Questões de Concurso Público Prefeitura de Blumenau - SC 2026 para Professor de Anos Iniciais
Foram encontradas 20 questões
(__)X tem prioridade para superar as situações críticas, sem necessidade da pactuação, mantida a adesão ao Programa.
(__)Y recebe a mesma dispensa de pactuação, pois a ampliação tecnológica também integra a infraestrutura escolar.
(__)Para Y, a pactuação exige comprovar avanços em acesso e rendimento, com melhoria da aprendizagem e redução de desigualdades.
À luz da Lei n.º 15.388/2026, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
"um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita"
SOARES, Magda. Letramento: um tema de três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Tendo como referência as contribuições de Magda Soares (2017), que considera que o processo de alfabetização envolve tanto a apropriação do sistema de escrita quanto a inserção da criança em práticas sociais de leitura e escrita, analise as assertivas a seguir:
I.A definição de objetivos para a leitura contribui para orientar a construção de sentidos e deve estar relacionada às características da situação de leitura.
II.A compreensão leitora pode envolver a articulação entre informações explicitadas no texto, conhecimentos do leitor e condições sociais e culturais de produção.
III.Para garantir uma leitura objetiva, é necessário evitar que os estudantes mobilizem conhecimentos prévios, pois estes podem interferir na identificação do sentido produzido pelo autor.
IV.Diferentes finalidades de leitura podem demandar diferentes modos de abordagem do texto, como localizar uma informação, estudar um conteúdo ou apreciar uma obra.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta a concepção de ensino relacionada a essa proposta:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os elementos do planejamento com suas respectivas ações pedagógicas:
Primeira coluna: Elementos do planejamento
1.Objetivo de aprendizagem
2.Conceitos
3.Procedimentos
4.Mediação docente
5.Avaliação
Segunda coluna: Ações pedagógicas
(__)Acompanhar as produções dos estudantes, identificando se reconhecem a finalidade do gênero e conseguem organizar seus textos de acordo com a situação comunicativa.
(__)Desenvolver atividades de leitura, análise, planejamento, produção e revisão de cartas ao longo das diferentes etapas da sequência.
(__)Compreender as características, a finalidade, a estrutura e os elementos constitutivos da carta de reclamação.
(__)Formular perguntas, apresentar exemplos, retomar conhecimentos e oferecer orientações durante a realização das atividades.
(__)Reconhecer a função social e as características do gênero carta de reclamação e utilizá-las na produção de um texto dirigido a um interlocutor real.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I.Comparar imagens de uma mesma área urbana em diferentes anos para identificar transformações na paisagem.
II.Localizar estados brasileiros em um mapa político e memorizar seus nomes e capitais.
III.Investigar como a instalação de uma nova via altera os deslocamentos, as atividades econômicas e o uso dos espaços do entorno.
IV.Relacionar a produção de determinado alimento às condições naturais, às técnicas utilizadas e às relações de trabalho envolvidas.
De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, as situações que favorecem de maneira mais ampla o desenvolvimento do raciocínio geográfico são:
Considerando uma abordagem Histórico-Cultural do ensino de Ciências, assinale a alternativa que melhor descreve essa organização:
Primeira coluna: Tipos de avaliação
1.Avaliação diagnóstica
2.Avaliação formativa
3.Avaliação somativa
Segunda coluna: Situações pedagógicas
(__)Antes de iniciar o trabalho com frações, a professora propõe uma atividade para identificar os conhecimentos que os estudantes já possuem sobre repartição de quantidades e representação numérica.
(__)Durante o desenvolvimento de uma sequência didática, a professora analisa as produções realizadas pelos estudantes, identifica as dificuldades e reorganiza algumas atividades para atender às necessidades observadas.
(__)Ao final de uma unidade de ensino, a professora realiza uma atividade sistematizada para verificar as aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes em relação aos conteúdos trabalhados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de associação entre as colunas:
Ao encontro disso, considerando-se a ética no serviço público, assinale a alternativa que apresenta o critério ético adequado para orientar essa elaboração: