Questões de Concurso Público IF-PB 2025 para Professor EBTT - Química

Foram encontradas 7 questões

Q3987150 Pedagogia
A educação superior tem como uma de suas finalidades estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. À luz da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), é correto afirmar, quanto aos cursos e programas abrangidos pela educação superior, que
Alternativas
Q3987151 Pedagogia
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA abrange a formação inicial e continuada de trabalhadores e a educação profissional técnica de nível médio. Com base no Decreto nº 5.840/2006, que institui o PROEJA e dá outras providências, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3987182 Pedagogia
Assinale a alternativa que apresenta a teoria do ensino que enfatiza que a base de sua compreensão não reside na potencialidade dos estímulos externos à ação de ensinar, mas na personalidade pensante e interveniente do professor, como “coprotagonista” da ação de ensinar, tendo em vista que o professor e os alunos são os mediadores da interação formativa. 
Alternativas
Q3987183 Pedagogia
Sobre a pesquisa como uma metodologia de apropriação ativa do conhecimento, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

(  ) Parte-se do princípio de que o sujeito aprende quando se envolve ativamente no processo de produção de conhecimentos, desenvolvendo uma atividade mental, usando a linguagem e a comunicação com o outro.  

(  ) A pesquisa, enquanto metodologia de ensino, tem como foco principal a transmissão organizada de conteúdos pelo professor, e a participação do aluno relaciona-se à execução de tarefas previamente definidas.

(  ) Na metodologia investigativa, a ênfase recai sobre os resultados obtidos nas pesquisas, sendo secundário o processo de reflexão, análise e reelaboração do conhecimento pelos participantes.

(  ) Ensinar a pesquisar é o que se propõe, ou seja, criar situações e atividades que propiciem aos alunos aprender a observar, a formular uma questão de pesquisa, a encontrar dados e instrumentais que lhes permitam elucidar tal questão e os tornem capazes de expressar os seus achados e suas novas dúvidas.
Alternativas
Q3987184 Pedagogia
Com base na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, a relação professor-aluno deve ser compreendida como
Alternativas
Q3987185 Pedagogia
As discussões sobre o currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica têm buscado superar a histórica dualidade entre a formação geral e a formação técnica. Nessa perspectiva, o currículo deve
Alternativas
Q3987186 Pedagogia
Considerando as concepções sobre tecnologia educacional e os desafios da sua aplicação pedagógica, assinale a alternativa que está em consonância com a potencialidade das tecnologias educacionais na transformação das práticas pedagógicas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: B
6: C
7: A