O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 2.215 questões

Q1008285 História
Durante o Regime Militar, a política local era diretamente ligada a fazendeiros e donos de terra que usavam do poder aquisitivo para entrar na política e depois se manter com a troca de favores com a comunidade. Tal prática ficou conhecida como coronelismo. Tasso Jereissati, jovem empresário na disputa pelo governo do estado, “denuncia”, em seus discursos, que os coronéis têm uma política tradicional atrasada. Nesse sentido, ele se refere a três coronéis:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1008278 História
O ensino de história passou por várias fases ao longo do século XX, pois um governo pode modificar o ensino das disciplinas de acordo com o plano de educação vigente. Assim, teve-se a consolidação da disciplina de Estudos Sociais, ou seja, a fusão de história e geografia. Em que momento isso ocorreu?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1008277 História
A partir de 1930, início da era Vargas, há a necessidade de se pensar numa identidade nacional que nos representasse em todos os lugares. Assim, com a criação do Ministério da Educação e a Reforma Francisco Campos, nos programas e livros didáticos, a História ensinada declarou a ausência de preconceitos raciais e étnicos. Nessa perspectiva, o povo brasileiro era formado por brancos descendentes de portugueses, índios e negros, portanto mestiço, compondo conjuntos harmônicos de convivência dentro de uma sociedade multirracial e sem conflitos, cada qual colaborando com seu trabalho para a grandeza e riqueza do País. Essa tese ficou conhecida como:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1008275 História
“No Ceará não se embarca mais escravos”. Essa frase ficou muito conhecida na cidade de Fortaleza, num episódio do movimento contra o tráfico interno de escravos no Ceará. Essa ousada frase foi dita para os jangadeiros que estavam no porto do Mucuripe, com escravos para embarcar, e foi aceita pelos presentes. O autor da frase é o conhecido:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1008274 História
Com intuito de catequizar e mudar a vida dos povos indígenas, os jesuítas chegaram em 1607. Fundaram várias aldeias e missões, tais como Caucaia, Paupina e Pavuna. No entanto, só foi em 1620 que, de fato, se concretizou a conquista esperada por Portugal. O nome do colonizador era:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: C