Questões de Concurso Comentadas para professor - gestao rural

Foram encontradas 11 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3737951 Pedagogia
Segundo Libâneo (2017) na escola, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino. Na aula, se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os alunos assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes, convicções e, assim, desenvolvem suas capacidades cognoscitivas. Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA sobre as funções que deve ter a aula para atingir os objetivos de ensino. 

Alternativas
Q3737950 Pedagogia
Sobre o percurso histórico da Didática segundo Libâneo (2013) enquanto campo de conhecimento, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q3737949 Pedagogia
Para Libâneo (2013) o processo didático é caracterizado como mediação escolar de objetivos-conteúdos-métodos apoiada no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as finalidades da instrução e da educação em nossa sociedade. Sobre Objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a alternativa CORRETA:


I. A elaboração dos objetivos pressupõe, da parte do professor, uma avaliação crítica das referências que utiliza, balizada pelas suas opções em face dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.



II. Os conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.


III. Os conteúdos de ensino não se correlacionam como objeto de estudo da didática pois são instrumentos de herança cultural e da prática social e devem ser assimilados pelas novas gerações como base para o desenvolvimento das capacidades especificamente humanas.


IV. O método de ensino do professor se caracteriza apenas pelos procedimentos e técnicas de ensino.
Alternativas
Q3737946 Legislação Federal
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dentre eles o IFPA, foram criados pela Lei Federal nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Considerando os objetivos dessas Instituições, é correto afirmar que: 


Alternativas
Q3737945 Legislação Federal
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional é um dos principais atos normativos que regulamenta o direito constitucional à Educação. Pela leitura da LDB, pode-se concluir que:


Alternativas
Q3737944 Direito Administrativo
Pedro é servidor público federal do IFPA, portanto regido pela Lei nº 8.112/1990. Ingressou no cargo de Assistente em Administração há 06 (seis) anos, portanto já estável no serviço público. Nesse ano foi aprovado e nomeado para o cargo de Professor do IFPA em Regime de Dedicação Exclusiva, para isso, solicitou vacância do cargo de Assistente em Administração para tomar posse no cargo inacumulável de Professor EBTT. Ao entrar em exercício, Pedro se submeterá a estágio probatório no desempenho do cargo de Professor. Considerando as informações acima, caso Pedro não seja aprovado no estágio probatório do cargo de professor:


Alternativas
Q3737943 Direito Constitucional
A Constituição Federal de 1988 preceitua que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. No que concerne ao dever do Estado para com a educação, ele será efetivado através de algumas garantias. Dentre elas, o Estado garantirá:


Alternativas
Q3737942 Português
A alternativa em que há erro de acentuação gráfica:


Alternativas
Q3737941 Português
Assinale a alternativa em que o uso da crase é facultativo:

Alternativas
Q3737940 Português
Assinale a alternativa em que há uso incorreto da vírgula:

Alternativas
Q3737938 Português

Arquitetura




Não quero construir nada.

Talvez uma letra de música

da mais vagabunda

para tocar na estrada.




Chegar no meio da vida

sem olhar para trás.

Não quero construir nada

que não, de mim, uma versão

cada dia renovada.




Moro num bairro que não me diz nada.

Para meus vizinhos

eu sou o vizinho que ainda liga o rádio.




Flores que não plantei

enfeiam a frente da casa alugada.

Julguei fizera tudo errado.

Chuva morte erva daninha:

se refaço a matemática,

é tudo dádiva.




Uma perversão, edificar a coisa edificada.

Eu não quero construir nada.

Só transformar em ruínas, todo dia, o que em mim se faz

parede erguida, nova morada.



(CARRIAS, Eleazar Venancio. Máquina. Urutau, 2021)




Assinale o excerto no qual a palavra destacada não é um pronome:



Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: E
5: C
6: C
7: D
8: A
9: E
10: A
11: D