O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

POUCAS UNIDADES Vem aí, o maior show de descontos!

Inscreva-se e descubra

Questões de Concurso Para rbo

Foram encontradas 900 questões

Q1203710 História
Josip Broz Tito (1892-1980) foi primeiro-ministro e presidente da Iugoslávia. Ele também foi responsável pela fundação da República Federativa da Iugoslávia, que agrupava as seguintes repúblicas, exceto:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1203709 História
As principais características do nazifascismo foram:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1203708 História
Julgue os itens a seguir sobre a República Velha (1889-1930) brasileira:
I. O primeiro governo da recém-instalada república apresentou um caráter provisório, ou seja, foi estabelecido para resolver os primeiros e mais urgentes problemas criados pela proclamação para dirigir o país até que pelo menos fosse redigida a Constituição. II. As primeiras manifestações de oposição a Floriano Peixoto apoiaram-se no argumento da inconstitucionalidade de seu governo iniciado com a renúncia de Deodoro da Fonseca. III. A Guerra de Canudos ocorreu durante o governo de Rodrigues Alves, causando um grande conflito que envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste, principalmente da Bahia. IV. Com o objetivo de controlar a presidência e, assim, defender seus interesses privados, as oligarquias paulista e mineira formalizaram uma aliança que previa a alternância dos dois estados no cargo máximo do executivo.
Estão corretos os itens:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1203707 História

Leia os fragmentos a seguir:

ESCRAVOS

“Vende uma pessoa chegada há pouco do Norte bonitos e moços, entre elles notão-se um oficial de ourives, uma bonita crioula, uma parda de 18 a 20 annos com habilidades, um preto padeiro e forneiro, um bonito pardo de 17 annos, optimo para pagem e mais pretos moleques; na rua da Alfandega n. 278.”

[Jornal do Commercio, 1854. Apud: NOVAIS, Fernando. A História da Vida Privada no Brasil, v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 251]


“O fato é que, em 13 de maio de 1888, abolimos a escravidão tal como encerramos, quase um século depois, os horrores do regime militar: viramos simplesmente a página. Os senhores de escravos e seus descendentes não se sentiram minimamente responsáveis pelas consequências do crime nefando praticado durante quase quatro séculos.”

[COMPARATO, Fábio Konder. Um débito colossal. Folha de São Paulo, 08 de julho de 2008]



Indique a alternativa que melhor defina a visão que se tinha do escravo nos períodos colonial e imperial do Brasil.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1203706 História
A Revolução Francesa (1789) foi marcada por etapas fundamentais para a consolidação do processo de tomada do poder burguês. Associe as realizações ao período correspondente.
(1) Declaração dos direitos do homem e do cidadão. (2) Conspiração dos Iguais. (3) Comitê de Salvação Pública. (4) Constituição Civil do Clero. (5) Lei do Preço Máximo.
(a) Assembleia Nacional (1789-1792) (b) Convenção Nacional ((1792-1795) (c) Diretório (1795-1799)
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre os fatos e o período:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: A