O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 22.279 questões

Ano: 2019 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2019 - UEG - Docente de Ensino Superior |
Q988133 Medicina

Com relação aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), considere as seguintes afirmações:


I) A composição de cada um dos NASF será definida pelos gestores municipais e equipes Saúde da Família e deve considerar os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos, das necessidades do território e das equipes de saúde que serão apoiadas.

II) Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.

III) Qualquer município brasileiro, desde que tenha ao menos uma equipe Saúde da Família, pode implantar equipes NASF. O que vai variar de um município para o outro, conforme o número de equipes SF que ele tiver, é a modalidade de NASF a ser implantado.

IV) Conforme a portaria 3.124 de 2012, são 3 modalidades existentes de NASF.

V) O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2019 - UEG - Docente de Ensino Superior |
Q988122 Medicina

Dois adolescentes resolvem andar de skate na praça da cidade, onde praticavam manobras cada vez mais arriscada e difíceis, quando derrepente um cachorro atravessa no caminho de um deles, ao tentar se desviar o adolescente perde o controle e acaba caindo e sofrendo diversos arranhões pelo corpo. O cachorro escapa ileso! As feridas são limpas e cobertas com gazes estéril. A cicatrização normal é um processo dirigido a um objetivo, que ocorre segundo leis próprias e leva ao fechamento da ferida por meio de sequências bioquímicas e histológicas, no menor prazo possível. Dependendo dos processos predominantes em cada caso, distinguem-se três etapas na cicatrização que ocorrem de forma sobreposta:

I. Etapa proliferativa: é caracterizada pela reconstituição de vasos sanguíneos e linfáticos, pela produção de colágeno e pela intensa migração celular, principalmente de queratinócitos, promovendo a reepitelização.

II. Etapa inflamatória: é caracterizada pela presença dos sinais da inflamação: dor, calor, rubor e edema.

III. Etapa de maturação (remodelação): é caracterizada pela reorganização do colágeno, que adquire maior força tênsil e empalidece.


Assinale a sequência correta:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q985037 Medicina

Analise as assertivas sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) nas manobras de Ressuscitação Cardiorespiratória.


I. Caso o DEA seja totalmente automático e detecte um ritmo passível de ser tratado com um choque, irá sinalizar ao operador para que pressione o botão de choque.

II. O DEA permite identificar ritmo não chocável, impedindo o disparo inadequado da descarga elétrica.

III. Em função de suas especificações, tem seu uso atualmente recomendado durante as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar apenas no suporte de vida avançado.


Assinale

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q985036 Medicina

Com relação ao Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), analise as afirmativas a seguir.


I. Em TCE com hematoma subdural e desvio da linha média, na tomografia de crânio, a pressão arterial sistêmica deve ser reduzida imediatamente para valores normais em pacientes hipertensos, visando evitar danos neurológicos secundários.

II. O uso de soluções hipertônicas por via venosa é uma alternativa terapêutica aceita na assistência pré-hospitalar de casos de TCE.

III. A classificação de Glasgow para alterações no nível de consciência é inadequada, pouco acurada, em casos de TCE.


Assinale:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q985035 Não definido

Embora a maioria das mulheres diagnosticadas como tendo câncer de mama não apresente fatores de risco identificáveis, alguns fatores de risco estão estabelecidos.

Com relação aos fatores de risco para câncer de mama em mulheres, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O câncer de mama é mais frequente em mulheres multíparas.

( ) O câncer de mama é mais frequente em mulheres de descendência judaica Asquenazi.

( ) O câncer de mama é mais frequente em mulheres que têm uma filha que teve câncer de mama.


As afirmativas são, respectivamente,

Respostas
1: E
2: C
3: B
4: B
5: X