Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Farmacêutico assistencial com ênfase no cuidado da tuberculose drogarresistente e logística farmacêutica
Foram encontradas 24 questões
Sobre a prescrição de antibióticos, conforme RDC nº 471/2021, pode-se afirmar que:
O medicamento é considerado uma tecnologia em saúde, e por isso pode se utilizar de avaliações econômicas para inferir custos e benefícios de um novo tratamento, bem como da incorporação de um novo serviço. Na avaliação econômica, custos são comparados com suas consequências, em termos de melhoria da saúde. Assim, consideramse custos diretos, indiretos e intangíveis para essa avaliação, conforme apresentado na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os exemplos da Coluna II.
Coluna I
1. Custos diretos
2. Custos indiretos
3. Custos intangíveis
Coluna II
( ) medicamentos, exames complementares, honorários profissionais, hospitalizações e cirurgias
( ) dias de trabalho perdidos, incapacidade de realizar as atividades profissionais e tempo gasto no deslocamento
( ) sofrimento, dor, tristeza e redução da qualidade de vida.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Os profissionais de saúde que manejam os tratamentos especiais e de tuberculose drogarresistentes (TB DR) devem estar familiarizados com o manejo dos efeitos adversos dos medicamentos, evitando assim a suspensão desnecessária do tratamento. Alguns desses medicamentos estão listados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com as reações adversas da Coluna II.
Coluna I
1.linezolida
2. clofazimina
3. moxifloxacino
Coluna II
( ) Pigmentação rósea ou marrom-escura em pele, córnea e conjuntivas.
( ) Acidose lática.
( ) Sintomas psicóticos e depressão.
( ) Neurite ótica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Conforme a atual classificação dos medicamentos para composição dos esquemas de tratamento da tuberculose drogarresistente, cujos Grupos estão listados na Coluna I, estabeleça a correta correspondência com os medicamentos da Coluna II.
Coluna I
1. Grupo A
2. Grupo B
3. Grupo C
Coluna II
(1) Levofloxacino, moxifloxacino, bedaquilina, linezolida.
(2) Clofazimina, terizidona.
(3) Etambutol, delamanida, pirazinamida, imipenem-cilastatina, ou meropenem, amicacina ou estreptomicina, etionamida, ácido paraminossalicílico.
A sequência correta, de cima para baixo, é: