Foram encontradas 585 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
• Pode ser entendido, em linhas gerais, como aquele no qual o sujeito é o polo regente do processo de conhecimento. É ele (o sujeito) que, por meio da consulta à sua razão, constrói o objeto, ou seja, estabelece os pressupostos para defini-lo.
• O conhecimento é o objeto a ser estudado, que pode ser abordado deste ponto de vista ou de um ponto de vista ontológico.
• Em outra perspectiva, esta abordagem comparece apenas como uma abordagem possível e a ela se opõe a abordagem ontológica, por ocasião da prioridade da objetividade no processo de conhecimento.
As características acima definem o conceito:
( ) Os denominados cuidadores afetivo-familiares são profissionais que desempenham seu papel conscientes de que cuidarão de uma pessoa doente fora de seu ciclo afetivo mais íntimo.
( ) Entende-se que os termos “cuidador” e “acompanhante” neste contexto possuem exatamente o mesmo significado, considerando que a atuação do cuidador incorpora o ato de ser acompanhante.
( ) O transplante é um processo cirúrgico no qual é realizada a transferência de órgãos sólidos e tecidos de um sujeito para outro; este procedimento tem como objetivo restabelecer funções corporais do receptor acometido por doença crônica e/ou grave.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A responsabilização da família no acompanhamento das pessoas com transtorno mental pode se associar a Políticas de Saúde que não contemplem o papel do Estado na garantia do cuidado junto à família, o que culmina na judicialização da ação de saúde.
II. A proposta dos CAPS é de colocar as pessoas que apresentam transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas em abstinência, a partir de uma visão de doença que precisa ser curada.
III. A reforma psiquiátrica está presente no clientelismo e no assistencialismo, sendo destacada a criminalização da pobreza e a culpabilização dos indivíduos como se houvesse falta de vontade para superá-la.
Quais estão corretas?
( ) O atendimento afetivo insistente é desenvolvido através de uma metodologia de diversas aproximações estimuladas com os usuários. Para isso são pensadas com base na relação de confiança, respeitando o momento desses usuários. E o trabalhador não desiste, mesmo sem ter tido resultados, por vezes nada concretos, nesses primeiros encontros.
( ) O Consultório na Rua, sendo um serviço integrante da RAPS, desenvolve ações no campo da atenção básica e da saúde mental à população em situação de rua in loco, de forma itinerante e compartilhada com outros pontos de atenção à saúde.
( ) O capitalismo desumaniza o homem e suas relações, a propriedade privada leva a redução ao homem individualista, pois este só é possuidor de algo material, e passa a substituir os sentidos de “ser” para o “ter”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) É importante criar protocolos e rotinas de ação que possibilitem a organização, normatização e sistematização do cotidiano do trabalho profissional. Registrar os atendimentos sociais no prontuário único com objetivo de formular estratégias de intervenção profissional e subsidiar a equipe de saúde quanto às informações sociais dos usuários, resguardadas as informações sigilosas.
( ) O profissional precisa realizar uma abordagem individual e/ou grupal, tendo como objetivo trabalhar os determinantes sociais da saúde dos usuários, familiares e acompanhantes, sendo possível realizar este trabalho com as famílias no momento da visita ao usuário internado.
( ) Compete ao profissional de Serviço Social esclarecer ao usuário sobre sua condição de saúde, tendo como parâmetro os condicionantes sociais que influenciam o processo saúde-doença, a fim de fortalecer o usuário e a sua família, sem interferir na conduta de outro profissional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: