Foram encontradas 1.976 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A Lei é uma qualidade que deve ser praticada por todo sujeito moral. A ética e a cidadania são o caminho para a vida indicado pela paz, pelo respeito mútuo, pela independência, pela justiça, pela tolerância, pela valorização do homem.
Publicado por: Ricardo Santos David
Praticar a ética é praticar a Lei, favorecer a paz e respeitar as Normas morais. Neste contexto, a educação estaria como suporte, favorecendo a organização de um indivíduo/cidadão, EXCETO no que se afirma em:
Leia o texto, responda a questão:

Em uma aula a professora Eli, apresentou a imagem acima para os alunos, problematizando bons hábitos alimentares. Leia as afirmativas e identifique os objetivos da aula:
I.Afirmar que os hábitos alimentares dos seus familiares estão errados.
II.Iniciar discussões e reflexões, a fim de despertar o olhar para os seus hábitos alimentares.
III.Identificar alimentos saudáveis que a família é obrigada adquirir para suas refeições.
IV.Refletir se seus hábitos alimentares são saudáveis ou não.
Após sua análise, assinale a alternativa em que as afirmativas estão corretas sobre o objetivos da aula:
O Monitor Escolar também precisa ser capaz de identificar oportunidades de intervenção para ajudar o aluno a melhorar seu desempenho escolar
Para justificar a frase acima, é CORRETO afirmar que:
I.O trabalho do monitor deve estar em estreita colaboração com os professores, para se certificar de que os objetivos acadêmicos estão a ser alcançados.
II.O monitor auxilia o professor em aula, assistindo, supervisando os alunos e gerenciando atividades diárias.
III.O monitor precisa ser responsável, ter graduação e saber trabalhar individualmente.
IV.É recomendável que tenha formação em psicologia e educação.
Estão CORRETAS:
A pirâmide alimentar orienta a população quanto à alimentação adequada. Afinal, ao ter a pirâmide alimentar como referência, fica mais fácil saber qual tipo de alimento deve ter um maior ou menor consumo. Os alimentos são separados em grupos, cada um essencial e com benefícios específicos para a saúde.
Identifique nas afirmativas abaixo os alimentos descritos que pertencem ao grupo de alimentos reguladores da Pirâmide Alimentar, colocando (V) quando verdadeiro, e (F) quando falso:
(__) Carnes, ovos e leite.
(__)Brócolis, couve, repolho, abobrinha.
(__)Abacaxi, maçã, banana, kiwi.
(__)Salgadinhos e biscoitos.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
"É fato que a criança que se alimenta bem, cresce saudável e isso inclui não só o desenvolvimento corporal, quando a gente está falando de crescimento, mas também a parte cognitiva, a parte de aprendizado. O rendimento da criança tende a ser muito bom, por causa do papel desses nutrientes, que são indispensáveis nas habilidades cerebrais", relata a nutricionista.
Acesso em: https://www.brasildefato.com.br/2020
/10/08/os-cuidados -com-a-alimentacao-na-infancia.
Por isso, ela alerta que certos alimentos não são recomendados para essa fase tão importante, como é o caso dos biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, balas, chicletes e até mesmo aqueles que se vendem como indicados para as crianças, como os sucrilhos e os iogurtes. Para repensar o consumo desse tipo de alimento, é preciso entender que eles são:
Professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, terão que aprender noções básicas de primeiros socorros. É o que determina a lei 13.722, denominada Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018. Com prazo de 180 dias para começar a vigorar, a lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.
Acesso em: http://portal.mec.gov.br
No contexto de noções básicas de primeiros socorros. Essa lei tem por objetivo:
O monitor escolar tem contato direto com um aluno, ele tem a responsabilidade de desenvolver e orientá-lo nas atividades realizadas em sala de aula, além de dar apoio na atividades de higiene, alimentação, locomoção e entre outras que necessitem auxílio constante no dia a dia escolar (BRASIL, 2008).
De acordo com o contexto acima, podemos afirma que:
"A aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras é uma abordagem pedagógica que enfatiza o uso dos jogos e brincadeiras para promover diversas áreas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A brincadeira livre e a brincadeira dirigida são dois tipos de aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. Em comparação com a brincadeira livre, a brincadeira dirigida parece influenciar mais na aquisição de habilidades acadêmicas."
Acesso: https://movimentopelabase.org.br/ (Adaptado)
Com base nesse texto, é incorreto o que se afirma em:
A educação deve ser um fator de promoção a higiene e proteção à saúde, bem como estimular a criação de estratégias para a conquista dos direitos de cidadania. Sendo assim, a escola deve ajudar a capacitar os indivíduos para uma vida mais saudável. A comunidade escolar não deve apenas contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com a higiene e saúde. Uma coisa é ensinar higiene e saúde. Outra coisa é agir no sentido de que todos os que estão no ambiente escolar adquiram, reforcem ou melhorem hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados com higiene e saúde.
Neste contexto, a educação não pode se limitar a ensinar. Qual das alternativas abaixo que relaciona o trabalho da educação necessário para promover mudanças quanto à higiene?
Sobre a importância de reconhecer e valorizar as diferentes linguagens no contexto educativo, podemos afirmar que:
I.Deve-se restringir o ensino apenas à linguagem verbal para garantir uma comunicação clara e objetiva.
II.Deve-se ignorar a diversidade de formas de expressão, mantendo o foco exclusivamente na linguagem escrita.
III.Deve-se integrar diferentes linguagens no currículo escolar para proporcionar experiências educativas mais ricas e acessíveis.
IV.Deve-se limitar as atividades educativas à linguagem verbal, pois as outras formas de expressão são consideradas menos relevantes.
Assinale a alternativa que contém a avaliação correta das afirmativas acima:
Em situações de emergência, é fundamental que todas as pessoas possuam conhecimentos básicos de primeiros socorros para agirem de maneira adequada ao presenciarem algum acidente. Nesse contexto assinale a alternativa que apresenta uma ação correta de primeiros socorros a vítimas: