Questões de Concurso Para semul de recife - pe

Foram encontradas 120 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3193387 Psicologia
Na Terapia Cognitivo Comportamental, existe um pensamento disfuncional que, conforme Beck, “corresponde a estruturas cognitivas internas, relativamente duradouras, de armazenamento de características genéricas ou prototípicas de estímulos, ideias ou experiências, que são utilizadas para organizar novas informações de maneira significativa, determinando como os fenômenos são percebidos e conceitualizados” (1999).
Esse tipo de pensamento disfuncional denomina-se, CORRETAMENTE, de
Alternativas
Q3193386 Psicologia
Dentre as características de elaboração de documentos psicológicos, no caso, um Relatório Psicológico, assinale a alternativa que o descreve INCORRETAMENTE.
Alternativas
Q3193385 Psicologia
Considere o seguinte depoimento de Maria, 39 anos:
“Suas formas de agressão eram variadas. De muitas maneiras. Agredia verbalmente chamando palavrões diversos. Outras vezes, ficava num silêncio profundo. Eu imaginava que ele estava pensando em como ia me matar. Noutras, manipulava minhas ações, eu não sabia o que ele queria ou não fazer. Era um inferno, um inferno”.
Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, o tipo de violência descrito.
Alternativas
Q3193384 Psicologia
Muitas são as técnicas de psicoterapias existentes na psicologia, como, por exemplo, a de Rogers, sobre a qual é INCORRETO afirmar que o terapeuta
Alternativas
Q3193383 Psicologia
Sobre a psicose, temos a seguinte afirmação:
‘‘Destes processos, a instância mediadora da realidade subjetiva e dos objetos do mundo externo, o ___________, entra em falência, o que fez com que muito popularmente reconhecesse as psicoses como “falhas das funções do __________”’’.
Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, os espaços: 
Alternativas
Q3193382 Psicologia
Considerando a existência e distinção entre as estruturas de personalidade, observe as seguintes definições:
I. Implica numa relação libidinal com a realidade, em que os sintomas manifestos são tentativas secundárias de reestruturação do laço objetal.
II. Obtenção do prazer associado a outros objetos, outras zonas corporais ou a determinadas condições extrínsecas.
III. Afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica do conflito psíquico, constituindo um compromisso entre o desejo e a defesa.
Diríamos que tais definições se referem, respectivamente, à
Alternativas
Q3193379 Pedagogia
A gestora de uma escola, ao assumir a unidade, em sua apresentação, realizou um amplo debate com toda a comunidade, buscando garantir uma comunicação eficaz entre todos os membros da instituição, para compartilhar as melhores ações previstas de forma que pudesse atender todas as pessoas. Neste debate ela afirmou que buscará, frequentemente, revisar e discutir os estatutos da escola para ter certeza de que as práticas estejam sendo realizadas para toda a comunidade. Em seguida, ela procurou fazer uma análise do currículo escolar para garantir que todas as pessoas se vejam nele refletidas. Dessa forma, ela informou ao corpo docente que seria necessário atualizar o currículo para espelhar a população atual da escola e isso fará com que os estudantes se sintam conectados ao currículo, aumentando as oportunidades de aprendizagem, a retenção e o envolvimento de conteúdos. As ações desenvolvidas por essa gestora indicam que ela se pauta em princípios da
Alternativas
Q3193378 Direitos Humanos
O Grupo Pró-Vida está realizando um estudo acadêmico sobre mulheres vítimas de violência doméstica em diversas áreas do Recife. Com participação livre, preservando o anonimato e a integridade das colaboradoras do estudo, após esclarecer os riscos e benefícios dessa pesquisa, é obrigação dos pesquisadores envolvidos, junto às participantes voluntárias do estudo
Alternativas
Q3193377 Serviço Social
Uma família é apática e passiva, não se importando muito com a situação da criança; tem baixa autoestima e severo desleixo com higiene; é despreocupada em resolver as necessidades de atenção da criança. A criança dessa família, por sua vez, tem problemas de saúde, como obesidade, afecção da pele, distúrbios do sono e dificuldades na fala. Numa análise da situação por uma equipe multidisciplinar, esses podem ser considerados fortes indicadores de
Alternativas
Q3193376 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Segundo o Art. 136 do ECA, no contexto da intervenção profissional em diversos contextos sociais, NÃO é atribuição do Conselho Tutelar:
Alternativas
Q3193375 Direitos Humanos
O conceito de intersexual é baseado em definições compartilhadas pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), incluindo uma ampla gama de diferentes variações subjacentes às condições das pessoas. Estas podem ser determinadas no pré-natal, no nascimento, durante a puberdade e em outros momentos de vida. Este conceito está atrelado
Alternativas
Q3193374 Direito Penal
A Lei Nº 13.104, de 9 de março de 2015 altera o art. 121 do Decreto-Lei Nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, para incluir o feminicídio no rol dos crimes hediondos.
Nessas condições, assinale a alternativa em que se é considerado um agravante do feminicídio, podendo aumentar em um terço o tempo de pena.
Alternativas
Q3193373 Psicologia
A violência psicológica contra as mulheres é a agressão emocional, tão ou mais grave que a física. Ocorre como comportamento típico de quem ameaça, rejeita, humilha, discrimina compulsivamente, configurando, muitas vezes, crime de ameaça. Há uma forma de abuso psicológico em que informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.
Essa descrição caracteriza, do ponto de vista psicológico, a violência dita como
Alternativas
Q3193372 Direitos Humanos
A Lei Maria da Penha é fruto da luta de mulheres e de movimentos feministas pelo enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil. Essa Lei é resultado da condenação internacional sofrida pelo Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, pelo caso nº 12.051.
NÃO É um aspecto da Lei Maria da Penha:
Alternativas
Q3193371 Saúde Pública
O conceito de vulnerabilidade surgiu na década de 1980, inserido em discussões da saúde pública, ganhando maior notoriedade e espaço, o que o fez avançar para além do conceito epidemiológico de risco, grupo de risco e comportamento de risco. Esse conceito surge como resposta à epidemia de 
Alternativas
Q3193370 Ciência Política
No período atual do capitalismo, um dos mecanismos ideológicos utilizados para ocultar a natureza destrutiva do sistema social vigente consiste em (no, na)
Alternativas
Q3193344 Pedagogia
Quanto às atribuições do Educador Social, analise as afirmativas a seguir:
I. Os educadores sociais devem desenvolver atividades que possam ajustar e disciplinar as famílias e os adolescentes em situação de medidas socioeducativas.
II. Os educadores sociais desempenham suas atividades prioritariamente como voluntários, vinculados à Igreja ou a organizações não-governamentais, desenvolvendo suas ações na própria rua.
III. O trabalho do educador social, no âmbito das políticas públicas e em qualquer outro meio institucional está voltado, prioritariamente, ao trabalho individual com a população em situação de rua e pessoas em situação de violências.
IV. Ao longo do tempo, o lócus de atuação do educador social se ampliou, e este passou a integrar significativamente o quadro das instituições governamentais.
V. Romans (2003) afirma que o educador social é o profissional da educação social que deve traduzir em objetivos educativos a incumbência que a organização lhes confere; que seus usuários podem ser pessoas, grupos e instituições; que tem definido um marco de atuação; que pode estar integrado em equipes de trabalho; que dispõe de recursos institucionais públicos ou privados e que requer uma formação contínua para otimizar o seu desenvolvimento pessoal e melhorar no exercício de sua profissão.
Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3193342 Pedagogia
Sobre o trabalho em grupo e sua dinâmica, analise as afirmativas a seguir:
I. Um grupo se constrói através da constância da presença dos sujeitos, na constância da rotina e de suas atividades.
II. Um grupo se constrói na organização sistematizada de encaminhamentos e das intervenções por parte do educador.
III. O trabalho em grupo é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e resolução de conflitos.
IV. No trabalho em grupo, a escuta ativa é uma habilidade especializada que envolve dar toda a atenção, fazer perguntas esclarecedoras e fornecer feedback somente após a compreensão do que foi dito.
V. No trabalho em grupo, é importante definir funções e responsabilidades claras, reduzindo a sobreposição de tarefas e aumentando a eficiência da comunicação em grupo.
Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3193340 Serviço Social
Sobre os conceitos de vulnerabilidade social, de acordo com Carmo e Guizardi (2018), analise as afirmativas abaixo:
I. Conceitos sobre vulnerabilidade surgem na área da saúde reordenando as práticas de prevenção e promoção para um enfoque mais contextualizado e atento ao aspecto social. De modo semelhante, na assistência, o conceito de vulnerabilidade é adjetivado pelo termo social, que indica a evolução do entendimento acerca das privações e desigualdades ocasionadas pela pobreza.
II. A partir dos anos 1990, inicia-se um esforço teórico para a compreensão do fenômeno da pobreza e suas consequências para além do enfoque nas variáveis puramente econômicas.
III. Os organismos internacionais, a partir da década de 1980, sugerem o uso do termo vulnerabilidade sociais, em uma perspectiva crítica e a partir da totalidade social, para caracterizar a população em exclusão social.
IV. Muito embora se deva considerar que a vulnerabilidade se instale, em maior grau, nas populações pobres, nas sociedades capitalistas contemporâneas, em que as relações sociais se desenvolvem por modos marcadamente complexos, a questão econômica é relevante, porém não determinante.
V. A palavra vulnerabilidade foi inserida na Política de Assistência Social, a partir de 1980, como condição inerente ao Ser Humano, que necessita de ajuda.
Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3193339 Sociologia
Sobre os princípios de Empoderamento das Mulheres, de acordo com a ONU Mulheres (2017), analise as afirmativas a seguir:
I. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
II. Tratar todos os homens de forma justa no trabalho – respeitando as hierarquias, apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
III. Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
IV. Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária.
V. Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.
Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: C
6: B
7: E
8: C
9: D
10: B
11: A
12: D
13: C
14: E
15: A
16: B
17: D
18: E
19: C
20: B