Questões de Concurso
Para assistente em administração
Foram encontradas 15.931 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Situação 1 – A chefe do Setor W não gosta de lidar com conflitos: crê que todo conflito é disfuncional e deve ser evitado a todo custo.
Situação 2 – A chefe do Setor K identificou divergências na equipe sobre como o trabalho deveria ser realizado. Por acreditar que o conflito é não apenas uma força positiva em um grupo, mas absolutamente necessário para que seu desempenho seja eficaz, ela criou uma meta compartilhada que não pode ser atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes.
Situação 3 – O chefe do Setor H, ao perceber discordâncias na equipe com relação ao conteúdo e aos objetivos do trabalho, definiu o que deveria ser feito por cada um e com qual intuito, encaminhando, em seguida, um e-mail informando sua decisão aos membros do setor.
O diretor do Setor X de uma universidade federal tem sido elogiado por seu trabalho, pelo fato de demonstrar capacidade para influenciar os membros da equipe para alcançar metas e objetivos. Já o diretor do Setor Y tem sido criticado por não conseguir exercer tal influência sobre os membros de sua equipe. Por sua vez, um servidor do Setor Y, subordinado ao diretor desse setor, tem conseguido influenciar seus colegas de mesmo nível hierárquico a alcançar as metas e objetivos.
Servidora 1: “Sinto-me motivada, pois nunca meço esforços para realizar as minhas atividades”.
Servidora 2: “Sinto-me motivada, pois nunca meço esforços rumo ao atingimento dos objetivos da organização”.
Servidora 3: “Sinto-me motivada, pois nunca meço esforços e os mantenho até que os objetivos organizacionais sejam alcançados”.
Servidor 1: Alto, 23 anos, branco, cabelos castanhos, lisos e curtos, olhos castanhos. É do gênero masculino. Embora não seja praticante, identifica-se com a religião islâmica, influenciado por sua família. Mencionou que o bisavô é natural da Arábia Saudita. Fez todo o Ensino Médio numa escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, onde nasceu. Gosta de trabalhar em equipe, estar com a família e os amigos. Não gosta muito de discutir sobre política partidária no ambiente de trabalho, mas faz questão de sempre se manifestar favoravelmente às pautas antirracistas, especialmente depois de ter visto um amigo de infância sofrer com preconceito.
Servidor 2: Não se considera nem alta, nem baixa. É mais velha, tem 60 anos, negra, cabelos avermelhados e crespos, olhos castanhos. Identifica-se como mulher trans. Considera-se uma católica praticante, bastante influenciada pela família, que é natural de Salvador, Bahia. Fez todo o Ensino Médio numa tradicional escola particular de sua cidade. Tal qual seu colega, gosta de trabalhar em equipe, além de estar com a família e os amigos. É filiada a um partido político, mas evita falar sobre o assunto no ambiente de trabalho, segundo ela, para evitar polêmicas. Fora do ambiente de trabalho, é bastante engajada na causa antirracista.
Situação 1 – Uma assistente administrativa, ao observar a agenda de sua chefia imediata para o dia seguinte, verificou que a chefe estaria em uma reunião para decidir as estratégias, os objetivos e os guias que integram e coordenam as atividades da universidade.
Situação 2 – Após diálogo com uma funcionária do setor de gestão de pessoas de uma universidade, um assistente administrativo percebeu que havia um problema relacionado aos mecanismos de coordenação e comunicação entre seus membros.
Situação 3 – O setor de desenvolvimento de pessoas de uma universidade identificou a necessidade de uma capacitação a respeito de motivação e liderança aos principais gestores de cada setor.
I. O modo de disputa poderá ser, isolada ou conjuntamente, _________, hipótese em que os licitantes apresentarão suas propostas por meio de lances públicos e sucessivos, crescentes ou decrescentes.
II. A utilização isolada do modo de disputa _________ será vedada quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto.
III. A utilização do modo de disputa _________ será vedada quando adotado o critério de julgamento de técnica e preço.
I. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.
II. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social deverão ser depositados a título irrevogável em instituições arquivísticas públicas.
III. Ficará sujeito exclusivamente à responsabilidade de natureza administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.