Questões de Concurso
Comentadas para nível fundamental
Foram encontradas 4.807 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Ter idade superior a vinte e um anos.
II. Ser habilitado, no mínimo, na categoria B.
III. Não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos doze meses.
IV. Ser aprovado em curso especializado da área.
Está CORRETO o que se afirma em:
Preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas:
( ) É vedada a condução de escolares em número superior à capacidade estabelecida pelo fabricante, devendo a lotação permitida estar fixada em local visível.
( ) O uso do cinto de segurança é obrigatorio apenas para o condutor e para os alunos que viajam nos bancos dianteiros do veículo.
( ) O veículo destinado à condução coletiva de escolares deve possuir cintos de segurança em número igual à sua lotação.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
I. O veículo deve possuir registro como veÍculo de passagei ros.
II. É exigida inspeção semestral para a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
III. É obrigatória a pintura de faixa horizontal na cor amarela, com o dístico ESCOLAR em preto.
Está CORRETO o que se afirma em:
Acerca das partes, com base na Lei Orgânica, pode-se afirmar que:
Os Secretários do Munícípio, de lívre nomeação e demissão pelo Prefeito, são escolhidos dentre brasíleiros, maiores de dezoito anos, no gozo dos direitos políticos e estão sujeítos, desde a posse, às mesmas incompatibilidades e proibíções estabelecidas para os Vereadores, no que couber.
Acerca do texto, pode-se afirmar que ele está:
I. Sustar atos do Poder Executivo que exorbitem da sua competência, ou se mostrem contrários ao interesse público.
II. Exercer a fiscalização da administração financeira e orçamentária do tr/unicípio, com o auxílio do Tribunal de Contas do Município, e julgar as contas do Prefeito.
III. Fixar a remuneração de seus membros, do Prefeito e do Vice-Prefeito.
Está(ão) CORRETA(S)
I. O ponto de interrogação foi empregado na fala do menino para expressar uma dúvida ou um questionamento sobre o funcionamento do livro.
II. O ponto de exclamação na fala da menina serve para dar ênfase ao seu entusiasmo e demonstrar a sua firmeza ao dar a resposta afirmativa.
III. O ponto de exclamação é utilizado na charge com a função exclusiva de indicar que a personagem está chorando e gritando com o amigo.
Está CORRETO o que se afirma em
( ) A palavra NEGÓCIO possui três sílabas, sendo separadas da seguinte forma: ne-gó-cio.
( ) A sílaba tônica da palavra NEGÓCIO e a última, o que a classifica gramaticalmente como uma palavra oxítona.
( ) A palavra NÃO é formada por apenas uma sÍlaba, sendo classificada como uma palavra monossílaba.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
A menina afrrma animada que o livro vai turbinar o seu tico e teco. Nesse cenário da charge, a palavra turbinar possui o sentido de ______, enquanto a expressão popu/ar tico e teco refere-se ______.
Preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990) dita as diretrizes fundamentais para o público infanto-juvenil, em especial sobre a convivência familiar. Diante disso, analise o trecho abaixo:
A manutenção ou reintegração de criança ou adolescente à sua família natural terá ______ em relação a qualquer outra providência Legal. Já a adoção é medída ___ e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem.
Preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas:
I. A medida de afastamento do convívio familiar tem caráter estritamente excepcional e provisório. II. Deve-se incentivar o desmembramento de grupos de irmãos para facilitar a inserção em famílias substitutas separadas. III. A permanência da criança em serviço de acolhimento não se prolongará por mais de dois anos, salvo comprovada necessidade. IV.A simples falta de recursos materiais da família constitui motivo legal e suficiente para afastar a criança do convívio familiar.
Está CORRETO o que se afirma em:
