Questões de Concurso Público TCE-PE 2026 para Analista de Gestão - Administração - REAPLICAÇÃO

Foram encontradas 80 questões

Q4282388 Redação Oficial
A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários:

a) alguém que comunique;
b) algo a ser comunicado;
c) alguém que receba essa comunicação. 

A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e nos expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos e entidades públicos, o que só é alcançado se, em sua elaboração, for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.

Adaptado de Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. Brasília, 2018. p. 16.

Ao apresentar a justificativa para a existência de um manual de redação para textos oficiais no Brasil, o trecho faz referência a um importante aspecto de qualquer língua, que é a
Alternativas
Q4282389 Redação Oficial
Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. Brasília, 2018. p. 23.

Considerando as orientações do Manual de Redação da Presidência da República e as normas da modalidade padrão da língua portuguesa relativas ao emprego dos pronomes de tratamento, assinale a opção em que a redação está integralmente correta.
Alternativas
Q4282390 Redação Oficial
O texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

I – nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:
a) introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;
b) desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição; e
c) conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed. Brasília, 2018. p. 30.



Ao recomendar o emprego de formas verbais diretas, em substituição a expressões mais cerimoniosas, o Manual de Redação da Presidência da República busca concretizar, predominantemente, a seguinte qualidade fundamental da redação oficial: 
Alternativas
Q4282391 Redação Oficial
A atividade legislativa não constitui um sistema linear e unidimensional em que os atores procedem de forma previsível ou planejada. Ao contrário, a atividade legislativa é formada por um conjunto de interesses diferenciados e de relações de força no complexo campo político. Embora os procedimentos relacionados com a formação da lei estejam previstos de modo mais ou menos detalhado na Constituição, a metodologia empregada na elaboração das leis não observa, necessariamente, um programa previamente definido. É possível, todavia, fixar planos para a elaboração legislativa, como ocorre, normalmente, nos Planos de Governo, nos quais se estabelecem as diretrizes para a legislatura futura.
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. Brasília, 2018. p. 109.

No trecho, o emprego dos advérbios necessariamente e normalmente contribui para a construção do sentido do texto porque
Alternativas
Q4282392 Redação Oficial
As mensagens contêm:

a) brasão: timbre em relevo branco;
b) identificação do expediente: MENSAGEM No , alinhada à margem esquerda, no início do texto;
c) vocativo: alinhado à margem esquerda, de acordo com o pronome de tratamento e o cargo do destinatário, com o recuo de parágrafo dado ao texto;
d) texto: iniciado a 2 cm do vocativo; e
e) local e data: posicionados a 2 cm do final do texto, alinhados à margem direita.
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. Brasília, 2018. p. 43-44.

Ao estabelecer uma organização composicional própria para a mensagem oficial, o Manual evidencia uma característica fundamental dos gêneros textuais, segundo a qual eles
Alternativas
Q4282393 Comunicação Social
DURIGAN DIZ QUE FAZENDA É A MENOS CULPADA POR JUROS ALTOS E DEFENDE AJUSTE FISCAL

Ministro disse que o que "machuca a dívida pública" atualmente é a taxa de juros

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse que o maior gargalo da economia brasileira é a elevada taxa de juros, que prejudica investimentos e pressiona a dívida pública. Mas, segundo ele, sua pasta é a menos culpada por esse ambiente.
"Eu não estou procurando culpados. Porque assim, quem é menos culpado é o Ministério da Fazenda por conta da taxa de juros", disse o ministro em entrevista ao g1. "Nós temos que discutir qual a razão da taxa de juros estar nesse patamar. O debate fiscal, ele importa para a taxa de juros, mas não é a solução, porque essa é a resposta fácil", afirmou.
https://www.diariodepernambuco.com.br/economia/ 2026/07/11718118

A notícia é um gênero textual de caráter informativo, estruturado a partir da apresentação objetiva de fatos de interesse público. No texto, uma de suas características composicionais manifesta-se pela
Alternativas
Q4282394 Português
A transformação começou ainda na infância, quando o que era pra ser dom se tornou pesar. Do pai, ela herdou o gosto pela notícia; da mãe, a vida restrita ao lar. Do mundo, ganhou desgostos; do destino, a falta de escolhas. Formou-se assim a essência da fofoqueira.
BATALHA, Martha. A vida invisível de Eurídice Gusmão. São Paulo: Cia das Letras, 2016. p. 12.

Na construção das características da personagem, que conduz à conclusão sobre sua essência, a autora emprega paralelismo sintático associado à elipse verbal, recurso que contribui, predominantemente, para
Alternativas
Q4282395 Português
Porém, senhor conde, o que fiz de mais importante para ressuscitar o meu porto não foi nenhuma reforma ou construção, mas inventar uns presentes e umas prendas para atiçar o apetite dos mercadores, porque se há um segredo no comércio é saber fazer com que o comprador pense que está tendo vantagens e recebendo mais do que aquilo pelo que pagou.
TORRERO, J. R. e PIMENTA, M. A. Terra Papagalli. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 141.

As conjunções são importantes elementos de coesão textual. Considerando a função sintático-semântica dos conectivos destacados no excerto, assinale a opção correta.
Alternativas
Q4282396 Português
AOS 99 ANOS E COM CINCO TRINETOS, SUPERIDOSA EXPÕE ROTINA NAS REDES SOCIAIS E CONQUISTA INTERNET: 'SOU DIGITAL INFLUENCER'

Recifense, Zuleide Lima começou a gravar vídeos na pandemia, com ajuda da neta, e hoje acumula 332 mil seguidores. 'As pessoas com muita idade não devem parar', afirma.
Aniversários, consultas médicas, partidas de bingo, exercícios físicos e passeios. Com uma rotina que poderia ser o dia a dia de qualquer produtor de conteúdo, a influenciadora Zuleide Lima conquistou milhares de seguidores nas redes sociais, aos 99 anos.
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2026/07/04/

No título da notícia, o vocábulo “superidosa” é um exemplo de criação lexical que se justifica, no contexto, por um processo de formação de palavras caracterizado pela
Alternativas
Q4282397 Português

Q10.png (385×127)

https://diplomatique.org.br/novas-tirinhas-de-andre-dahmer-transformamalgoritmo-em-personagem-intrometido


No último quadrinho, o verbo "tem" é empregado com sentido de existência.



Considerando sua adequação ao contexto de uso da frase, assinale 

Alternativas
Q4282398 Raciocínio Lógico
Durante uma reunião de diretoria, um gestor apresentou o seguinte argumento:

"No mesmo mês em que implementamos o novo sistema de gestão de estoque, as vendas da empresa caíram. Logo, foi a implementação do novo sistema que causou a queda nas vendas."

O raciocínio apresentado pelo gestor constitui um exemplo de falha lógica em que 
Alternativas
Q4282399 Raciocínio Lógico
Durante uma reunião de acompanhamento de projetos, um analista fez a seguinte afirmação:

"Sempre que um projeto ultrapassa o prazo estabelecido, ele é reavaliado pelo comitê de gestão. O projeto Nexus foi reavaliado pelo comitê de gestão. Logo, o projeto Nexus ultrapassou o prazo estabelecido."

A afirmação constitui um argumento com a seguinte estrutura:

Premissa 1: Sempre que um projeto ultrapassa o prazo estabelecido, ele é reavaliado pelo comitê de gestão.
Premissa 2: O projeto Nexus foi reavaliado pelo comitê de gestão.
Conclusão: O projeto Nexus ultrapassou o prazo estabelecido.

Considerando exclusivamente a estrutura lógica do argumento apresentado, é correto afirmar que ele é
Alternativas
Q4282400 Raciocínio Lógico
Durante o planejamento estratégico de uma empresa, a diretoria estabeleceu a seguinte diretriz para a aprovação automática de bônus aos gerentes:

"O gerente receberá o bônus anual se bater a meta de faturamento de sua unidade, e mantiver a rotatividade de pessoal abaixo de 10%, e obtiver índice de satisfação dos clientes (NPS) na zona de excelência."

Considerando estritamente a estrutura lógica dessa diretriz, o bônus anual será concedido automaticamente a um gerente quando ele
Alternativas
Q4282401 Matemática
Em uma auditoria de processos internos, um analista de gestão verificou que a razão entre o número de relatórios preenchidos corretamente e o número de relatórios que apresentaram erros de preenchimento era de 5 para 2.

Considerando estritamente essa relação de proporção, se o volume total de relatórios avaliados na auditoria foi de 91, o número de relatórios que apresentaram erros de preenchimento foi
Alternativas
Q4282402 Raciocínio Lógico
Durante a revisão do manual de conduta e governança de uma empresa, o comitê de compliance estabeleceu a seguinte regra para os gestores de projetos:

“Se o orçamento do projeto for aprovado com restrições, então a auditoria interna revisará os contratos dos fornecedores”.

Do ponto de vista da lógica proposicional, a proposição equivalente à regra estabelecida pelo comitê é 
Alternativas
Q4282403 Raciocínio Lógico
Ao definir as políticas de segurança da informação para o trabalho remoto, o departamento de tecnologia de uma empresa estabeleceu o seguinte protocolo para os funcionários:

“Se o colaborador acessar o sistema corporativo por uma rede pública, então a autenticação em dois fatores será obrigatória”.

Considerando as regras da lógica proposicional, a proposição que representa corretamente a negação do protocolo estabelecido pelo departamento é:
Alternativas
Q4282404 Matemática
Em um escritório de gestão, três analistas — André, Beatriz e Carlos — ficaram responsáveis por revisar um lote de processos arquivados.

Sabe-se que:

• André revisou o triplo do número de processos revisados por Carlos.
• Beatriz revisou o dobro do número de processos revisados por Carlos.

Considerando que Carlos revisou exatamente 15 processos, o número total de processos revisados pelos três analistas juntos foi de
Alternativas
Q4282405 Raciocínio Lógico
Durante a implantação de um novo sistema de triagem em uma agência pública, os analistas de gestão passaram a arquivar os processos utilizando um código visual de cinco pastas coloridas, dispostas lado a lado em uma prateleira com fundo e laterais opacos. As cores das pastas são: azul, verde, vermelha, amarela e roxa.

Para fins de determinação das posições, considere a perspectiva de quem manuseia as pastas, da esquerda para a direita. Para garantir o sigilo e a organização, os analistas devem seguir estritamente as seguintes regras:

• a pasta amarela está imediatamente à esquerda da pasta roxa;
• a pasta azul não ocupa nenhuma das extremidades da prateleira;
• a pasta verde está em alguma posição à direita da pasta vermelha;
• a pasta vermelha ocupa a terceira posição.

Considerando as regras estabelecidas, a pasta que ocupa a segunda posição, é a
Alternativas
Q4282406 Segurança da Informação
A área de gestão de pessoas de um Tribunal de Contas utiliza um sistema que reúne informações funcionais necessárias a diferentes atividades administrativas. Entre os dados disponíveis encontram-se:

• nome, lotação e cargo dos servidores;
• registros de frequência;
• informações utilizadas no processamento da folha de pagamento; e
• avaliações individuais de desempenho.

Em razão de uma reorganização interna, pretende-se conceder acesso ao sistema aos gestores das unidades. Para simplificar a administração dos usuários, foi proposta foi proposta a adoção de um mesmo perfil de acesso para todos os gestores, permitindo-lhes consultar integralmente os dados de qualquer servidor do Tribunal.
A área responsável rejeitou a proposta e definiu que cada gestor poderá consultar apenas as informações necessárias ao exercício de suas atribuições e referentes aos servidores sob sua gestão. Os demais acessos permanecerão restritos aos setores responsáveis pelos respectivos processos administrativos.

A decisão adotada protege diretamente a

Alternativas
Q4282407 Administração Pública
A área de gestão de um Tribunal de Contas pretende comparar o desempenho de unidades responsáveis pelo atendimento de demandas administrativas internas. Para isso, foram reunidos dados sobre a quantidade de demandas concluídas e o tempo necessário ao atendimento.

Antes do cálculo dos indicadores, verificou-se que as unidades adotam critérios distintos de registro: 

Q20.png (395×202)

Os dados disponíveis permitem identificar quais movimentações da Unidade B pertencem à mesma demanda e quais registros da Unidade C correspondem à reabertura de um caso anteriormente atendido.

A comparação pretendida utilizará:

• a quantidade de demandas concluídas;
• o tempo médio entre a abertura e a conclusão de cada demanda.

Os dados foram extraídos dos sistemas conforme registrados originalmente pelas unidades.
Antes de comparar os indicadores, o procedimento adequado consiste em
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: E
6: E
7: B
8: E
9: A
10: D
11: B
12: C
13: D
14: B
15: A
16: A
17: E
18: E
19: B
20: C