Questões de Concurso Público SES - SP 2026 para Médico I
Foram encontradas 56 questões
I. Manter escuta médica permanente e qualificada para esse fim, nas 24 horas do dia, todos os dias da semana, por meio dos números de emergência.
II. Identificar necessidades, por meio da utilização de metodologia adequada, e classificar pedidos de socorro oriundos da população em geral, a partir de seus domicílios ou vias públicas.
III. Notificar as unidades que irão receber pacientes, informando as equipes médicas receptoras das condições clínicas dos pacientes e possíveis recursos necessários.
IV. Restringir o atendimento regulatório apenas aos casos provenientes de unidades hospitalares, excluindo chamados da população em geral.
Está correto o que se afirma em:
Com base nas diretrizes para transporte em desastres e incidentes com múltiplas vítimas, assinale a alternativa correta:
Juliano percebe que os sinais indicam um tipo específico de choque, diretamente relacionado à perda significativa de volume sanguíneo.
Qual é o tipo de choque identificado?
Ele reconhece que se trata de uma lesão com comunicação entre o espaço pleural e o meio externo, exigindo intervenção imediata.
Diante dessa situação, qual conduta é a mais adequada?
( ) As lesões primárias são aquelas que ocorrem no momento do trauma. No paciente com ferimentos por projétil de arma de fogo ou arma branca que penetram o crânio, a lesão primária ocorre em virtude do trauma direto ao parênquima encefálico.
( ) As lesões secundárias decorrem de agressões que se iniciam após o momento do acidente, resultantes da interação de fatores intra e extracerebrais, que se somam para inviabilizar a sobrevivência de células encefálicas poupadas pelo trauma inicial.
( ) O primeiro contato com a vítima de TCE deve envolver a estabilização clínica e a prevenção de lesões secundárias, assim como a identificação de lesões graves e potencialmente letais, possibilitando também a triagem para centros especializados com rápida chegada para tratamento definitivo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
Nesse contexto, é correto afirmar que “3 silvos curtos” significa:
I. Os efeitos da radiação ionizante no corpo humano são variados, pois há transferência de energia para as células, criando átomos instáveis, liberando radicais livres, o que pode ocasionar morte celular, mutação genética e desenvolvimento de cânceres a longo prazo.
II. A radiação também pode ser classificada como não ionizante, cujos efeitos nos atingem continuamente. Exemplos dessa radiação seriam os raios solares, raios cósmicos e minerais radioativos, como o urânio.
Em relação aos opioides, é correto afirmar que correspondem a:
I – A aspiração de água salgada e de água doce sempre causa graus e mecanismos osmóticos idênticos de lesão, resultando no mesmo tipo de distúrbio eletrolítico sistêmico.
II – Quando a pessoa não consegue mais manter as vias aéreas livres, a água que entra na boca é voluntariamente cuspida ou engolida.
III – O processo de afogamento, da submersão até uma parada cardíaca, costuma ocorrer até uma hora, podendo, em situações raras como em água gelada, acontecer em minutos.
Assinale a alternativa correta:
I. Ácidos e álcalis podem provocar queimaduras.
II. As queimaduras químicas oculares devem ser tratadas com lavagem abundante por pelo menos 20 minutos com SF 0,9% ou água limpa.
III. Os ácidos provocam necrose por coagulação e formação de placas de escara, e os álcalis, necrose de liquefação, deixando a área exposta e mais acessível a infecções.
Assinale a alternativa que apresenta informações essenciais para essa orientação:
Diante das manifestações clínicas descritas, assinale a alternativa correta.
Qual é o principal objetivo do sistema de comunicação nesse tipo de atendimento?
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
I – A conduta deve variar de acordo com a gravidade da hipotermia e com os métodos disponíveis para o reaquecimento corporal.
II – Deve-se priorizar a retirada da vítima do ambiente frio e a remoção de roupas úmidas, a fim de evitar maiores perdas de calor.
III – O manuseio descuidado de um paciente gravemente hipotérmico pode precipitar arritmias cardíacas.
Assinale a alternativa correta: