Questões de Concurso Público Prefeitura de Morro da Fumaça - SC 2025 para Professor de Anos Iniciais (1° ao 5° ano)
Foram encontradas 25 questões
Coluna 01:
(__)O professor explicou novamente o conteúdo, pois alguns alunos não haviam compreendido.
(__)Esforcei-me muito neste semestre e alcancei excelentes resultados.
(__)Não comparecerei à reunião, mas enviarei meu relatório por e-mail.
(__)Ou você revisa o texto com calma, ou corre o risco de deixá-lo com erros.
(__)Todos se esforçaram bastante, logo, o sucesso foi merecido.
Coluna 02:
I.Oração coordenada adversativa. II.Oração coordenada explicativa. III.Oração coordenada conclusiva. IV.Oração coordenada alternativa. V.Oração coordenada aditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 01:
(__)O tempo é o melhor remédio para as dores da alma. (__)Ele tem um coração de pedra e não se comove com nada. (__)A água ferve a cem graus Celsius em condições normais. (__)A vida é um palco, e cada um de nós desempenha o seu papel.
Coluna 02:
I.Linguagem conotativa. II.Linguagem denotativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I.Seguem anexo os documentos solicitados pela secretaria.
II.A funcionária mostrou-se meio nervosa durante a entrevista.
III.É proibido a entrada de pessoas não autorizadas no laboratório.
IV.A candidata apresentou-se muito contente e bastante preparada para a prova.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas em que o emprego da concordância nominal está correto em todas as ocorrências
"O novo gestor aspirava ao cargo de direção, mas sabia que isso implicaria em inúmeras responsabilidades. Durante o período de adaptação, assistiu às reuniões e agradou a equipe, pois seu trabalho visava ao bem-estar da empresa."
Considerando as regras de regência verbal e o sentido em que cada verbo foi empregado no trecho acima, assinale a alternativa que apresenta a análise correta de todos os casos.
Entre os fatores que levaram à eclosão desse conflito, destaca-se:
Analise as assertivas a seguir:
I.A mineração de carvão foi uma das atividades econômicas mais importantes da região, especialmente nos municípios de Criciúma e Lauro Müller.
II.O turismo é uma atividade pouco expressiva na economia regional, devido à ausência de atrativos naturais.
III.O setor metalmecânico, com destaque para a fabricação de máquinas e equipamentos, contribui significativamente para o desenvolvimento industrial da região.
Está CORRETO o que se afirma em:
(__)O futebol é o esporte mais popular do Brasil e tem grande importância cultural e econômica.
(__)O incentivo ao esporte escolar contribui para o desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens.
(__)O lazer é reconhecido pela Constituição Federal como um direito social de todos os cidadãos.
(__)O Brasil não possui políticas públicas voltadas à democratização do acesso ao esporte e ao lazer.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
I.Na ocorrência da impossibilidade de acompanhante ou atendente pessoal, o órgão ou a instituição de saúde deve adotar as providências cabíveis para suprir a ausência do acompanhante ou do atendente pessoal.
II.Na impossibilidade de permanência do acompanhante ou do atendente pessoal junto à pessoa com deficiência, cabe ao profissional de saúde responsabilizar-se pela pessoa.
A partir da análise dos itens, é possível AFIRMAR que:
I.Atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida.
II.Respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência.
III.Campanhas de vacinação.
IV.Atendimento psicológico, restrito exclusivamente à pessoa com deficiência, sem a inclusão de familiares ou atendentes pessoais.
É CORRETO o que se afirma em:
Dificuldade de aprendizagem é um termo que abrange condições que afetam a aquisição de habilidades. Sobre os problemas de aprendizagem associe os fatores a seguir (Coluna A) à característica correspondente (Coluna B).
Coluna A
I.Distúrbio auditivo não tratado.
II.Contexto familiar com instabilidade e falta de rotina.
III.Transtorno de atenção não verificado nem acompanhado.
IV.Problemas visuais sem correção óptica adequada.
V.Escolarização insuficiente na infância pré-escolar.
Coluna B
A.Redução da concentração e aumento da impulsividade em sala de aula.
B.Dificuldade de acesso à linguagem oral e escrita desde o 1.º ano.
C.Barreiras para percepção de estímulos auditivos que favorecem a aquisição da linguagem.
D.Fadiga ocular ou dificuldade de leitura por não reconhecimento de símbolos gráficos.
E.Frequente evasão ou repetência em decorrência de condições sociais adversas.
Assinale a alternativa com a associação correta:
Alfabetização é o processo de aprendizagem da leitura, escrita e cálculo, que capacita as pessoas a se comunicarem, compreenderem o mundo e se desenvolverem social e cognitivamente. Conforme o sistema de escrita alfabético ortográfico analise as afirmativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__)No processo de alfabetização nos Anos Iniciais, valorizar a oralidade significa limitar-se à reprodução de falas do professor, sem incentivo à expressão espontânea da criança.
(__)A apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfica implica que a criança reconheça o princípio alfabético (correspondência entre fonema e grafema) e utilize esse conhecimento na produção de textos.
(__)A introdução da cultura escrita deve ser evitada nos anos iniciais, porque crianças em processo de alfabetização não possuem condições de interagir ou aprender a partir de textos reais.
(__)A leitura e a produção de textos escritos nos Anos Iniciais devem estar integradas ao cotidiano das crianças, valorizando suas experiências, vozes e contextos socioculturais.
(__)O desenvolvimento da escrita em sala de aula requer apenas a realização de ditados tradicionais, uma vez que a ortografia passiva se desenvolve adequadamente dessa forma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: