O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ 45%OFF

ÚLTIMA OPORTUNIDADE! Declare sua independência com os menores preços!

Questões de Concurso Para medicina

Foram encontradas 47.581 questões

Q1809467 Medicina
Os pulmões são os órgãos vitais da respiração. Sua principal função é oxigenar o sangue colocando ar inspirado bem próximo dos capilares pulmonares. No que se refere à anatomia desses órgãos, analise as afirmativas.
I- Cada pulmão é revestido e envolvido por um saco pleural seroso formado por duas membranas contínuas: a pleura parietal, que reveste toda a superfície pulmonar, e a pleura visceral, que reveste as cavidades pulmonares. II- Cada pulmão tem um ápice, uma base, dois ou três lobos – criados por uma ou duas fissuras e três faces (esternocostal, mediastinal e diafragmática). III- O pulmão direito apresenta fissuras oblíqua e horizontal, que o dividem em três lobos: superior, médio e inferior. IV- Os pulmões apresentam dupla circulação: a circulação pulmonar, realizada através das artérias e veias pulmonares, e a circulação brônquica, realizada através das artérias e veias bronquiais. V- O pulmão esquerdo apresenta uma incisura cardíaca profunda. Essa impressão situa-se principalmente no lobo inferior, delimitando um processo estreito e linguiforme, a língula.
Estão corretas as afirmativas
Q1809466 Medicina
A maioria dos nervos do membro superior origina-se no plexo braquial, uma importante rede nervosa que supre o membro superior; começa no pescoço e estende-se até a axila. Assinale a alternativa que apresenta os cinco ramos terminais principais do plexo braquial.
Q1809465 Medicina
Sobre os conceitos básicos da Anatomia Humana, analise as afirmativas.
I- O osso frontal pode apresentar uma variação anatômica chamada de sutura heterópica. II- Os termos de posicionamento externo, médio e interno são utilizados para vísceras cavitárias. III- O conceito de anomalia é quando há uma variação anatômica com prejuízo de função. Já o de monstruosidade, é caracterizado por uma anomalia tão acentuada que se torna incompatível com a vida. IV- O corpo humano pode ser dividido em cabeça, pescoço, tronco e membros. V- As cavidades do corpo são divididas em cavidade do crânio, cavidade torácica, canal vertebral e cavidade abdominopélvica. VI- A posição anatômica pode ser definida como a posição ereta; olhar na linha do horizonte; membros superiores estendidos e paralelos ao tronco; palmas das mãos direcionadas para trás; membros inferiores estendidos; pés juntos e paralelos.
Estão corretas as afirmativas
Q1809464 Medicina
De acordo com as articulações fibrosas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Articulação fibrosa é aquela constituída por tecido conectivo fibroso, caracterizada por ser imóvel, desempenhando as funções de proteção, sustentação e estabilização. ( ) As articulações fibrosas do tipo sutura podem ser divididas em plana, escamosa e serrátil. ( ) As articulações fibrosas são classificadas em 3 grandes grupos: suturas, sindesmose e gonfose. ( ) Pode-se encontrar a articulação fibrosa sindesmose entre as margens ásperas de rádio e ulna (membrana interóssea do antebraço), entre as margens ásperas de tíbia e fíbula (membrana interóssea da perna) e na sindesmose tibiofibular distal. ( ) A gonfose é a articulação fibrosa existente entre o dente e seu respectivo alvéolo dental, tanto na maxila quanto na mandíbula.
Assinale a sequência correta.
Q1809463 Medicina
O sistema urinário realiza funções excretoras vitais e elimina os produtos residuais orgânicos produzidos por células de todo o corpo. Os rins – os órgãos formadores de urina, apresentam sua morfologia interna dividida em três partes. Em sua parte intermédia, são encontradas as pirâmides renais e as colunas renais. Assinale a alternativa que apresenta a parte em que estão localizadas essas estruturas.
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: B