Questões de Nutrição - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN para Concurso

Foram encontradas 86 questões

Q2382921 Nutrição
A Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar (Ebia) é utilizada como medida direta da percepção da insegurança alimentar em nível domiciliar. A Ebia classifica os domicílios em quatro categorias: Segurança Alimentar, Insegurança Alimentar Leve, Insegurança Alimentar Moderada ou Insegurança Alimentar Grave.

• Segurança alimentar: os moradores do domicílio têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente;
• Insegurança alimentar leve: apresentam comprometimento da qualidade da alimentação em detrimento da manutenção da quantidade percebida como adequada;
• Insegurança alimentar moderada: apresentam modificações nos padrões usuais da alimentação entre os adultos concomitante à restrição na quantidade de alimentos entre os adultos;
• Insegurança alimentar grave: são caracterizados pela quebra do padrão usual da alimentação com comprometimento da qualidade e redução da quantidade de alimentos de todos os membros da família, inclusive das crianças residentes neste domicílio, podendo ainda incluir a experiência de fome.
BRASIL. Ministério da Saúde. Insegurança Alimentar e Nutricional. Glossário Saúde Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 14 dez. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/glossario/inseguranca-alimentar-e-nutricional. Acesso em: 29 dez. 2023. Adaptado.

Considerando-se as informações acima, verifica-se que a(o)
Alternativas
Q2355426 Nutrição
Em relação às Boas Práticas de Fabricação e à garantia da segurança microbiológica dos alimentos, é correto afirmar:
Alternativas
Q2355421 Nutrição
Em relação à Segurança Alimentar e Nutricional, é correto afirmar:
Alternativas
Q2351781 Nutrição
Você é o nutricionista responsável por garantir a segurança alimentar em uma grande unidade de alimentação. Durante a análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), você identificou um ponto crítico relacionado ao controle de temperatura em uma etapa específica do processo de manipulação de alimentos. A etapa em questão envolve a preparação de um prato complexo que inclui diferentes ingredientes crus e cozidos os quais são considerados essenciais. O ponto crítico está relacionado à temperatura interna do prato após a preparação, considerando a presença de diversos componentes que requerem temperaturas específicas para garantir a eliminação de microrganismos patogênicos. A temperatura alvo para garantir a segurança alimentar nessa etapa é de 75°C. Durante a auditoria, você identifica que a temperatura interna do prato, após a preparação, atingiu apenas 68°C.

Considerando o cenário apresentado, como nutricionista responsável pelo controle higiênico-sanitário, a medida imediata a ser tomada será:
Alternativas
Q2342101 Nutrição
De acordo com a Lei nº 11.346/2006, qual das seguintes ações faz parte do escopo do SISAN?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: B