🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

A historiadora Giovana Xavier identificou a falta de materi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4154509 História
A historiadora Giovana Xavier identificou a falta de material para trabalhar temas relacionados à pós-abolição para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais na área de história, conforme a Lei 10.639/2003. A historiadora sugeriu, em seu texto “Já raiou a liberdade: caminhos para o trabalho com a história da pós-abolição na Educação Básica”, algumas soluções. Por ser a desconstrução da imagem do povo negro ao longo da história de sua participação na formação da sociedade brasileira um dos principais caminhos, segundo a autora, assinale a opção que apresenta uma solução para essa desconstrução, segundo Xavier (2004).  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: A decisão estava na aderência direta ao problema do enunciado: a falta de material para trabalhar a pós-abolição. Entre as alternativas, a que responde a essa carência por meio da produção de livros didáticos sobre o tema é a letra B, preservando o gabarito oficial.

Tema central: material didático para pós-abolição
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque desloca a solução para pesquisa em arquivos públicos com participação dos alunos. Isso pode dialogar com o tema, mas não enfrenta de modo direto a carência de material didático sobre pós-abolição; além disso, ainda restringe o foco à desconstrução da imagem do negro no século XIX.
B
Certa
A alternativa B está certa porque apresenta uma solução material-didática diretamente ajustada ao problema indicado: a ausência de recursos para trabalhar a pós-abolição na Educação Básica conforme as Diretrizes Curriculares e a Lei 10.639/2003. O ponto decisivo não é apenas valorizar a participação da população negra, mas fazê-lo por meio da produção de livros didáticos sobre o tema, que é a resposta com aderência mais direta ao déficit de material mencionado.
C
Errada
Está errada porque troca livros didáticos por livros paradidáticos. Pela base, essa distinção importa: a solução cobrada está ligada à produção de material didático, e a mudança do tipo de material reduz a aderência ao que o gabarito oficial exige.
D
Errada
Está errada porque concentra a solução em promoção e financiamento de pesquisa em arquivos sobre cultura afro-brasileira. O problema cobrado não era falta de pesquisa arquivística em si, mas falta de material de ensino sobre pós-abolição para a Educação Básica.
E
Errada
Está errada porque traz uma orientação interpretativa de sala de aula sobre a multiplicidade dos sujeitos no pós-emancipação, e não uma solução material específica para suprir a falta de recursos didáticos. A inadequação está no tipo de resposta oferecida, não em falsidade histórica da afirmação.
Pegadinha da questão
A confusão real era marcar uma alternativa tematicamente plausível sobre valorização da experiência negra ou sobre práticas de pesquisa e sala de aula, sem perceber que o item exigia uma solução específica para a falta de material: produção de livros didáticos. Outra armadilha era não distinguir livro didático de paradidático.
Dica para questões semelhantes
  • Quando o enunciado apresenta um problema concreto, procure a alternativa que responda ao mesmo problema no mesmo plano de atuação, e não apenas uma proposta compatível com o tema.
  • Diferencie tipo de solução: pesquisa, financiamento, orientação pedagógica e produção de material didático não são equivalentes para fins de gabarito.
  • Se a banca mencionar carência de material, dê prioridade à alternativa que efetivamente supre material, e não à que apenas amplia reflexão ou investigação.
  • Em questões de comparação, aderência direta ao núcleo do enunciado vale mais do que plausibilidade geral da alternativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito: B — Produção de livros didáticos relacionados ao tema pós-abolição como forma de atender às novas demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais, destacando a atuação da população negra no processo de formação do Estado brasileiro.

Comentário:

A questão aborda as dificuldades encontradas para trabalhar a história da pós-abolição na Educação Básica, especialmente após a Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.

Para Giovana Xavier, uma das formas de enfrentar a ausência de materiais e contribuir para a desconstrução de representações estereotipadas da população negra é a produção de livros didáticos que apresentem a população negra como protagonista da história brasileira.

A alternativa B destaca justamente a necessidade de produzir materiais didáticos sobre a pós-abolição, valorizando a participação da população negra na formação do Estado e da sociedade brasileira.

Atenção: a alternativa E apresenta uma ideia compatível com a perspectiva de enxergar os negros como sujeitos históricos, mas não corresponde à solução indicada pela autora na questão, que está relacionada à produção de livros didáticos.

Resumo:

Lei 10.639/2003 → ensino de História e Cultura Afro-Brasileira → falta de materiais → produção de livros didáticos → valorização da participação negra na história.

Resposta: B.

Fonte: Giovana Xavier, Já raiou a liberdade: caminhos para o trabalho com a história da pós-abolição na Educação Básica; Lei nº 10.639/2003.

CFOPMBA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo