Questões de Concurso
Para professor - turismo
Foram encontradas 237 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Primeira coluna: questões essenciais
1.O quê?
2.Quando?
3.Para quem?
Segunda coluna: indicações
(__)Escolher uma data específica, preferencialmente, com um prazo que permita a organização com segurança e mobilização das pessoas.
(__)Definir o que será feito, qual atividade/evento será realizado e o que precisa ser executado.
(__)Decidir quais grupos de pessoas participarão da atividade/evento, levando-se em conta o perfil demográfico (faixa etária, gênero, localização geográfica, nível de escolaridade) e o nível de conhecimento sobre a atividade/evento que esse público apresenta.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Primeira coluna: grupos de produtos
1.Produtos perecíveis
2.Produtos semiperecíveis
3.Produtos não perecíveis
Segunda coluna: condições de armazenagem por perecibilidade
(__)São produtos com baixíssimos níveis de água e, consequentemente, com maior vida útil, como farinhas, açúcares e massas secas, entre outros. A estocagem pode ser feita da mesma forma que para os produtos semiperecíveis.
(__)São alimentos frescos, como carnes, laticínios, frutas e legumes, que se deterioram rapidamente. Para sua conservação, exigem embalagens adequadas e refrigeração específica: seu acondicionamento deve ser feito em câmaras frias, freezers ou refrigeradores.
(__)Constituem os alimentos processados (enlatados, defumados, salgados, embutidos e cereais, entre outros), que têm processamento e nível de água médio a baixo. Eles devem ser armazenados em locais ventilados, com boa iluminação, baixa umidade e protegidos de insetos e roedores.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
O organograma básico de um estabelecimento de alimentos e bebidas abrange cozinha, almoxarifado e salão. A cozinha constitui o ponto de produção do estabelecimento, tendo como fluxo básico de atividades: a recepção e armazenamento de mercadorias, a preparação dos alimentos e a distribuição dos pratos prontos aos clientes. Observe a imagem a seguir que ilustra um ambiente de trabalho essencial em um serviço de alimentação:

Considerando o contexto da organização física e funcional de um restaurante e o que é conhecido como Bateria de Cozinha, assinale a alternativa correta sobre seu conceito e características:
I.Público-alvo, equipamentos e utensílios disponíveis; disponibilidade de insumos; espaço físico.
II.Disponibilidade de mão de obra qualificada; horário das refeições; custo de produção; preço de venda.
III.Cor dos uniformes da equipe; música ambiente do salão; frequência de postagens em redes sociais.
É correto o que se apresenta em:
(__)A qualidade social da educação efetiva-se de forma coletiva quando os usuários da escola participam diretamente de sua construção, podendo definir caminhos para efetivação do projeto pedagógico.
(__)A adoção de currículos únicos e padronizados em toda a rede escolar garante o direito de todos ao conhecimento nacional e estimula o processo criativo de produção de projetos pedagógicos.
(__)A construção do projeto pedagógico deve considerar as condições materiais de vida e a realidade dos estudantes como elementos fundamentais para uma educação crítica e emancipatória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Primeira coluna: elemento
1.Participação
2.Cocriação
3.Corresponsabilidade
Segunda coluna: características
(__)Criação coletiva de novos significados e ações que surgem do conjunto de relações em processos fundamentados em estrutura participativa que estimula o envolvimento de grupos com diferentes expertises.
(__)Envolvimento e adesão em processos de construção de cidadania e promoção do protagonismo por meio de instâncias de diálogo e construção coletivas não excludentes.
(__)Compreensão dos efeitos das ações conjuntas e compromisso coletivo na geração de estruturas sociais e institucionais inclusivas e equitativas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Primeira coluna: dimensão formativa
1.Desenvolvimento de capacidades de pensamento
2.Cultivo de hábitos para o trabalho intelectual
3.Processo formativo pela experiência do estudo
Segunda coluna: característica
(__)Capacidade de análise, raciocínio e compreensão dos conteúdos estudados.
(__)Aprendizagem adquirida por meio de prática sistemática e processos individuais de adaptação.
(__)Formação que ocorre pela própria vivência do ato de estudar, transformando o sujeito.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I.O planejamento pedagógico deve reconhecer que os estudantes vivenciam experiências de aprendizagem em diversos contextos sociais, cabendo ao professor articular esses conhecimentos com os conteúdos curriculares por meio de estratégias diversificadas.
II.A prática docente sistemática e organizada na escola constitui elemento fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, exigindo do professor domínio metodológico para mediar os processos de ensino-aprendizagem.
III.A utilização de múltiplas estratégias de ensino possibilita atender às diferentes formas de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para a construção de conhecimentos de modo mais abrangente e contextualizado.
É correto o que se afirma em:
I.A escola brasileira passou por transformações significativas ao longo de sua história, particularmente a partir das lutas sociais por ampliação do acesso à educação, que pressionaram por mudanças na legislação, nas políticas públicas e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de ensino.
II.Os processos de luta pelo acesso à educação revelam que, mesmo quando os resultados práticos não correspondem integralmente às expectativas iniciais dos grupos envolvidos, tais movimentos despertam nos sujeitos o reconhecimento do valor do conhecimento e o desejo legítimo pela aprendizagem como direito fundamental.
III.A efetivação de políticas educacionais inclusivas demanda a compreensão de que a participação ativa dos diversos segmentos da comunidade escolar na elaboração e execução das ações educativas contribui para a legitimidade e a adequação dessas políticas às necessidades reais dos estudantes e suas famílias.
É correto o que se afirma em:
I.As atividades de aprendizagem devem ser compreendidas como trabalho processual que demanda tempo, organizando-se em sequências didáticas com etapas sucessivas que desenvolvem uma trajetória rumo ao conhecimento sistemático e consciente de todos os movimentos exigidos até a concretização dos objetivos educacionais pretendidos.
II.As proposições de atividades pedagógicas devem ser apresentadas como problemas ou desafios investigativos, favorecendo que os estudantes estabeleçam conexões com experiências pessoais e culturais, em contraposição à apresentação de temas genéricos e abstratos com delimitação rígida de procedimentos e tempo de execução.
III.A valorização excessiva dos aspectos formais e estruturais na abordagem das atividades de ensino-aprendizagem representa avanço metodológico significativo, pois permite que os estudantes construam separadamente os elementos constitutivos do conhecimento para posteriormente organizá-los em sínteses lineares e sequenciais.
É correto o que se afirma em:
I.As críticas dos estudantes às atividades pedagógicas consideradas desinteressantes revelam o desejo de construir uma escola com relações menos hierarquizadas e conteúdos mais sintonizados com seu cotidiano, contrariando discursos que atribuem aos jovens apatia em relação à educação.
II.O envolvimento dos estudantes em processos de reivindicação e discussão sobre a escola materializa práticas de socialização política que transcendem o ambiente familiar, demonstrando que múltiplas instâncias contribuem para a formação de disposições relacionadas à participação coletiva.
III.A expressão de insatisfação dos estudantes com metodologias tradicionais decorre fundamentalmente da expansão do acesso ao ensino médio, que incorporou novos perfis discentes ainda não familiarizados com os códigos e rituais escolares historicamente consolidados pelas instituições educacionais.
É correto o que se afirma em: