Questões de Medicina - Oncologia para Concurso

Foram encontradas 6 questões

Q2548832 Medicina
Mulher, 36 anos, internada em leito de enfermaria com quadro terminal de câncer gástrico metastático. Atualmente, sob assistência da equipe de cuidados paliativos e relata dor abdominal intensa, classificada como 8/10 na escala de dor. Além disso, apresenta náuseas e vômitos incoercíveis, refratários e de difícil controle. Assinale a alternativa que representa a melhor opção terapêutica para controle sintomático dessa paciente.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico |
Q2489507 Medicina
Uma paciente portadora de câncer de mama retorna para consulta ambulatorial. Em sua história ela apresentou o principal sintoma e foi diagnosticada com o tipo histológico mais frequentemente associado a este tumor.
Assinale a assertiva que corresponde a estas duas características.
Alternativas
Q1111196 Medicina
Paciente do sexo masculino, de 48 anos de idade, previamente etilista e tabagista importante, comparece à consulta emagrecido (peso = 50 kg, altura = 1,70 m, IMC = 17,3 kg/m2 ), com ECOG-PS = 0 e recém-diagnosticado com carcinoma espinocelular de laringe infraglótico localmente avançado e irressecável. Exames de estadiamento não evidenciaram doença a distância. Optou-se por iniciar tratamento-padrão com quimiorradioterapia concomitante definitiva. Solicitados os exames, o hemograma revelou anemia discreta e leucócitos e plaquetas sem alterações. O coagulograma e os exames de bilirrubina, de enzimas canaliculares e de transaminases não apresentavam alterações. A albumina estava próxima ao nível inferior da normalidade. Acerca da função renal: creatinina = 1,6 mg/dL (clearance de creatinina = 39,9 mL/min) e ureia 60 = mg/dL. Eletrólitos sem alterações.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a prescrição correta para esse paciente.
Alternativas
Q1111191 Medicina
Paciente do sexo feminino, de 59 anos de idade, previamente hígida, recém-diagnosticada com carcinoma ductal invasivo em mama direita, com receptor de estrógeno negativo, receptor de progesterona negativo, HER-2 escore 1, Ki-67 = 30% e estadiamento T3 N0 M0, está em programação de iniciar tratamento neoadjuvante com AC-T (doxorrubicina 60 mg/m² endovenoso D1 e ciclofosfamida 600 mg/m2 endovenoso D1 a cada 21 dias por 4 ciclos, seguido de paclitaxel 80 mg/m2 endovenoso semanal por 12 semanas). A paciente questiona a respeito de uma injeção que a prima dela havia utilizado durante a quimioterapia para aumentar a imunidade. Considerando o exposto e quanto ao uso de fator de crescimento de colônias (filgrastim) como profilaxia primária para redução do risco de neutropenia febril, segundo a guideline da American Society of Clinical Oncology (ASCO), é correto afirmar que a profilaxia primária
Alternativas
Q615225 Medicina
Homem de 66 anos procura serviço de emergência com dor torácica do tipo constritiva e dispneia, de início súbito. Após submeter-se a bateria de exames, incluindo angiografia com TC de Tórax, foi descartada a hipótese de embolia pulmonar. Contudo, foi detectado um nódulo solitário com 9 mm de diâmetro em projeção periférica no lobo médio direito, sem a presença de linfonodomegalia mediastinal. O paciente é fumante pesado, fuma desde os 12 anos de idade, atualmente cerca de 50 cigarros/dia. Radiografia de Tórax realizada há 2 anos foi normal. Os fluxos, volumes e a capacidade de difusão pulmonar encontram-se dentro da normalidade.
 Na sequência da avaliação clínica e tratamento desse paciente, a conduta recomendada é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: A