Questões de Concurso Público UFRGS 2026 para Administrador

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990383 Administração Pública
Josefina, cidadã interessada em estar informada sobre as atividades da Administração Pública Federal, especialmente no que diz respeito à educação e à gestão da educação pública, reside em um município onde os gestores públicos não disponibilizam integralmente os dados solicitados sobre a gestão escolar. Considerando a situação descrita e as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), assinale a alternativa que indica o princípio da educação nacional mais diretamente violado nesse caso.
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990396 Administração Pública
Sobre os modelos de Administração Pública, analise as assertivas a seguir:

I. A Administração Pública patrimonialista caracteriza-se pela ausência de distinção clara entre o patrimônio público e o patrimônio privado do governante, havendo forte presença de relações pessoais e clientelismo.
II. A Administração Pública burocrática fundamenta-se na formalização de procedimentos, na impessoalidade e na profissionalização do serviço público como pilares para a organização da gestão estatal.
III. A Administração Pública gerencial enfatiza o controle de resultados, a eficiência e a qualidade na prestação dos serviços públicos, mantendo foco predominantemente nos meios e na rigidez processual.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990397 Administração Pública
No contexto da gestão de processos e da melhoria contínua na Administração Pública, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990399 Administração Pública
Um tribunal estadual implementou pequenas melhorias em seu sistema eletrônico de protocolo ao longo do último ano. As mudanças incluíram simplificação de campos redundantes no formulário digital, redução do número de cliques necessários para finalizar o envio de documentos, ajustes na interface, para facilitar a navegação dos usuários internos, e atualizações periódicas, para correção de falhas operacionais. As alterações não modificaram a estrutura do serviço nem alteraram o modelo institucional de atendimento ao público e resultaram em maior agilidade e redução de erros processuais. De acordo com a tipologia clássica da gestão da inovação, essas mudanças caracterizam inovação
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990401 Administração Pública
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pela Lei nº 14.914/2024, tem como objetivo principal:
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990407 Administração Pública
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as entidades da Administração Pública Indireta às suas respectivas características.

Coluna 1

1. Autarquia.
2. Fundação pública.
3. Empresa pública.
4. Sociedade de economia mista.

Coluna 2

( ) Pessoa jurídica de direito privado, com capital exclusivamente público, podendo adotar qualquer forma societária admitida em direito.
( ) Pessoa jurídica criada por lei específica, com personalidade jurídica de direito público, destinada ao desempenho de atividades típicas da Administração.
( ) Pessoa jurídica de direito privado, organizada sob a forma de sociedade anônima, cujo capital é composto por recursos públicos e privados, com controle acionário do Poder Público.
( ) Entidade destinada à execução de atividades de interesse social, podendo ter natureza jurídica de direito público ou privado, conforme sua instituição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990409 Administração Pública
Uma universidade federal encontra-se em processo de renovação de seu PDI. Com base na legislação vigente que regulamenta o PDI das instituições de ensino superior, analise as assertivas abaixo sobre esse instrumento:

I. Serve como ferramenta de planejamento estratégico e de avaliação institucional pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
II. Sua construção é coletiva, via consultas públicas, comissões temáticas, seminários e aprovação por conselhos superiores.
III. Integra-se a outros planos, como ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Plano Plurianual (PPA), promovendo governança participativa e eficiência, com foco em excelência, responsabilidade social e desenvolvimento regional.
IV. Foca nas normas de cursos, como calendário acadêmico, concursos, revalidação de diplomas, critérios de produção científica, entre outros.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990416 Administração Pública
Em uma universidade federal brasileira, o principal documento que define os rumos estratégicos da instituição, estabelecendo missão, visão, valores, objetivos acadêmicos e ações para ensino, pesquisa, extensão, pós‑graduação e gestão, servindo ainda como referência obrigatória para a avaliação institucional e para o reconhecimento e autorização de cursos pelo Ministério da Educação, de acordo com a legislação vigente, é o:
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990419 Administração Pública
Com base nos fundamentos do Planejamento Estratégico Situacional (PES) desenvolvido por Carlos Matus (2006), sobre uma característica associada a esse método, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC Órgão: UFRGS Prova: FUNDATEC - 2026 - UFRGS - Administrador |
Q3990421 Administração Pública
As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) integram o sistema público de educação superior brasileiro, compreendendo principalmente universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFs), centros federais de educação tecnológica (Cefets) e algumas instituições equivalentes. Sobre as IFES, analise as assertivas abaixo:

I. As IFES normalmente são organizadas em hierarquia institucional, com reitoria ou equivalente no nível central e campi (unidades descentralizadas) espalhados pelo território nacional, garantindo presença em diferentes regiões e municípios.
II. O funcionamento das IFES é regido por normas do Ministério da Educação (MEC) e pela Constituição Federal, vinculando‑se a princípios como gratuidade, autonomia didático‑científica, gestão democrática e responsabilidade social.
III. Operam por meio de planos institucionais, como PDI, regimentos internos, planos de ensino, pesquisa e extensão, e órgãos colegiados.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: B
6: A
7: E
8: E
9: C
10: E