Questões de Concurso Para câmara municipal de colombo - pr

Foram encontradas 137 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1248913 Comunicação Social
Leia a seguir a coluna de Flávio Ricco, publicado no portal UOL em 04/09/2019.
  “Levantamento realizado pela coluna aponta que a digitalização já atingiu 130 milhões de brasileiros em mais de 1.300 grandes cidades das 62 principais regiões do país. Agora faltam perto de 4.000 municípios menores e mais complexos economicamente.    Muitos deles recebem os sinais de TV através de torres, construídas pelas prefeituras.  Para o digital, existe a possibilidade de várias emissoras compartilharem a mesma torre e um transmissor único para 4 ou 6 sinais. A questão é que não há recursos para esse investimento, e a lei de responsabilidade fiscal limita a ação das prefeituras.   Diferentemente do passado, não é mais permitida a colocação de dinheiro público em torres de televisão. A proposta da radiodifusão é usar parte do R$ 1 bi que sobrou da primeira etapa para financiar a conversão no restante do país. Mas o processo está parado. O próprio governo já fala em destinar uma parcela desse valor para o programa de ampliação da internet na Amazônia.    O fato é que, diante do colocado, a implantação do digital está momentaneamente paralisada. E não há qualquer informação de quando e em quais condições será restabelecida.” (Disponível em: <https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2019/09/04/instalacao-do-digital-esta-parada-e-ninguem-sabe-quando-sera-retomada.htm>. Acesso em 15.set.2019)
De acordo com o texto dado, é CORRETO afirmar que: I– A ampliação da TV digital está paralisada porque o Governo pretende destinar a verba da radiofusão na ampliação da internet na Região Norte. II– Mais de dez anos depois da primeira transmissão oficial de televisão digital no Brasil, o País ainda passa por obstáculos em implantar o sistema em regiões consideradas remotas e de pouca visibilidade econômica. III– A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe uso de recursos municipais na ampliação do sistema digital de radiofusão porque a ação é de responsabilidade do Governo Federal.
Alternativas
Q1248912 Jornalismo
Segundo Brian Wieser, da Pivotal Research (Nova Iorque), um dos analistas de meios mais respeitados de Wall Street, a relação do espectador com a forma de assistir à televisão tem passado por algumas tendências:
-Cord cutting: o consumidor está reduzindo o seu acesso à TV paga, por ter acesso à televisão aberta digital, streaming e TV on demand gratuitamente. -Cord shaving: o consumidor seleciona um número menor de canais para seguir; as televisões abertas, por sua qualidade de produção, jornalismo e coberturas esportivas, acabam na preferência do consumidor. -A receita gerada pela TV paga local facilitará a produção continuada de conteúdo de alta qualidade pela televisão aberta. -O futuro do entretenimento está no conteúdo e a televisão aberta tem o conhecimento e o poder de investimento para produção que outros meios não possuem. (Adaptado de “Mitos e realidades da TV aberta”. Disponível em: )
De acordo com o texto é CORRETO afirmar que:
I– Para o pesquisador, o telespectador tem deixado de assistir à televisão paga por uma questão de economia, já que a internet tem conteúdo gratuito. II– As grandes geradoras têm aproveitado a maior seletividade de canais pelo espectador (cord shaving) para investir em programação de melhor qualidade na TV aberta. III– Apesar da profusão de conteúdos sob demanda da internet e da televisão paga, as grandes emissoras ainda têm poder financeiro para investir em produções atrativas na televisão aberta.
Alternativas
Q1248911 Jornalismo
Em 10 de junho de 1900, o “Jornal do Comércio”, do Rio de Janeiro, relatou a experiência em 1893 de um padre gaúcho com vários aparelhos de sua invenção. No Alto de Santana, em São Paulo, o jovem sacerdote e promissor cientista, em meio a seus estudos, fizera importantes descobertas sobre a propagação do som, da luz e da eletricidade, através do espaço, da terra e dos mares. Sem recursos e sem apoio, porém, ele nunca patenteou seus inventos. (Adaptado de “A história do rádio no Brasil”. Disponível em: <https://www.abert.org.br/web/index.php/notmenu/item/23526-historia-do-radio-no-brasil> )
O texto faz referência a:
Alternativas
Q1248910 Jornalismo
O lançamento deste jornal marcou oficialmente o início da imprensa no Brasil, em 10 de setembro de 1808. Até antes da chegada da Família Real ao País, toda a atividade da imprensa era proibida. Mesmo sendo um órgão oficial do governo português, no início o periódico era editado sob censura prévia. Entretanto, em terras brasileiras já havia a circulação clandestina de jornais impressos em outros países.
O texto faz referência a que periódico?
Alternativas
Q1248909 Comunicação Social
São gêneros jornalísticos, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: B