Questões de Concurso
Sobre lei nº 10.836 de 2004 - programa bolsa família e decreto nº 5.209 de 2004 em legislação federal
Foram encontradas 45 questões
O Cadastro único é um importante instrumento brasileiro de assistência social. Acerca dele, é correto afirmar que:
Acerca dos ministérios e de suas respectivas áreas de competência, julgue o item a seguir.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é o órgão responsável pela operacionalização do Programa Bolsa Família, pela gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
O Programa Bolsa Família, destinado à transferência direta e condicionada de renda, foi implementado na forma estabelecida na Lei 14.601/2023 e em seus regulamentos. De acordo a este programa, julgue os itens abaixo:
I- Um dos objetivos do programa é combater a fome, por meio da transferência direta de renda às famílias beneficiárias.
II- As despesas do Programa Bolsa Família serão custeadas pelos seguintes recursos, a serem aplicados na forma prevista na legislação específica e em conformidade com as dotações e as disponibilidades orçamentárias e financeiras: dotações orçamentárias da União alocadas ao Programa Auxílio Brasil; dotações orçamentárias da União alocadas ao Programa Bolsa Família; e outros recursos financeiros de fontes nacionais e internacionais destinados à implementação do Programa Bolsa Família.
III- O controle e a participação social no Programa Bolsa Família serão realizados, em âmbito local, pelo CREAS.
IV- O Programa Bolsa Família constitui etapa do processo gradual e progressivo de implementação da universalização da renda básica de cidadania.
Na análise dos itens é correto o que se afirma em:
(Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br)
Sobre o Auxílio Brasil, analise as afirmativas abaixo
I. O programa Auxílio Brasil substitui o Bolsa Família.
II. O Auxílio Brasil deve ter pagamento de parcelas com valor médio de R$ 400.
III. O programa prevê três tipos de benefícios: o Benefício Primeira Infância, o Benefício Composição Familiar, e o Benefício de Superação da Extrema Pobreza.
IV. Assim como era feito com o Bolsa Família as inscrições para o Auxílio Brasil devem continuar pelo Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)