Questões de Concurso
Para susepe-rs
Foram encontradas 666 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Adotar procedimentos para reaproveitar os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis oriundos dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.
II. Estabelecer sistema de coleta seletiva.
III. Articular com os agentes econômicos e sociais medidas para viabilizar o retorno ao ciclo produtivo dos resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis oriundos dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.
IV. Realizar as atividades definidas por acordo setorial ou termo de compromisso, mediante a devida remuneração pelo setor empresarial.
Quais estão corretas?
I. Um Presidente, que será o Ministro titular do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal.
II. Um Presidente, que será o Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional.
III. Um Secretário Executivo, que será o titular do órgão integrante da estrutura do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, responsável pela gestão dos recursos hídricos.
IV. Um Secretário-Executivo, que será o titular do órgão integrante da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional responsável pela gestão dos recursos hídricos.
Quais estão corretas?
I. Compensação pelas medidas de conservação ambiental necessárias para o cumprimento dos objetivos desta Lei.
II. Pagamento ou incentivo a serviços ambientais como retribuição, somente monetária, às atividades de conservação e melhoria dos ecossistemas e que gerem serviços ambientais.
III. Incentivos para comercialização, inovação e aceleração das ações de recuperação, conservação e uso sustentável das florestas e demais formas de vegetação nativa e exótica.
Quais estão corretas?
I. Os animais serão prioritariamente entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda e cuidados sob a responsabilidade de técnicos habilitados.
II. Tratando-se de produtos perecíveis ou madeiras, serão estes avaliados e doados a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.
III. Os produtos e subprodutos da fauna não perecíveis serão destruídos ou doados a instituições científicas, culturais ou educacionais.
IV. Os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Coluna 1
1. Zona de águas limpas.
2. Zona de degradação.
3. Zona de decomposição ativa.
4. Zona de recuperação.
Coluna 2
( ) Localizada à jusante do ponto de lançamento, sendo caracterizada por uma diminuição inicial na concentração de OD e presença de organismos mais resistentes.
( ) Região onde a concentração de oxigênio dissolvido atinge o valor mínimo e a vida aquática é predominada por bactérias e fungos (anaeróbicos).
( ) Localizada em região à montante do lançamento do efluente (caso não exista poluição anterior) e também após a zona de recuperação. É caracterizada pela elevada concentração de oxigênio dissolvido e vida aquática superior.
( ) Região onde se inicia a etapa de restabelecimento do equilíbrio anterior à poluição, com presença de vida aquática superior.
( ) Os microrganismos decompositores começam a predominar no ambiente, e o ecossistema começa a se organizar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. São exemplos de materiais de suporte natural ou sintético: rochas, madeiras, concretos, polímeros e mantas confeccionadas com fibras vegetais, que são chamados de geotêxteis ou biomantas.
II. O componente estrutural da bioengenharia de solo para estabilização do solo é a água.
III. A hidrossemeadura é uma das principais técnicas de bioengenharia de solo, que consiste na aplicação hidromecânica de uma massa pastosa composta por fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos vegetais e matéria orgânica viva que objetiva suprir as necessidades de correção do solo e de nutrição da vegetação a ser introduzida.
IV. As técnicas de engenharia natural, como a aplicação de biomantas, têm como principal vantagem o baixo custo de instalação e manutenção, em especial, devido ao fato de não exigir a utilização de maquinários.
Quais estão INCORRETAS?
Coluna 1
1. Poluição.
2. Impacto ambiental.
3. Aspecto ambiental.
4. Efeito ambiental.
5. Degradação ambiental.
6. Recuperação ambiental.
7. Diagnóstico ambiental.
8. Avaliação de impacto ambiental.
Coluna 2 ( ) Processo de exame das consequências futuras de uma ação presente ou proposta.
( ) Introdução no meio ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o homem ou outros organismos.
( ) Descrição das condições ambientais existentes em determinada área no momento presente.
( ) Alteração da qualidade ambiental que resulta da modificação de processos naturais ou sociais provocada por ação humana.
( ) Aplicação de técnicas de manejo visando tornar um ambiente degradado apto para um novo uso produtivo, desde que sustentável.
( ) Elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir como meio ambiente.
( ) Qualquer alteração adversa dos processos, funções ou componentes ambientais, ou alteração adversa da qualidade ambiental.
( ) Alteração de um processo natural ou social decorrente de uma ação humana.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Em certas situações, as ações de recuperação podem levar um ambiente degradado a uma condição ambiental melhor do que a situação inicial, mas somente, é claro, quando a condição inicial for a de um ambiente alterado.
II. Dentre as variantes da recuperação ambiental, a restauração é entendida como o retorno de uma área degradada às condições existentes antes da degradação com o mesmo sentido que se fala da restauração de bens culturais como edifícios históricos.
III. A reabilitação é a modalidade mais frequente de recuperação. No caso das atividades de mineração, esta é a modalidade de recuperação ambiental pretendida pelo regulamentador ao estabelecer que o sítio degradado deverá ter uma forma de utilização. As ações de recuperação ambiental visam habilitar a área para que esse novo uso possa ter lugar. A nova forma de uso deverá ser adaptada ao ambiente reabilitado que pode ter características bastante diferentes daquele que precedeu a ação de degradação, por exemplo, ambiente aquático em lugar de ambiente terrestre, prática relativamente comum em mineração.
IV. A remediação é o termo utilizado para designar a recuperação ambiental de um tipo particular de área degradada, que são as áreas contaminadas.
Quais estão corretas?