Foram encontradas 1.376 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca. Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger. Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de “ver sem olhar”. Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda. Isso nos tem levado à autoproteção ou a uma atitude passiva, já que não é preciso fazer nenhum esforço, pois a propaganda e as imagens se encarregam de nos invadir. Entretanto, para apreciar a arte e saber ler imagens, uma primeira habilidade que precisamos renovar, estimular e desenvolver é a observação. Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar. Se pedirmos a um amigo que descreva alguém, ele pode dizer genericamente: alto, magro, de meia-idade: ou então ser bem específico: tem aproximadamente 1 metro e oitenta, é magro, está vestido com uma calça azul, camisa branca, tênis, jaqueta de couro marrom, tem cabelos escuros, encaracolados, curtos, olhos azuis, usa costeletas, tem um sinal escuro do lado direito do rosto e cerca de 40 anos. Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade.
OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte. Ed. Nova Fronteira. 2001
Assinale a opção que indica o objetivo principal do texto.
( ) Deve acompanhar, discutir e buscar alternativas para diminuir o índice de reprovação dos educandos e abandono escolar. ( ) Por ter capacidade de influência, de iniciativa e dinamismo na tomada de decisões, frente aos técnicos pedagógicos e professores, é quem deve estabelecer os caminhos e o que deve ser feito. ( ) Deve acompanhar e assegurar o efetivo cumprimento dos dias letivos e horasaula estabelecidas.
I. Articulação entre teoria e prática. II. Condução e planejamento pelos próprios professores. III. Valorização do trabalho em equipe, instigando processos de mudança e práticas concretas de intervenção. IV. Incentivo aos professores para que eles deem visibilidade social ao seu trabalho.
1. Perspectiva acadêmica. 2. Perspectiva técnica. 3. Perspectiva prática. 4. Perspectiva de reconstrução cultural.
( ) Concebe o ensino como uma ciência aplicada e o docente como um especialista. ( ) Ressalta o fato de que o ensino é um processo de transmissão de conhecimentos e de aquisição da cultura pública que a humanidade acumulou. ( ) Concebe o ensino como uma atividade crítica, uma prática social saturada de opções de caráter ético, na qual os valores que presidem sua intencionalidade devem ser traduzidos em princípios de procedimentos. ( ) Concebe o ensino como uma atividade complexa que se desenvolve em cenários singulares claramente determinados pelo contexto, com resultados em grande parte imprevisíveis e carregados de conflitos de valor.
I. É uma etapa do ciclo de vida que tem um caráter de transição entre a infância e a vida adulta. II. A juventude teria nascido da necessidade de um tempo de preparação dos indivíduos para a realização das complexas tarefas de produção que caracterizam a modernidade. III. É através da escola que se constrói o processo de “socialização juvenil”, isto é, de constituição de um grupo social particular, com uma cultura e valores próprios.