Questões de Concurso Sobre lei 8.159 de 1991 - política nacional de arquivos públicos e privados em legislação federal

Foram encontradas 60 questões

Q4091879 Legislação Federal
Quanto aos procedimentos para manutenção de arquivos digitais, o armazenamento de documentos digitalizados deve assegurar:
Alternativas
Q4037977 Legislação Federal
Em se tratando da Lei nº 8.159, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.
II. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social deverão ser depositados a título irrevogável em instituições arquivísticas públicas.
III. Ficará sujeito exclusivamente à responsabilidade de natureza administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.
Alternativas
Q3889195 Legislação Federal
De acordo com a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3750675 Legislação Federal
Com base na Lei nº 8.159/1991, os arquivos públicos podem ser conceituados como o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos e entidades públicas no exercício de suas atividades. Esses documentos classificam-se em correntes, intermediários e permanentes. Assinale a alternativa correta sobre os documentos públicos.
Alternativas
Q3750674 Legislação Federal
De acordo com a Lei 8159/91 que estabelece a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal. Acerca dos arquivos analise as proposições a seguir:
I. Uma das finalidades do arquivo público é preservar o patrimônio cultural da entidade administrativa, garantindo que os documentos se constituam em provas de suas atividades.
II. O arquivo público tem como finalidade armazenar apenas documentos de valor histórico, sem responsabilidade direta com os de natureza administrativa.
III. O arquivo público tem como objetivo assegurar o acesso à informação aos cidadãos interessados em consultar documentos de caráter público.
IV. O arquivo público deve ser acessado apenas pelo público interno das instituições, por não ter a função social como finalidade.
Ao analisar as afirmações acima, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3738338 Legislação Federal
De acordo com a Lei nº 8.159/1991, um arquivo pode ser classificado quanto à sua identificação. Nesse contexto, os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados são classificados como
Alternativas
Q3625941 Legislação Federal
De acordo com o Art. 10 da Lei 8.159/91, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, são inalienáveis e imprescritíveis os documentos:
Alternativas
Q3564876 Legislação Federal
Segundo a Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, é correto afirmar que
Alternativas
Q3522472 Legislação Federal
A Lei nº 8.159/1991 dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, estabelecendo diretrizes para a gestão documental e a preservação do patrimônio documental do país. A norma define os conceitos de arquivos públicos, as classificações documentais e os procedimentos para eliminação e preservação de documentos, garantindo o acesso à informação e a proteção do acervo histórico. Julgue as afirmativas a seguir:
I.Os arquivos públicos são formados exclusivamente por documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, distrital e municipal, excluindo as instituições de caráter público e entidades privadas que gerenciam serviços públicos.
II.Os documentos públicos são classificados como correntes, intermediários e permanentes, de acordo com seu uso, relevância administrativa e valor histórico.
III.A eliminação de documentos por instituições públicas pode ocorrer livremente, desde que obedeça aos critérios internos de cada órgão, sem necessidade de autorização arquivística.
IV.Os documentos de valor permanente são considerados inalienáveis e imprescritíveis, garantindo sua preservação definitiva.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3429957 Legislação Federal
Os documentos de arquivo em idade permanente ou considerados como de interesse público e social são concebidos como sendo inalienáveis e imprescritíveis. No caso de destruição ou desfiguração desses documentos, de acordo com a Lei nº 8.159/1991, o responsável ficará sujeito à:
Alternativas
Q3294442 Legislação Federal
Lei nº 8.159/91 versa sobre a Política Nacional de Arquivos públicos e privados, dispõe o seguinte:

Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua _______, _______, _______, _______ e _______ em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2025 - UFSC - Assistente em Administração |
Q3264415 Legislação Federal

Sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Os documentos públicos são identificados como frequentes, secundários, transitórios e históricos.


II. Os documentos de valor frequente são inalienáveis e imprescritíveis.


III. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.


IV. São públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, bem como por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.


V. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.

Alternativas
Q2571124 Legislação Federal
Em conformidade com a Lei nº 8.159/1991, assinalar a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2520838 Legislação Federal
De acordo com a Lei Federal nº 8.159/1991, “Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.”. Nesse contexto, os documentos públicos são identificados como
Alternativas
Q3591844 Legislação Federal
Os arquivos são documentos que necessitam de preservação e de gestão do poder público com a finalidade de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. No Brasil temos uma lei que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, sendo ela a:
Alternativas
Q2434658 Legislação Federal

De acordo com o Decreto 4.073/2002, que regulamenta a Lei de Arquivos nº 8.159/1991, corresponde a uma das competências dos integrantes do SINAR:

Alternativas
Q2434657 Legislação Federal

A legislação arquivística, a partir de seu marco inicial, a Lei 8.159/1991, cria nesse dispositivo legal o:

Alternativas
Q2434656 Legislação Federal

No âmbito da Lei 8.159/1991, os documentos em curso, ou que mesmo sem movimentação, constituam consultas frequentes, são conhecidos como:

Alternativas
Q2433286 Legislação Federal

A Lei Federal 8.159, de 8 de janeiro de 1991, dispõe sobre a Política Nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. A referida lei define Gestão de Documentos como sendo:

Alternativas
Q2186619 Legislação Federal
Com base no que diz a Lei n.º 8.159/1991 (que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados), é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: B
6: D
7: B
8: D
9: D
10: D
11: E
12: B
13: A
14: D
15: A
16: A
17: D
18: D
19: B
20: A