Foram encontradas 451 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. De 1930 a 1945 o discurso pedagógico da EF era eminentemente biologicista, de caráter higienista e eugenista. Seus objetivos direcionavam-se para a melhora de “funções orgânicas”, “aperfeiçoamento físico” e desenvolvimento de “qualidades morais”. O método de ensino prevalecente era o francês.
II. De 1946 a 1968 o discurso pedagógico da Educação Física tornou-se “biopsicossocial” com ênfase “no valor educativo do jogo”. Seus objetivos visavam à melhoria “fisiológica, psíquica, social e moral”. O método prevalecente, por excelência, foi a Ginástica Desportiva Generalizada (MDG).
III. De 1969 a 1979 o discurso pedagógico da Educação Física vincula-se ao valor “educativo do esporte”, cujos objetivos são a iniciação e performance esportiva, tendo a aptidão física como referência central. Aqui não há caracterização de um método, mas sim a total esportivização da Educação Física, esportivização elevada, inclusive, a “razão de estado”, isto é, a Educação Física como base da pirâmide esportiva.
IV. De 1980 a 1986 o discurso pedagógico da Educação Física adquire contornos críticos, numa busca de transformação social, “pensamento crítico”, “criatividade” e “conscientização”. Faltaria, entretanto, método ou métodos de ensino que lhe correspondessem de forma mais sistemática e efetiva.
Os elementos apresentados no texto acima estão circunscritos corretamente no conceito de:
Fonte: Fundamentos do treinamento de força muscular (Fleck; Kraemer, 2017, p. 3 – Adaptado)
O conceito que preenche corretamente a lacuna do excerto acima é: