Foram encontradas 446 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Analise as afirmativas a seguir em relação à BNCC e a algumas tendências metodológicas para o ensino da Matemática.
I. Segundo a BNCC, no Ensino Fundamental anos finais, nos estudos de Álgebra os alunos devem compreender os diferentes significados das variáveis numéricas em uma expressão, estabelecer uma generalização de uma propriedade e investigar a regularidade de uma sequência numérica. Nessa etapa, os alunos ainda não precisam estabelecer conexões entre variável e função.
II. Cada área do conhecimento da BNCC estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento deve ser pro movido ao longo de todo o ensino fundamental. Essas competências explicitam como as doze competências gerais se expressam nessas áreas.
III. A resolução de problemas como metodologia de ensino tem mostrado resultados satisfatórios no interesse do aluno e na aprendizagem da matemática. Aulas expositivas em excesso é uma estratégia que deve ser repensada pelos docentes por não ser a mais adequada para o trabalho com resolução de problemas.
IV. A Modelagem Matemática é uma metodologia que não é recomendada no Ensino Fundamental, pois requer do aluno conhecimentos matemáticos mais complexos. Por isso, ela é mais indicada para o Ensino Médio e Ensino Superior.
Quantas afirmativas estão corretas?
Qual a probabilidade de um turista, escolhido ao acaso, gostar de apenas um dos pratos típicos do Pará?
Quantos metros foram reduzidos no comprimento e na largura do terreno para construir a área coberta?
À luz do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Piçarra, é correto afirmar que:
I. O Projeto de Lei do Plano Plurianual será enviado pelo Prefeito ao Poder Legislativo até o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato;
II. Se a lei orçamentária anual não entrar em vigor até o início do correspondente exercício financeiro, fica autorizada a execução orçamentária de até um doze avos das respectivas dotações constantes do projeto de lei, para atender despesas inadiáveis;
III. O plano plurianual terá vigência de três anos.
De acordo com as determinações previstas na Lei Orgânica Municipal, é correto afirmar que:
O empresário, sentindo-se coagido, efetuou o pagamento. Posteriormente, ficou comprovado que Marcelo não tinha competência formal ou legal para impedir ou atrasar a liberação dessas licenças.
Diante do caso, considerando os tipos penais previstos no Código Penal, assinale a alternativa correta.
I. A embriaguez culposa exclui a imputabilidade penal.
II. É isento de pena o agente que, por transtorno mental, era, ao tempo da omissão, inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
III. Se o agente por embriaguez proveniente de caso fortuito não possuía ao tempo da ação ou da omissão a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, a pena poderá ser reduzida.
Nos termos do Código Penal, é correto afirmar que:
Joana, que havia sido denunciada e condenada, em decisão ainda não transitada em julgado, pela prática do crime tipificado na lei Y, ocorrido em fevereiro de 2024, pleiteia o reconhecimento da abolitio criminis.
Nesse contexto, e à luz dos princípios que regem a aplicação da lei penal no tempo, assinale a alternativa correta.