Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Geografia Econômica


QUESTÕES PARA PRATICAR

(142 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q699139
Aplicada em: 2016
Banca: MPE-GO
Órgão: MPE-GO
“Desde 2007, o saldo comercial brasileiro vem apresentando tendência de queda, puxada pelo mau comportamento do setor industrial, e em consequência da perda da competitividade da economia brasileira” (Fonte:oglobo.globo.com/opniao/comercio exterior - Consulta em 26/03/2015). A perda sistêmica de competitividade da indústria nacional e a consequente queda de sua participação na formação da riqueza nacional estão associadas, dentre outros:
I - aos elevados custos de deslocamento dos produtos de exportação, em virtude do predomínio das rodovias e da precária integração entre os modais de transporte.
II - à grande dispersão espacial da indústria brasileira em regiões historicamente periféricas.
III - à baixa taxa de inovação da indústria brasileira, aliada ao fato de essa inovação estar mais relacionada à aquisição de máquinas e equipamentos do que ao desenvolvimento de novos produtos.
IV - aos inúmeros acordos bilaterais assinados pelo País, restringindo o número de seus parceiros comerciais no mercado externo.
V- à fraca mecanização das operações portuárias de embarque e desembarque e à intricada burocracia nos portos, provocando atrasos e congestionamentos nas exportações.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. 

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior