Foram encontradas 4.348 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3905372 Legislação Federal
A Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O Art. 3º diz que a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais. Assinale a alternativa que apresenta incorretamente item elencado, como obrigatório, no referido artigo: 
Alternativas
Q3905368 Legislação Federal
O Decreto Nº 9.235/2017 dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior – IES e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, no sistema federal de ensino. De acordo com o Art. 4º, assinale a alternativa que expressa competência do Ministro de Estado da Educação:
Alternativas
Q3905361 Legislação Federal
Segundo a Lei Nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
I. Avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;
II.O caráter privado e sigiloso de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;
III.O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;
IV.A participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.
Ao analisar os itens dessa questão, pode-se concluir que:
Alternativas
Q3905350 Legislação Federal
O caput do artigo 46 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Nº 9.394/96), informa que: “A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação”. Define ainda que:
§ 1º Após um prazo para saneamento de deficiências eventualmente identificadas pela avaliação a que se refere este artigo, haverá reavaliação, que poderá resultar, conforme o caso, em desativação de cursos e habilitações, em intervenção na instituição, em suspensão temporária de prerrogativas da autonomia, ou em descredenciamento.
§ 2º No caso de instituição pública, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências.
§ 3º No caso de instituição privada, além das sanções previstas no § 1º deste artigo, o processo de reavaliação poderá resultar em redução de vagas autorizadas e em suspensão temporária de novos ingressos e de oferta de cursos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3905349 Direito Constitucional
No que tange a recursos para o financiamento da educação superior pública, está correta a afirmação de que: 
Alternativas
Q3905348 Legislação Federal
Sobre a avaliação de cursos de graduação, a Lei Nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, indica em seu artigo 4º que:
§ 1º A avaliação dos cursos de graduação fará uso de procedimentos e instrumentos diversificados, entre os quais, obrigatoriamente, a avaliação externa por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.
§ 2º A avaliação dos cursos de graduação resultará na atribuição de conceitos, ordenados em uma escala com 7 (sete) níveis, para cada uma das áreas do conhecimento.
Assinale a alternativa que está correta em relação ao que estabelece a referida Lei: 
Alternativas
Q3905346 Legislação Federal
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Nº 9.394/96), o sistema federal de ensino compreende:
Alternativas
Q3905085 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
A política pública de atenção à saúde do jovem, segundo o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013), será desenvolvida em consonância com as seguintes diretrizes: 
Alternativas
Q3905080 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 – Atualizado pela Lei nº 14.863/2024), nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas as seguintes medidas, EXCETO:
Alternativas
Q3905079 Direitos Humanos
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir, Lei nº 12.288/2010) tem como objetivo:
Alternativas
Q3905078 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 – Atualizado pela Lei nº 14.863/2024), as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar:
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902667 Enfermagem
Durante atendimento em uma clínica odontológica, a técnica do consultório perfurou o dedo ao jogar a seringa desencapada no descartex destinado para materiais perfuro-cortantes. Qual é a primeira conduta imediata correta? 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902666 Enfermagem

Qual a responsabilidade técnico de enfermagem no Centro de Material e Esterilização (CME):

 

Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902665 Enfermagem
No Centro de Material e Esterilização (CME), o controle adequado da etapa de limpeza é fundamental para garantir a qualidade do processamento dos produtos para a saúde, utilizados no ambiente hospitalar. Sobre os indicadores de limpeza, é correto afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902664 Enfermagem
No Centro de Material e Esterilização (CME), o técnico em enfermagem participa do processamento de diferentes produtos para saúde, nas etapas de limpeza, desinfecção, preparo e esterilização. Sobre a etapa de desinfecção, é correto afirmar: 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902662 Enfermagem
Durante transfusão de concentrado de hemácias, após 10 minutos, o paciente apresenta calafrios, dor lombar e dispneia. Qual deve ser a ação imediata do técnico de enfermagem? 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902660 Enfermagem
Durante o preparo da pele de um paciente para cirurgia abdominal, o enfermeiro da sala de operação supervisiona a degermação e a antissepsia do sítio cirúrgico. Considerando as recomendações para prevenção de infecção de sítio cirúrgico (ISC), assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902659 Enfermagem
A Lista de Verificação de Cirurgia Segura, da Organização Mundial de Saúde (OMS), é um conjunto de ações que busca garantir a segurança do paciente em três momentos do procedimento. O último momento ocorre ao final da cirurgia, antes da saída do paciente da sala cirúrgica. Quais as ações recomendadas nesse momento?
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902658 Enfermagem
Durante procedimento cirúrgico abdominal, a equipe utiliza bisturi elétrico monopolar. O enfermeiro circulante verifica o posicionamento da placa dispersiva (eletrodo de retorno) antes do início da cirurgia. Considerando as recomendações para prevenção de eventos adversos relacionados ao uso do bisturi elétrico, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2026 Banca: FCPC Órgão: UFC Prova: FCPC - 2026 - UFC - Técnico em Enfermagem |
Q3902657 Enfermagem
Para pacientes que fazem uso de acesso central, um pacote de medidas deve ser realizado por toda equipe para minimizar o risco de infecção. Qual intervenção do técnico de enfermagem é recomendada para minimizar o risco de infecção? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: C
6: A
7: A
8: C
9: D
10: B
11: A
12: A
13: B
14: C
15: D
16: C
17: D
18: C
19: A
20: D