Foram encontradas 3.004 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Emergência alimentar
Responsável pela alimentação básica, agricultura familiar deve ser valorizada
Por Nathalie Beghin
13 abr. 2022
Na última semana de março, o Datafolha revelou resultados assustadores de uma pesquisa que perguntou à população brasileira se achava que a comida dentro de casa era considerada suficiente para os seus moradores.
Como é possível que, em uma das economias mais ricas do mundo, uma em cada quatro pessoas responda que a alimentação domiciliar está muito aquém do necessário? E mais: entre os mais pobres, 35% avaliaram que não há comida suficiente. A pesquisa também explicitou as enormes desigualdades regionais, pois é no Nordeste que a situação de insegurança alimentar e nutricional é pior. Urge a implementação de medidas emergenciais.
As causas que explicam a deterioração do quadro alimentar e nutricional no Brasil são muitas. Temos um modelo agroalimentar que, infelizmente, pouco valoriza a agricultura familiar, principal responsável por nossa alimentação básica. As energias estão direcionadas para a agropecuária de grande porte, voltada à exportação. Assim, cresce a produção de soja e milho em detrimento da de arroz, feijão e mandioca, entre outras. Os trabalhadores do campo são expulsos de suas propriedades, engrossando as periferias empobrecidas das cidades, com enormes dificuldades para se alimentar.
[...]
Outro fator agravante é o da inflação, e, especificamente, da inflação alimentar, que penaliza os empobrecidos. O efeito da elevação dos preços é mais severo sobre os mais pobres. De acordo com o IBGE, os gastos com alimentação representam cerca de 20% da renda dos brasileiros. Se analisado entre as famílias que vivem com 1 a 5 salários-mínimos, o peso da alimentação chega a um quarto de seus rendimentos. Daí que a combinação da queda da renda com o aumento dos preços dos alimentos resulta em falta de comida dentro de casa.
[...]
Essa situação agrava as desigualdades raciais, pois é a população negra a mais afetada pela fome. Agrava também as desigualdades regionais, pois o Nordeste é o mais penalizado. E piora as desigualdades geracionais: de acordo com o Unicef, 61% das crianças e dos adolescentes vivem na pobreza, sendo, portanto, mais impactados pela carestia alimentar.
A fome tem pressa, não pode esperar. Urge implementar desde já uma ação emergencial de combate à fome. Urge, ainda, retomar a política nacional de segurança alimentar e nutricional para enfrentar as causas estruturais da fome no Brasil.
Disponível em: https://bityli.com/mBxPsWas.
Acesso em: 20 abr. 2022 (adaptado)
Como estratégia de combate à insegurança alimentar, a articulista defende a
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Emergência alimentar
Responsável pela alimentação básica, agricultura familiar deve ser valorizada
Por Nathalie Beghin
13 abr. 2022
Na última semana de março, o Datafolha revelou resultados assustadores de uma pesquisa que perguntou à população brasileira se achava que a comida dentro de casa era considerada suficiente para os seus moradores.
Como é possível que, em uma das economias mais ricas do mundo, uma em cada quatro pessoas responda que a alimentação domiciliar está muito aquém do necessário? E mais: entre os mais pobres, 35% avaliaram que não há comida suficiente. A pesquisa também explicitou as enormes desigualdades regionais, pois é no Nordeste que a situação de insegurança alimentar e nutricional é pior. Urge a implementação de medidas emergenciais.
As causas que explicam a deterioração do quadro alimentar e nutricional no Brasil são muitas. Temos um modelo agroalimentar que, infelizmente, pouco valoriza a agricultura familiar, principal responsável por nossa alimentação básica. As energias estão direcionadas para a agropecuária de grande porte, voltada à exportação. Assim, cresce a produção de soja e milho em detrimento da de arroz, feijão e mandioca, entre outras. Os trabalhadores do campo são expulsos de suas propriedades, engrossando as periferias empobrecidas das cidades, com enormes dificuldades para se alimentar.
[...]
Outro fator agravante é o da inflação, e, especificamente, da inflação alimentar, que penaliza os empobrecidos. O efeito da elevação dos preços é mais severo sobre os mais pobres. De acordo com o IBGE, os gastos com alimentação representam cerca de 20% da renda dos brasileiros. Se analisado entre as famílias que vivem com 1 a 5 salários-mínimos, o peso da alimentação chega a um quarto de seus rendimentos. Daí que a combinação da queda da renda com o aumento dos preços dos alimentos resulta em falta de comida dentro de casa.
[...]
Essa situação agrava as desigualdades raciais, pois é a população negra a mais afetada pela fome. Agrava também as desigualdades regionais, pois o Nordeste é o mais penalizado. E piora as desigualdades geracionais: de acordo com o Unicef, 61% das crianças e dos adolescentes vivem na pobreza, sendo, portanto, mais impactados pela carestia alimentar.
A fome tem pressa, não pode esperar. Urge implementar desde já uma ação emergencial de combate à fome. Urge, ainda, retomar a política nacional de segurança alimentar e nutricional para enfrentar as causas estruturais da fome no Brasil.
Disponível em: https://bityli.com/mBxPsWas.
Acesso em: 20 abr. 2022 (adaptado)
“A fome tem pressa, não pode esperar. Urge implementar desde já uma ação emergencial de combate à fome. Urge, ainda, retomar a política nacional de segurança alimentar e nutricional para enfrentar as causas estruturais da fome no Brasil.”
A construção desse trecho do texto é marcada pela função
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Emergência alimentar
Responsável pela alimentação básica, agricultura familiar deve ser valorizada
Por Nathalie Beghin
13 abr. 2022
Na última semana de março, o Datafolha revelou resultados assustadores de uma pesquisa que perguntou à população brasileira se achava que a comida dentro de casa era considerada suficiente para os seus moradores.
Como é possível que, em uma das economias mais ricas do mundo, uma em cada quatro pessoas responda que a alimentação domiciliar está muito aquém do necessário? E mais: entre os mais pobres, 35% avaliaram que não há comida suficiente. A pesquisa também explicitou as enormes desigualdades regionais, pois é no Nordeste que a situação de insegurança alimentar e nutricional é pior. Urge a implementação de medidas emergenciais.
As causas que explicam a deterioração do quadro alimentar e nutricional no Brasil são muitas. Temos um modelo agroalimentar que, infelizmente, pouco valoriza a agricultura familiar, principal responsável por nossa alimentação básica. As energias estão direcionadas para a agropecuária de grande porte, voltada à exportação. Assim, cresce a produção de soja e milho em detrimento da de arroz, feijão e mandioca, entre outras. Os trabalhadores do campo são expulsos de suas propriedades, engrossando as periferias empobrecidas das cidades, com enormes dificuldades para se alimentar.
[...]
Outro fator agravante é o da inflação, e, especificamente, da inflação alimentar, que penaliza os empobrecidos. O efeito da elevação dos preços é mais severo sobre os mais pobres. De acordo com o IBGE, os gastos com alimentação representam cerca de 20% da renda dos brasileiros. Se analisado entre as famílias que vivem com 1 a 5 salários-mínimos, o peso da alimentação chega a um quarto de seus rendimentos. Daí que a combinação da queda da renda com o aumento dos preços dos alimentos resulta em falta de comida dentro de casa.
[...]
Essa situação agrava as desigualdades raciais, pois é a população negra a mais afetada pela fome. Agrava também as desigualdades regionais, pois o Nordeste é o mais penalizado. E piora as desigualdades geracionais: de acordo com o Unicef, 61% das crianças e dos adolescentes vivem na pobreza, sendo, portanto, mais impactados pela carestia alimentar.
A fome tem pressa, não pode esperar. Urge implementar desde já uma ação emergencial de combate à fome. Urge, ainda, retomar a política nacional de segurança alimentar e nutricional para enfrentar as causas estruturais da fome no Brasil.
Disponível em: https://bityli.com/mBxPsWas.
Acesso em: 20 abr. 2022 (adaptado)
Conforme as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Básica, o currículo caracteriza-se como um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes. De tal forma que na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, requerem a atenção criteriosa da instituição escolar. Sobre o tema gestão do currículo, analise as opções a seguir:
-
I. Perpassa todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição.
II. Revela a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organiza o trabalho do estudante.
III. Se relaciona a todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos.
-
É CORRETO o que se afirma em:
Tanto o plano de ensino como o plano de aula possuem imensa relevância no processo de ensino e aprendizado sistematizado pelo professor, atuando como um norteador da sua atividade em sala de aula. Existindo uma diferença prática entre os dois, haja vista que o plano de ensino poderá ser alterado ao longo do período conforme transcorrer o processo de ensino e aprendizagem, este difere do plano de aula que será um roteiro para o professor ministrar cada uma das aulas elencadas no plano de ensino (Spudeit, 2014).
-
Portanto, a base utilizada tanto no plano de ensino como no plano de aula deve ser o/a: (I), estes apresentam suas particularidades, no entanto, ambos têm a necessidade de apresentarem as seguintes descrições: (II). Identifique os itens que complementam a frase e marque a alternativa CORRETA:
Existe uma relação que se entrelaça entre educação, escola, professores e comunidade, conforme observa-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Dessa forma, identifique a seguir a alternativa que traz uma relação entre eles:
O Orientador Educacional é um ator de grande relevância no cenário educacional da escola. Ele pode atuar em diversas frentes dentro desse ambiente, inclusive auxiliando nos processos burocráticos fundamentais no contexto escolar, tais como:
-
I. Subsidiar a Direção na definição do calendário escolar, na organização das turmas, na elaboração do horário e distribuição das aulas.
II. Coordenar e participar da elaboração do calendário escolar, bem como do processo de análise e seleção de livros e materiais didáticos em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Ensino.
III. Coordenar e participar do processo de elaboração, execução, avaliação e atualização do Plano Político Pedagógico, garantindo o seu cumprimento.
IV. Assegurar a organização, atualização e trâmite legal dos documentos recebidos e expedidos pela unidade escolar, além de apresentar no início do ano letivo aos professores o plano estratégico a ser desenvolvido pela administração na unidade escolar.
-
É correto o que se afirma em:
O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é um órgão integrante da estrutura do Ministério da Educação, transformado em Autarquia Federal pela Lei n.º9.448/1997. Uma de suas atribuições é organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais. Diante disso, a seguir estão alguns indicadores educacionais avaliados pelo INEP na Educação Básica, marque a opção que os representa corretamente:
O professor pode ter uma atuação como um indivíduo incentivador da prática da leitura aos seus alunos, proporcionando, dessa forma, que estes tenham mais acesso ao conhecimento e se tornem cidadãos mais conscientes. A seguir estão algumas questões relacionadas ao papel do professor no aspecto do incentivador da leitura, marque a opção CORRETA:
A Educação, em uma perspectiva que busca trabalhar com a Diversidade e Inclusão, surge hoje como uma exigência do mundo moderno, onde a sociedade busca novas formas de encarar o conhecimento. Hoje não basta ter apenas o conhecimento, mas saber o que fazer com esse conhecimento e como transmiti-lo sem distinção, incorporando aspectos culturais, raciais, religiosos etc. Este "saber fazer", impregnado de autonomia, da capacidade de fazer múltiplas leituras sabendo relacioná-las, é um dos desafios da educação.
-
Fonte: REIS, Zoraide Silva. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. Estudos IAT, 2019.
-
Diante da Educação e da diversidade serem pautadas na justiça social, na inclusão e nos direitos humanos, julgue os itens a seguir como V, para verdadeiros, ou F, para falsos:
-
(__) O aluno passa a mediar o processo de ensino e aprendizagem, deixando de ser apenas um expectador e transmissor de conteúdo, observando a realidade que o cerca e pensando criticamente na resolução dos problemas sociais.
(__) Na escola, é importante o desenvolvimento de trabalhos pautados nos valores, que, por vezes, são esquecidos ou não ensinados na família, tais como: respeito, cidadania, inclusão, responsabilidade e solidariedade.
(__) No sistema educacional, deve prevalecer a máxima dos estudantes que possam romper barreiras, vencer os desafios e eliminar os preconceitos, dessa forma, os estudantes com deficiência passam a ser efetivamente incluídos e não apenas integrados no sistema regular de ensino.
-
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
No que diz respeito ao acesso e à acessibilidade dos estudantes ao ambiente educacional perante a legislação brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens a seguir como V, para verdadeiros, ou F, para falsos:
-
(__) O Sistema de Ensino da União, com a colaboração das agências federais de fomento à cultura e de assistência aos índios, desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas, a fim de garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não índias.
(__) Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatório, contemplando em seguida os demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais.
(__) Acesso público e gratuito ao ensino superior para todos os que não os concluíram na idade própria.
(__) O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
-
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Formar-se é um processo de toda a vida; enquanto seres humanos, temos a possibilidade de aprender e, portanto, nos humanizamos permanentemente, mediante as relações e interações que acontecem nos diversos ambientes culturais nos quais temos relações. Desse modo, aprender é mais do que receber ou obter informações e conhecê-las ou compreendê-las, é tornar o aprendizado parte do ser, implicando desenvolver-se com ele. Formar-se é um processo de aprendizagem que se realiza desenvolvendo-se individual e coletivamente dentro da cultura, incorporando-a, criando e recriando-a.
-
Fonte: Alvarado-Prada, LE; Freitas, TC; Freitas, CA. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., 2010.
-
A respeito do assunto: unidade educacional como espaço de formação continuada, analise os itens a seguir:
-
I. A construção da formação docente envolve toda a trajetória dos profissionais, suas concepções de vida, de sociedade, de escola, de educação, seus interesses, necessidades, habilidades e também seus medos, dificuldades e limitações.
II. A formação continuada permite às pessoas desenvolverem-se, além de construir as relações que as levam a compreender continuamente seus próprios conhecimentos e os dos outros e associar tudo isso com suas trajetórias de experiências pessoais.
III. A construção da formação do docente pela formação continuada é contínua e fica restrita exclusivamente à instituição escolar.
-
É CORRETO o que se afirma em:
Em referência ao conteúdo programático: metodologias participativas e aprendizagem cooperativa, a seguir está uma metodologia na qual o professor poderá atuar diretamente junto aos seus alunos colaborando para uma aprendizagem cooperativa que está associada a uma interação, cooperação e participação ativa dos alunos.
-
Atividade proposta:
-
1.O professor lança uma palavra, um problema ou frase e pede aos alunos para rapidamente expressarem uma palavra ou ideia sobre o que foi proposto, evitando críticas ao que é dito 2.Um aluno deve ser indicado para ir registrando as ideias na lousa ou como o professor achar melhor. 3.Junto com os alunos, o professor analisa e reflete sobre as ideias, procurando estabelecer relações com o conteúdo que será ou foi trabalhado.
-
Fonte: Fonseca, Tânia Maria de Moura. Ensinar - Aprender: Pensando a prática pedagógica. Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, 2008.
-
Marque a alternativa CORRETA que identifica o nome dessa atividade participativa apresentada:
Os desenvolvimentos cognitivo, socioafetivo e psicomotor relacionam-se aos domínios da aprendizagem. Sabe-se que a estimulação corporal e cognitiva, através de jogos, tem vital importância para o desenvolvimento global de crianças e adolescentes, influenciando diversos aspectos, como: habilidades psicomotoras, coordenação, relação/ espaço temporal, visão periférica, equilíbrio físico e manutenção da saúde.
-
Fonte: Rodrigo Silva Perfeito. O jogo como ferramenta no desenvolver cognitivo, psicomotor, afetivo e social de crianças e adolescentes à luz de autores clássicos. Adolesc. Saude, Rio de Janeiro, v. 10, p. 7-15, 2013.
-
Dessa forma, referente ao tema: desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e psicomotor, observe atentamente as alternativas e marque a CORRETA:
A seguir, estão alguns programas e projetos implementados pela Secretaria de Educação Básica (SEB), ligada diretamente ao Ministério da Educação. Sobre esses programas governamentais, marque a opção que correlaciona corretamente o programa com as suas principais metas ou indicadores de resultados e impacto:
A temática democracia, Estado e educação é muito instigante e faz parte da agenda brasileira, sobretudo, das políticas e gestão da educação. Essa tríade tem sido objeto de lutas e movimentos diversos. Se partirmos da premissa de que vivemos em um cenário de mudanças que impactam a vida social, as políticas públicas e, nesse contexto, a educação, a partir de proposições, tensionamentos e desafios em escala global, nacional, local e institucional, essa discussão ganha em escala, sobretudo num contexto de grandes retrocessos e, paradoxalmente, de resistências.
-
Fonte: Dourado, Luiz Fernandes. Estado, Educação e Democracia no Brasil: Retrocessos E Resistências. Educação e Sociedade, 2019.
-
Diante do texto apresentado, julgue os itens a seguir:
-
I. A reafirmação da Constituição Federal de 1988 é vital para a democratização do Estado, tendo em vista que ela define que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal, constituindo-se, portanto, em um Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.
II. Em escala global e com impacto diretos nos contextos nacionais e locais, atualmente vem ocorrendo a desnaturalização do processo de financeirização, cuja lógica e dinâmica é a do retrocesso do capitalismo com políticas neoliberais fortemente atuantes no país.
III. A dinâmica sociopolítica brasileira não é linear, pauta-se em um desenvolvimento desigual e expressa-se no embate entre classes sociais no país e nas lutas pela democratização do Estado.
-
É CORRETO o que se afirma em:
Quantos e quais são os temas transversais presentes nos PCNs?
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o direito, os princípios e fins da Educação Infantil, presentes na Resolução nº 1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis.
( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) É facultativa a matrícula de crianças que completam 4 (quatro) anos de idade até o dia 31 de março do ano em que iniciar a frequência na Educação Infantil.
( ) As crianças que completam 6 (seis) anos de idade após o dia 31 de março devem permanecer na Educação Infantil.
( ) A criança poderá estar matriculada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de forma concomitante.
( ) A Educação Infantil, composta por creches e pré-escolas, caracteriza-se como espaços institucionais domésticos e não domésticos, ofertada em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.
1. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é complemento à escolarização ou educação escolar. A Educação Especial é modalidade de ensino. Como modalidade, o Atendimento Especializado perpassa todos os níveis de ensino, mas não se confunde com eles.
2. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. Ele deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a comunidade escolar e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
3. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) contempla um conjunto de serviços, atividades, estratégias e produção de recursos pedagógicos e de acessibilidade, proporcionando o atendimento de acordo com a necessidade de cada estudante.
4. São exemplos de atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE): atividades que auxiliam o uso de recursos ópticos e não ópticos, atividades de estimulação visual e atividades de ensino, produção e avaliação dos recursos da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.