Questões de História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo para Concurso

Foram encontradas 861 questões

Q2453775 História
Durante muito tempo predominou no Brasil o entendimento que a escravidão teria sido aceita passivamente pela multidão de africanos forçados ao trabalho em nossas plantações. Esta visão certamente não corresponde à verdade.
Entre as diferentes formas de resistência à escravidão, é correto mencionar:
Alternativas
Q2441010 História
Sobre o ciclo da exploração do ouro no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2440175 História
[Questão inédita] Art. 1º – O estrangeiro que, por qualquer motivo, comprometer a segurança nacional ou a tranquilidade pública, pode ser expulso de parte ou de todo o território nacional. Art. 2º – São também causas bastantes para a expulsão: 1ª) a condenação ou processo pelos tribunais estrangeiros por crimes ou delitos de natureza comum; 2ª) duas condenações, pelo menos, pelos tribunais brasileiros, por crimes ou delitos de natureza comum; 3ª) a vagabundagem, a mendicidade e o lenocínio competentemente verificados.

BRASIL. Lei 1 641, de 07 de janeiro de 1907. Disponível em <www2. camara.leg.br>. Acesso em: 29 ago. 2012 (Adaptação).



No início do século XX, na transição do trabalho escravo para o livre, os objetivos da legislação citada eram:
Alternativas
Q2439890 História
O ciclo do café foi o responsável pelo impulso à economia brasileira do início do século XIX. Assinale a alternativa que apresenta uma marca desse período. 
Alternativas
Q2423552 História

“A brava gente portuguesa, a mais temida entre todas as nações, era nesta colônia vilipendiada pelo índio, sofria e sujeitava-se ‘ao mais vil e triste gentio do mundo’”. (IN: Souza, Laura de Melo e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p. 65)


Na citação acima a historiadora deixa evidente alguns conceitos europeus sobre os povos nativos do continente americano.


Sobre este assunto considere as afirmativas abaixo:


I. Essa visão ajudava a justificar a tentativa de escravizar os povos nativos;

II. Durante algum tempo, a colonização portuguesa foi encarada como necessária no sentido de levar os “gentios” ao conhecimento do cristianismo;

III. Os costumes dos nativos, antagônicos as práticas culturais da Europa por ocasião da colonização, eram associadas ao “demônio”;


Em relação as afirmações acima, com base nos estudos historiográficos do período colonial no Brasil, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: A
5: B