O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Concurso Para prefeitura de fortaleza - ce

Foram encontradas 4.230 questões

Q1808701 Veterinária
O regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recentemente foi revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de 03/03/2017. O programa tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência da brucelose e tuberculose em bovinos e bubalinos, visando à erradicação. Sobre o Programa, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q1808700 Veterinária
Bromatologia é o estudo da composição química dos alimentos, de seus fatores nutricionais e antinutricionais, tendo como objetivo principal a determinação de suas frações nutritivas, para permitir a produção de uma dieta adequada para cada grupo animal. Em relação às características e a algumas metodologias usadas para avaliação de alimentos, são feitas as afirmações a seguir.
I. Alimentos concentrados possuem alto teor energético por unidade de volume, ou seja, com menos com 10% de fibra bruta na matéria seca. II. Aditivos são substâncias adicionadas ao alimento para conservar, intensificar ou modificar suas propriedades sem prejudicá-las, como conservante, antioxidante, tampão, corante e flavorizante. III. Entre os métodos químicos de avaliação de alimentos, está o de Van Soest, cujo principal diferencial, em relação ao método de Weende, é o fracionamento da fibra em duas partes: FDA (fibra em detergente ácido) e FDN (fibra em detergente neutro). IV. Entre os métodos biológicos de avaliação de alimentos está a “digestibilidade in vitro e produção de gases”, que é um método indireto para avaliar o desaparecimento da matéria seca de alimentos volumosos, pelo resíduo remanescente da digestão microbiana.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1808699 Veterinária
Sobre a febre maculosa brasileira, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) É uma doença infecciosa febril crônica, transmitida por carrapatos, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas até formas mais graves, com baixa taxa de letalidade. ( ) No Brasil, os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório de riquétsias. Os equídeos, roedores, como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais, como o gambá (Didelphis sp), têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa e há estudos recentes sobre o envolvimento desses animais como amplificadores de riquétsias, assim como transportadores de carrapatos potencialmente infectados. ( ) Reação de imunofluorescência indireta é o método sorológico mais utilizado para o diagnóstico das riquetsioses. Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7º até o 10º dia de doença. Os anticorpos IgM são considerados específicos e não apresentam reação cruzada com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras). ( ) Cultura com isolamento da riquétsia é o método diagnóstico ideal. O isolamento do agente etiológico é feito a partir do sangue (coágulo) ou de fragmentos de tecidos (pele e pulmão obtidos por biópsia) ou de órgãos (pulmão, baço, fígado obtidos por necropsia), além do carrapato retirado do paciente. O vetor coletado deverá ser acondicionado em frasco apropriado e encaminhado ao laboratório de referência para ixodídeos.
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas
Q1808698 Veterinária
As formas de poluição da água são várias, de origem natural, ou como resultado das atividades humanas. A definição dada a seguir, segundo o Manual de Saneamento, publicado pela Fundação Nacional de Saúde em 2020: “Acúmulo de substâncias minerais (areia, argila) ou orgânicas (lodo) em um corpo d’água, o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil” refere-se à:
Alternativas
Q1808697 Veterinária
De acordo com a Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde, fazem parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com periodicidade de notificação semanal, as seguintes enfermidades:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: B
5: A