuem as chances de sofrer de cirrose no fígado. A pesquisa mostra também que quem bebe essa mesma quantidade de café diariamente, tem 40% menos risco de desenvolver câncer no fígado. 
Estimula o metabolismo – Esta vai para aqueles que que- rem perder uns quilinhos. A cafeína é um componente encontrado em quase todos os suplementos destinados à perda de peso. Talvez isso explique muita coisa, pois beber café estimula o funcionamento do metabolismo em cerca de 11%. Porém, isso não significa que para emagrecer você deve beber café em vez de se exercitar. Faça as duas coisas: se exercite e beba café. Além de levar uma vida saudável, você provavelmente estará mais feliz tomando uma boa xícara de café. 
Como se pode ver, razões não faltam para tomar uma xícara de café sem culpa. Mas lembre-se: apesar de trazer muitos benefícios, como tudo na vida, o café deve ser consumido com moderação.
 (www.awebic.com. Acesso em 20.03.2019. Adaptado)
Conforme as pesquisas descritas no texto, o consumo diário da quantidade ideal de café
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: IPREMM - SP
Q1211705 Museologia
Membro da equipe curatorial do Brooklyn Museum desde 1998, Edward Bleiberg é especialista em arqueologia e em arte egípcias. Ele é o autor de uma pesquisa que busca compreender por que as estátuas egípcias têm não só o nariz quebrado, mas outras partes do corpo, como as mãos.
 Em entrevista, Bleiberg afirmou que partes quebradas não são comuns apenas em se tratando de protuberâncias de estátuas, mas também em baixos-relevos, como entalhes em placas de pedra, por exemplo.
 Isso indica que não se trata apenas de eventual acidente ou desgaste em razão do tempo, mas sugere que ele é proposital. 
Os egípcios acreditavam que a essência de uma deidade ou parte da alma de um ser humano morto podiam habitar estátuas que os representassem.
 Em tumbas e templos, estátuas e relevos em pedra tinham propósitos ritualísticos e eram um ponto de encontro entre o mundo sobrenatural e o mundo natural. 
Na crença do Egito Antigo, estátuas em uma tumba tinham o propósito de alimentar a pessoa morta com a comida deixada como oferenda. 
Segundo a explicação encontrada por Bleiberg, o vandalismo tinha, portanto, o objetivo de “desativar a força da imagem”.
Quando um nariz era quebrado, a estátua não podia mais respirar, o que impedia que ela recebesse oferendas ou as retransmitisse para deuses ou poderosos mortos.
 Normalmente, as oferendas eram transmitidas com a mão esquerda. Por isso, muitas estátuas dedicadas à transmissão de oferendas tinham os braços esquerdos depredados. Por outro lado, estátuas que recebiam as oferendas tinham as mãos direitas depredadas.
 Posteriormente, durante o período cristão, entre os séculos 1 e 3 depois de Cristo, as estátuas eram vistas como demônios pagãos e, também, acabavam atacadas. 
(André Cabette Fábio. Por que tantas estátuas egípcias têm os narizes quebrados. www.nexojornal.com.br, 06.04.2019. Adaptado)

Uma das crenças derrubadas pelo pesquisador Edward Bleiberg é a de que

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: IPREMM - SP
Q1186977 Conhecimentos de Serviços Gerais
Luís trabalha com reparos elétricos e cobra R$ 24,00 por hora de serviço. No mês de abril, Luís recebeu o total de R$ 2.880,00 por serviços prestados. O total de horas que Luís trabalhou em abril foi
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: IPREMM - SP
Q1186886 Conhecimentos de Serviços Gerais
Carolina comprou 1,5 litro de aromatizador de am- bientes. Utilizou esse conteúdo para encher total- mente 2 recipientes de 250 mililitros, 1 recipiente de 300 mililitros e guardou o restante. O total, em mililitros, de aromatizador que Carolina guardou foi
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: IPREMM - SP
Q1186137 Português
Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.
 Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”
Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha. 
“Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?” 
Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.
 A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia amplianda, odiosa restringenda.* 
Não sei se ele entendeu.
 (Boris Fausto. O brilho do bronze – um diário. Cosac Naify, 2014. Adaptado)
 * “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.
De acordo com o texto,
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: D