Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Diagnós co, epidemiologia molecular e evolução de vírus emergentes e reemergentes

Foram encontradas 15 questões

Q3329114 Técnicas em Laboratório
Sobre o teste de isolamento viral, analise as afirmativas a seguir.

I. O isolamento viral só pode ser realizado em sistemas de culturas celulares in vitro.

II. Para o isolamento viral em culturas celulares in vitro, deve-se sempre utilizar células provenientes de tecido considerado alvo principal da infecção viral no hospedeiro natural.

III. A observação da presença de replicação viral após a inoculação da amostra clínica na cultura celular se dá inicialmente pela observação do aparecimento do efeito citopático, seguido da confirmação por outras técnicas específicas, como imunofluorescência e detecção de ácido nucleico por RT-PCR (biologia molecular).

É correto afirmar que apenas:
Alternativas
Q3329117 Técnicas em Laboratório
No diagnóstico molecular dos vírus, no processo de extração de ácido nucleicos, esses podem ser submetidos a uma solução química chamada FENOL. É correto afirmar que expressa a função dessa solução química: 
Alternativas
Q3329120 Técnicas em Laboratório
No diagnóstico das infecções pelo vírus dengue, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3329126 Técnicas em Laboratório
O diagnóstico dos arbovírus através do isolamento viral em cultura celular permite confirmar a presença de vírion, oriundo da amostra clínica inoculada. Como sistema de isolamento viral, utiliza-se linhagens de células de vertebrado e de invertebrado. O nome e a origem da linhagem celular de invertebrado recomendada para a técnica é: 
Alternativas
Q3329127 Técnicas em Laboratório
Observe as afirmativas a seguir, em relação à manutenção das culturas de células para o isolamento viral de arbovírus:

I. Todas as linhagens celulares necessitam de incubação em atmosfera com 5% de CO2.
II. A temperatura de 37°C é apropriada para a VERO.
III. No preparo de meio de crescimento é recomendado acrescentar soro fetal bovino para uma concentração final de 2%.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3329130 Técnicas em Laboratório
Durante o desenvolvimento de um protocolo de PCR, o desenho dos oligonucleotídeos iniciadores (primers) é uma etapa crucial para o sucesso do mesmo. Por isso, alguns critérios devem ser considerados. Sobre os critérios, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I. A porcentagem recomendada do conteúdo GC é de 40% a 60%.
II. A terminação 3’ deve ser rica em AT.
III. Repetições de bases invertidas ou sequências auto complementares são recomendadas.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Q3329131 Técnicas em Laboratório
As publicações científicas sobre a técnica de amplificação isotérmica mediada por loop aumentaram durante o período da pandemia por COVID-19. Um dos motivos foi a aplicação da estratégia como alternativa para a amplificação do ácido nucleico do SARS-CoV-2. Sobre a técnica é correto afirmar que:
Alternativas
Q3329132 Técnicas em Laboratório
Durante o desenvolvimento de um ensaio de RT-PCR em tempo real e RT-LAMP, é imprescindível entender o princípio das técnicas para a escolha da DNA polimerase adequada. Assim, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3329134 Técnicas em Laboratório
No Brasil, a cocirculação de diferentes arbovírus reforça a necessidade do desenvolvimento de protocolos de diagnóstico molecular rápidos, específi cos, sensíveis e que permitam a detecção, sempre que possível, de mais de um arbovírus na mesma reação. Dentre os protocolos de amplificação do genoma viral, as técnicas em tempo real apresentam vantagens neste contexto, principalmente quando utilizam sondas marcadas com fluoróforos. Sobre a técnica supracitada, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I. As sondas são marcadas com uma molécula que emite fluorescência (quencher) numa extremidade e com uma molécula que absorve a fluorescência (reporter) na outra extremidade.

II. Em um protocolo para alvos múltiplos (multiplex) numa mesma reação, as sondas específi cas para cada sequência genômica poderão ser marcadas com a mesma molécula repórter, necessitando somente de moléculas quencher distintas.

III. Durante o desenho dos oligonucleotídeos, a região de hibridização da sonda deve estar localizada à montante da região de hibridização do primer sense (forward).

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Q3329137 Técnicas em Laboratório
Sobre as tecnologias de sequenciamento de nova geração é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3329141 Técnicas em Laboratório
Durante a padronização de um ensaio de PCR em tempo real multiplex para três alvos distintos, a combinação de fluoróforos mais adequada para marcação das diferentes sondas é: 
Alternativas
Q3329142 Técnicas em Laboratório
Em um ensaio de avaliação de infectividade viral em cultura celular, o sobrenadante da mesma poderá ser submetido às técnicas de extração de ácido nucleico viral e amplificação de DNA ou cDNA para detecção do genoma viral. Para a titulação viral por PCR, utiliza-se:
Alternativas
Q3329143 Técnicas em Laboratório
Sobre os métodos de titulação viral, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3329144 Técnicas em Laboratório
Sobre a relação entre valores de Ct e carga viral em um ensaio de PCR em tempo real, considere as afirmativas a seguir:

I. Quanto maior é o valor do Ct, menor é carga viral. II. Quanto maior é o valor do Ct, maior é a carga viral III. Quanto menor é o valor do Ct, maior é a carga viral.


Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3329145 Técnicas em Laboratório
Para a vigilância de epizootias em primatas não humanos aplicada à vigilância da febre amarela, amostras de sangue total, soro sanguíneo e tecidos são encaminhadas para investigação. São exemplos de técnicas laboratoriais utilizadas no diagnóstico e/ou pesquisa do “genoma viral completo” e “vírion”, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: D
5: B
6: E
7: D
8: D
9: B
10: E
11: A
12: B
13: A
14: D
15: E