Questões de Concurso Militar Quadro Técnico 2009 para Primeiro Tenente - Direito

Foram encontradas 10 questões

Q737627 Direito Constitucional

Analise as assertivas abaixo em relação à União Federal.

I - Tem competência exclusiva para legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrá­rio, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho, sendo inconstitucional, em qualquer hipótese, lei estadual relativa a estes ramos do direito.

II - Tem competência privativa para legislar sobre requisições civis e militares, somente em tempo de guerra.

III- Pode autorizar, mediante lei complementar, os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de sua competência privativa.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q737632 Direito Constitucional

Em relação à Constituição da República Federativa do Brasil, analise as assertivas abaixo.

I - Assegura que ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo tão somente nos casos de crime propriamente militar, definidos em lei.

II - Estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória e, ainda, que são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.

III- Assegura que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente tão somente ao juiz competente.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q737636 Direito Constitucional
Acerca do tema emenda constitucional, assinale a opção correta.
Alternativas
Q737638 Direito Constitucional
Em relação ao Sistema Tributário Nacional, assinale a opção correta.
Alternativas
Q737648 Direito Constitucional
Em relação à Medida Provisória, é correto afirmar que:
Alternativas
Q737650 Direito Constitucional
Alexandre de Moraes, na obra Direito Constitucional, estabelece que os poderes investigatórios das Comissões Parlamentares de Inquérito compreendem:
Alternativas
Q737653 Direito Constitucional
Caberá ao Supremo Tribunal Federal:
Alternativas
Q737655 Direito Constitucional
Terá iniciativa para deflagrar o procedimento de intervenção federal:
Alternativas
Q737663 Direito Constitucional

De acordo cora o livro "Mandado de Segurança", de Hely Lopes Meirelles, 28ª Ed. Editora Malheiros, analise as seguintes afirmativas em relação ao Mandado de Segurança (MS).

I - O espólio, a massa falida e o condomínio de apartamentos não podem ser impetrantes.

II - Cabe condenação em honorários de advogado.

III- È considerado ação civil de rito sumário especial, ainda quando impetrado contra ato de juiz criminal.

IV - Quando o art.5°, inciso I da Lei n° 1.533/51, veda impetrar contra "ato de que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de caução", está obrigando o particular a exaurir a via administrativa para, após, utilizar-se da via judiciária, sendo uma exceção do inciso XXXV do art.5° da CF/88.

V - O objeto será sempre a correção de ato ou omissão de autoridade, desde que ilegal e ofensivo de direito individual ou coletivo, líquido e certo, dos impetrantes .

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q737667 Direito Constitucional
Em relação â Constituição Federal, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: E
5: C
6: D
7: C
8: B
9: C
10: E